Recorrido metodológico para la confección de subconjuntos terminológicos CIPE®: revisión integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clares, Jorge Wilker Bezerra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freitas, Maria Célia de, Guedes, Maria Vilaní Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103150
Resumo: Objetivo Analisar os aspectos metodológicos utilizados para a elaboração de subconjuntos terminológicos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), em dissertações e teses da Enfermagem brasileira. Método Revisão integrativa das dissertações e teses brasileiras defendidas no período compreendido entre 2007 e 2013, das quais foram incluídas sete dissertações. Resultados A produção crescente de estudos acerca da temática pelos enfermeiros brasileiros evidencia uma preocupação por uma linguagem unificada para a profissão. Contudo, os resultados demonstram a ausência de uniformidade quanto à condução dos estudos, principalmente em relação às etapas de validação de conteúdo. Destacaram-se, também, as iniciativas de alguns autores para a sistematização de métodos alternativos para a confecção desses subconjuntos. Conclusão Sugere-se o desenvolvimento de novos subconjuntos terminológicos, seguindo padrões de rigor metodológico, como também sua aplicação e validação junto à clientela selecionada, a fim de garantir maior confiabilidade dos resultados e as mudanças almejadas para a profissão.


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spelling Recorrido metodológico para la confección de subconjuntos terminológicos CIPE®: revisión integradora Methodological approach for the development of terminology subsets ICNP®: an integrative review Percurso metodológico para elaboração de subconjuntos terminológicos CIPE®: revisão integrativa Objetivo Analisar os aspectos metodológicos utilizados para a elaboração de subconjuntos terminológicos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), em dissertações e teses da Enfermagem brasileira. Método Revisão integrativa das dissertações e teses brasileiras defendidas no período compreendido entre 2007 e 2013, das quais foram incluídas sete dissertações. Resultados A produção crescente de estudos acerca da temática pelos enfermeiros brasileiros evidencia uma preocupação por uma linguagem unificada para a profissão. Contudo, os resultados demonstram a ausência de uniformidade quanto à condução dos estudos, principalmente em relação às etapas de validação de conteúdo. Destacaram-se, também, as iniciativas de alguns autores para a sistematização de métodos alternativos para a confecção desses subconjuntos. Conclusão Sugere-se o desenvolvimento de novos subconjuntos terminológicos, seguindo padrões de rigor metodológico, como também sua aplicação e validação junto à clientela selecionada, a fim de garantir maior confiabilidade dos resultados e as mudanças almejadas para a profissão.

 Objetivo Analizar los aspectos metodológicos utilizados para la elaboración de subconjuntos terminológicos de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®), en tesis de máster o doctorado de la Enfermería brasileña. Método Revisión integradora de las tesis de máster y doctorado brasileñas defendidas en el período comprendido entre 2007 y 2013, de las cuales fueron incluidas siete tesis de máster. Resultados La producción creciente de estudios acerca de la temática por los enfermeros brasileños evidencia una preocupación por un lenguaje unificado para la profesión. Sin embargo, los resultados demuestran la ausencia de uniformidad en cuanto a la conducción de los estudios, especialmente con respecto a las etapas de validación de contenido. Se destacaron también las iniciativas de algunos autores de sistematizar métodos alternativos para la confección de dichos subconjuntos. Conclusión Se sugiere el desarrollo de nuevos subconjuntos terminológicos, siguiendo estándares de rigor metodológico, así como su aplicación y validación junto a la clientela seleccionada, a fin de asegurar una mayor confiabilidad de los resultados y los cambios anhelados para la profesión.
 Objective To analyze the methodological aspects used for the preparation of terminology subsets of the International Classification for Nursing Practice (ICNP®), in dissertations and theses in the Brazilian nursing. Method This is an integrative review of the Brazilian dissertations and theses defended in the period from 2007 to 2013, which were included seven dissertations. Results The increasing production of studies on the theme by Brazilian nurses shows a concern for a unified language for the profession. However, the results demonstrate the lack of uniformity in the conduct of studies, especially in relation to the stages of content validation. The initiatives of some authors to systematize alternative methods for creating these subsets also stood out. Conclusion We suggest the development of new terminology subsets, following standards of methodological rigor, as well as its application and validation by the selected clientele, to ensure greater reliability of results and desired changes for the profession. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10315010.1590/S0080-623420140000700021Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 6 (2014); 1119-1126Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 6 (2014); 1119-1126Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 6 (2014); 1119-11261980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103150/101522https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103150/101523http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessClares, Jorge Wilker Bezerra Freitas, Maria Célia de Guedes, Maria Vilaní Cavalcante 2015-09-01T19:28:30Zoai:revistas.usp.br:article/103150Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-09-01T19:28:30Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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