Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400937 |
Resumo: | Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período de outubro de 2010 a março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Concluiu-se que o estágio que utiliza a problematização como método de ensino e aprendizagem proporciona a reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde. |
id |
USP-24_9537693d099cbfd9012bedbf9eef2664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342013000400937 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integradoEducação em enfermagemEducação baseada em competênciaCompetência profissionalÉticaBioéticaEstudo exploratório, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período de outubro de 2010 a março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Concluiu-se que o estágio que utiliza a problematização como método de ensino e aprendizagem proporciona a reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400937Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420130000400023info:eu-repo/semantics/openAccessBurgatti,Juliane CristinaBracialli,Luzmarina Aparecida DorettoOliveira,Maria Amélia de Campospor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000400937Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado |
title |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado |
spellingShingle |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado Burgatti,Juliane Cristina Educação em enfermagem Educação baseada em competência Competência profissional Ética Bioética |
title_short |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado |
title_full |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado |
title_fullStr |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado |
title_full_unstemmed |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado |
title_sort |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado |
author |
Burgatti,Juliane Cristina |
author_facet |
Burgatti,Juliane Cristina Bracialli,Luzmarina Aparecida Doretto Oliveira,Maria Amélia de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Bracialli,Luzmarina Aparecida Doretto Oliveira,Maria Amélia de Campos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burgatti,Juliane Cristina Bracialli,Luzmarina Aparecida Doretto Oliveira,Maria Amélia de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Educação baseada em competência Competência profissional Ética Bioética |
topic |
Educação em enfermagem Educação baseada em competência Competência profissional Ética Bioética |
description |
Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período de outubro de 2010 a março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Concluiu-se que o estágio que utiliza a problematização como método de ensino e aprendizagem proporciona a reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400937 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-623420130000400023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936536466915328 |