Analyzing the concept of disruptive behavior in healthcare work: an integrative review*
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/147716 |
Resumo: | OBJETIVO Analisar o conceito comportamento destrutivo no trabalho em saúde. MÉTODO Revisão integrativa realizada na fase teórica de pesquisa qualitativa fundamentada pelo referencial teórico-metodológico do Modelo Híbrido de Análise de Conceitos. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS, PsycINFO, PubMed e SciVerse Scopus, em 2013. RESULTADOS 70 artigos científicos responderam à questão norteadora e atenderam aos critérios de inclusão, permitindo evidenciar os atributos do comportamento destrutivo: incivilidade, violência psicológica e violência física/sexual; seus principais antecedentes (intrapessoais, interpessoais e organizacionais): características de personalidade, estresse e sobrecarga de trabalho; e consequentes: sofrimento moral/psíquico dos trabalhadores, comprometimento da segurança do paciente, prejuízos laborais, rompimento da comunicação, da colaboração e do trabalho em equipe. CONCLUSÃO A análise do conceito comportamento destrutivo no trabalho em saúde evidenciou, em sua fase teórica, um constructo que abrange diferentes condutas desrespeitosas adotadas por trabalhadores de saúde no contexto hospitalar, merecendo atenção de lideranças da área para maior reconhecimento e manejo adequado dos casos e suas consequências. |
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Analyzing the concept of disruptive behavior in healthcare work: an integrative review*Análisis del concepto comportamiento destructivo en el trabajo sanitario: revisión integrativaAnálise do conceito comportamento destrutivo no trabalho em saúde: revisão integrativaHealth PersonnelSocial BehaviorInterpersonal RelationsConcept FormationPatient SafetyReviewPessoal de SaúdeComportamento SocialRelações InterpessoaisFormação de ConceitoSegurança do PacienteRevisãoPersonal de SaludConducta SocialRelaciones InterpersonalesFormación de ConceptoSeguridad del PacienteRevisión OBJETIVO Analisar o conceito comportamento destrutivo no trabalho em saúde. MÉTODO Revisão integrativa realizada na fase teórica de pesquisa qualitativa fundamentada pelo referencial teórico-metodológico do Modelo Híbrido de Análise de Conceitos. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS, PsycINFO, PubMed e SciVerse Scopus, em 2013. RESULTADOS 70 artigos científicos responderam à questão norteadora e atenderam aos critérios de inclusão, permitindo evidenciar os atributos do comportamento destrutivo: incivilidade, violência psicológica e violência física/sexual; seus principais antecedentes (intrapessoais, interpessoais e organizacionais): características de personalidade, estresse e sobrecarga de trabalho; e consequentes: sofrimento moral/psíquico dos trabalhadores, comprometimento da segurança do paciente, prejuízos laborais, rompimento da comunicação, da colaboração e do trabalho em equipe. CONCLUSÃO A análise do conceito comportamento destrutivo no trabalho em saúde evidenciou, em sua fase teórica, um constructo que abrange diferentes condutas desrespeitosas adotadas por trabalhadores de saúde no contexto hospitalar, merecendo atenção de lideranças da área para maior reconhecimento e manejo adequado dos casos e suas consequências. OBJECTIVE To analyze the concept of disruptive behavior in healthcare work. METHOD An integrative review carried out in the theoretical phase of a qualitative research substantiated by the theoretical framework of the Hybrid Model of Concept Development. The search for articles was conducted in the CINAHL, LILACS, PsycINFO, PubMed and SciVerse Scopus databases in 2013. RESULTS 70 scientific articles answered the guiding question and lead to attributes of disruptive behavior, being: incivility, psychological violence and physical/sexual violence; with their main antecedents (intrapersonal, interpersonal and organizational) being: personality characteristics, stress and work overload; and consequences of: workers' moral/mental distress, compromised patient safety, labor loss, and disruption of communication, collaboration and teamwork. CONCLUSION Analysis of the disruptive behavior concept in healthcare work showed a construct in its theoretical stage that encompasses different disrespectful conduct adopted by health workers in the hospital context, which deserve the attention of leadership for better recognition and proper handling of cases and their consequences. OBJETIVO Analizar el concepto comportamiento destructivo en el trabajo sanitario. MÉTODO Revisión integrativa realizada en la fase teórica de investigación cualitativa fundamentada por el marco de referencia teórico-metodológico del Modelo Híbrido de Análisis de Conceptos. La búsqueda de artículos fue realizada en las bases de datos CINAHL, LILACS, PsycINFO, PubMed y SciVerse Scopus, en 2013. RESULTADOS 70 artículos científicos respondieron a la cuestión orientadora y atendieron los criterios de inclusión, permitiendo evidenciar los atributos del comportamiento destructivo: incivilidad, violencia psicológica y violencia física/sexual; sus principales antecedentes (intrapersonales, interpersonales y organizativos): características de personalidad, estrés y sobrecarga laboral; y consecuentes: sufrimiento moral/psíquico de los trabajadores, compromiso de la seguridad del paciente, perjuicios laborales, rompimiento de la comunicación, la colaboración y el trabajo en equipo. CONCLUSIÓN El análisis del concepto comportamiento destructivo en el trabajo en salud evidenció, en su fase teórica, un constructo que abarca diferentes conductas que presentan la falta de respeto adoptadas por trabajadores de salud en el marco hospitalario, mereciendo atención de liderazgos del área para mayor reconocimiento y manejo adecuado de los casos y sus consecuencias.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/14771610.1590/S0080-623420160000500021Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 50 n. 4 (2016); 695-704Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 No. 4 (2016); 695-704Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 Núm. 4 (2016); 695-7041980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/147716/141310https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/147716/141311http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Roberta MenesesSilva, Lucilane Maria Sales daGuedes, Maria Vilani CavalcanteOliveira, Adriana Catarina de SouzaSánchez, Rosario GómezTorres, Raimundo Augusto Martins2018-06-27T18:02:03Zoai:revistas.usp.br:article/147716Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2018-06-27T18:02:03Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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