A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Bonadio, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049
Resumo: Neste estudo nossa trajetória dirigiu-se para a compreensão da experiência vivida pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, da EEUSP, na assistência à mulher em uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo. Obtivemos descrições dos alunos e os dados foram analisados seguindo os passos da fenomenologia. Identificamos cinco temas: experiência gratificante, estimulante e valiosa; experiência de vida, de crescimento pessoal e de quebra de preconceito; atividade que permite conhecer o outro lado da assistência; atividade prática que possibilita sedimentação do conhecimento adquirido teoricamente; experiência importante e necessária. A experiência vivenciada pelos alunos mostrou-se satisfatória favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.
id USP-24_8bed8c840509060476fbb4054501b233
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41049
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológicaThe background got on assistance to woman health in a low income community by undergraduate students of nursing: A phenomenological approachEducation in nursingPhenomenologyEnsino de enfermagemFenomenologiaNeste estudo nossa trajetória dirigiu-se para a compreensão da experiência vivida pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, da EEUSP, na assistência à mulher em uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo. Obtivemos descrições dos alunos e os dados foram analisados seguindo os passos da fenomenologia. Identificamos cinco temas: experiência gratificante, estimulante e valiosa; experiência de vida, de crescimento pessoal e de quebra de preconceito; atividade que permite conhecer o outro lado da assistência; atividade prática que possibilita sedimentação do conhecimento adquirido teoricamente; experiência importante e necessária. A experiência vivenciada pelos alunos mostrou-se satisfatória favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.Our trajectory in this study has addressed to the comprehension of experience which undergraduate students in the Nursing School of USP. This work has been developed in a low incomme community of São Paulo city. We've got descriptions of the students and the data were discussed following the steps of phenomenological assay. We've identified five themes: rewarding experience, stimulant and necessary; experience of life, personal growth and disrupting with prejudice; activity which permits to know the other side of assistance; important and valuable experience; practice activity which makes possible the acquired know edge sedimentation theoretically. The graduation students experience was satisfactory and it was favorable to the teaching-learning process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1998-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4104910.1590/S0080-62341998000200003Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 32 n. 2 (1998); 109-116Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 No. 2 (1998); 109-116Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 Núm. 2 (1998); 109-1161980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049/44595http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMerighi, Miriam Aparecida BarbosaBonadio, Isabel Cristina2012-08-31T18:12:23Zoai:revistas.usp.br:article/41049Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:12:23Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
The background got on assistance to woman health in a low income community by undergraduate students of nursing: A phenomenological approach
title A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
spellingShingle A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Education in nursing
Phenomenology
Ensino de enfermagem
Fenomenologia
title_short A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
title_full A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
title_fullStr A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
title_full_unstemmed A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
title_sort A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
author Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
author_facet Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Bonadio, Isabel Cristina
author_role author
author2 Bonadio, Isabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Bonadio, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Education in nursing
Phenomenology
Ensino de enfermagem
Fenomenologia
topic Education in nursing
Phenomenology
Ensino de enfermagem
Fenomenologia
description Neste estudo nossa trajetória dirigiu-se para a compreensão da experiência vivida pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, da EEUSP, na assistência à mulher em uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo. Obtivemos descrições dos alunos e os dados foram analisados seguindo os passos da fenomenologia. Identificamos cinco temas: experiência gratificante, estimulante e valiosa; experiência de vida, de crescimento pessoal e de quebra de preconceito; atividade que permite conhecer o outro lado da assistência; atividade prática que possibilita sedimentação do conhecimento adquirido teoricamente; experiência importante e necessária. A experiência vivenciada pelos alunos mostrou-se satisfatória favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049
10.1590/S0080-62341998000200003
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62341998000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049/44595
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 32 n. 2 (1998); 109-116
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 No. 2 (1998); 109-116
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 Núm. 2 (1998); 109-116
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730297348096