Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgatti,Juliane Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bracialli,Luzmarina Aparecida Doretto, Oliveira,Maria Amélia de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400937
Resumo: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período de outubro de 2010 a março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Concluiu-se que o estágio que utiliza a problematização como método de ensino e aprendizagem proporciona a reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde.
id USP-24_9537693d099cbfd9012bedbf9eef2664
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000400937
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integradoEducação em enfermagemEducação baseada em competênciaCompetência profissionalÉticaBioéticaEstudo exploratório, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período de outubro de 2010 a março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Concluiu-se que o estágio que utiliza a problematização como método de ensino e aprendizagem proporciona a reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400937Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420130000400023info:eu-repo/semantics/openAccessBurgatti,Juliane CristinaBracialli,Luzmarina Aparecida DorettoOliveira,Maria Amélia de Campospor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000400937Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
title Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
spellingShingle Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
Burgatti,Juliane Cristina
Educação em enfermagem
Educação baseada em competência
Competência profissional
Ética
Bioética
title_short Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
title_full Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
title_fullStr Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
title_full_unstemmed Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
title_sort Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado
author Burgatti,Juliane Cristina
author_facet Burgatti,Juliane Cristina
Bracialli,Luzmarina Aparecida Doretto
Oliveira,Maria Amélia de Campos
author_role author
author2 Bracialli,Luzmarina Aparecida Doretto
Oliveira,Maria Amélia de Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burgatti,Juliane Cristina
Bracialli,Luzmarina Aparecida Doretto
Oliveira,Maria Amélia de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação baseada em competência
Competência profissional
Ética
Bioética
topic Educação em enfermagem
Educação baseada em competência
Competência profissional
Ética
Bioética
description Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período de outubro de 2010 a março de 2011. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas categorias empíricas: a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Concluiu-se que o estágio que utiliza a problematização como método de ensino e aprendizagem proporciona a reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400937
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420130000400023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536466915328