A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049 |
Resumo: | Neste estudo nossa trajetória dirigiu-se para a compreensão da experiência vivida pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, da EEUSP, na assistência à mulher em uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo. Obtivemos descrições dos alunos e os dados foram analisados seguindo os passos da fenomenologia. Identificamos cinco temas: experiência gratificante, estimulante e valiosa; experiência de vida, de crescimento pessoal e de quebra de preconceito; atividade que permite conhecer o outro lado da assistência; atividade prática que possibilita sedimentação do conhecimento adquirido teoricamente; experiência importante e necessária. A experiência vivenciada pelos alunos mostrou-se satisfatória favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
USP-24_8bed8c840509060476fbb4054501b233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41049 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológicaThe background got on assistance to woman health in a low income community by undergraduate students of nursing: A phenomenological approachEducation in nursingPhenomenologyEnsino de enfermagemFenomenologiaNeste estudo nossa trajetória dirigiu-se para a compreensão da experiência vivida pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, da EEUSP, na assistência à mulher em uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo. Obtivemos descrições dos alunos e os dados foram analisados seguindo os passos da fenomenologia. Identificamos cinco temas: experiência gratificante, estimulante e valiosa; experiência de vida, de crescimento pessoal e de quebra de preconceito; atividade que permite conhecer o outro lado da assistência; atividade prática que possibilita sedimentação do conhecimento adquirido teoricamente; experiência importante e necessária. A experiência vivenciada pelos alunos mostrou-se satisfatória favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.Our trajectory in this study has addressed to the comprehension of experience which undergraduate students in the Nursing School of USP. This work has been developed in a low incomme community of São Paulo city. We've got descriptions of the students and the data were discussed following the steps of phenomenological assay. We've identified five themes: rewarding experience, stimulant and necessary; experience of life, personal growth and disrupting with prejudice; activity which permits to know the other side of assistance; important and valuable experience; practice activity which makes possible the acquired know edge sedimentation theoretically. The graduation students experience was satisfactory and it was favorable to the teaching-learning process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1998-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4104910.1590/S0080-62341998000200003Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 32 n. 2 (1998); 109-116Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 No. 2 (1998); 109-116Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 Núm. 2 (1998); 109-1161980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049/44595http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMerighi, Miriam Aparecida BarbosaBonadio, Isabel Cristina2012-08-31T18:12:23Zoai:revistas.usp.br:article/41049Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:12:23Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica The background got on assistance to woman health in a low income community by undergraduate students of nursing: A phenomenological approach |
title |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica |
spellingShingle |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Education in nursing Phenomenology Ensino de enfermagem Fenomenologia |
title_short |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica |
title_full |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica |
title_fullStr |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica |
title_full_unstemmed |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica |
title_sort |
A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica |
author |
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa |
author_facet |
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Bonadio, Isabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Bonadio, Isabel Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Bonadio, Isabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education in nursing Phenomenology Ensino de enfermagem Fenomenologia |
topic |
Education in nursing Phenomenology Ensino de enfermagem Fenomenologia |
description |
Neste estudo nossa trajetória dirigiu-se para a compreensão da experiência vivida pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, da EEUSP, na assistência à mulher em uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo. Obtivemos descrições dos alunos e os dados foram analisados seguindo os passos da fenomenologia. Identificamos cinco temas: experiência gratificante, estimulante e valiosa; experiência de vida, de crescimento pessoal e de quebra de preconceito; atividade que permite conhecer o outro lado da assistência; atividade prática que possibilita sedimentação do conhecimento adquirido teoricamente; experiência importante e necessária. A experiência vivenciada pelos alunos mostrou-se satisfatória favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049 10.1590/S0080-62341998000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62341998000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41049/44595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 32 n. 2 (1998); 109-116 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 No. 2 (1998); 109-116 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 Núm. 2 (1998); 109-116 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221730297348096 |