Potenciando a un grupo de tercera edad de una comunidad rural
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0080-623420150000100013 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103166 |
Resumo: | OBJETIVO Descrever as fases do processo de potencialização de um grupo de terceira idade de uma comunidade rural. MÉTODO Pesquisa convergente assistencial cujo fundamento é utilizar o espaço da prática. Conduzida com a proposta de mudar a práxis de 21 idosos e nove profissionais de saúde, com vistas a sua potencialização para a promoção da saúde. Os dados foram coletados durante 22 encontros, além de entrevistas grupais ao final da intervenção. RESULTADOS Mostraram que apesar do impacto inicial da mudança, o grupo foi capaz de acolher a novidade, aproveitando o espaço para expressar angústias, compartilhar alegrias, construir novos conhecimentos, o que levou à incorporação de mudanças que refletiram na elaboração de hábitos saudáveis e melhora no relacionamento interpessoal. CONCLUSÃO A pesquisa convergente assistencial se constituiu em estratégia que modificou a vida grupal, potencializando as ações de promoção da saúde. |
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Potenciando a un grupo de tercera edad de una comunidad rural Empowering a group of seniors in a rural community Potencializando um grupo de terceira idade de uma comunidade rural OBJETIVO Descrever as fases do processo de potencialização de um grupo de terceira idade de uma comunidade rural. MÉTODO Pesquisa convergente assistencial cujo fundamento é utilizar o espaço da prática. Conduzida com a proposta de mudar a práxis de 21 idosos e nove profissionais de saúde, com vistas a sua potencialização para a promoção da saúde. Os dados foram coletados durante 22 encontros, além de entrevistas grupais ao final da intervenção. RESULTADOS Mostraram que apesar do impacto inicial da mudança, o grupo foi capaz de acolher a novidade, aproveitando o espaço para expressar angústias, compartilhar alegrias, construir novos conhecimentos, o que levou à incorporação de mudanças que refletiram na elaboração de hábitos saudáveis e melhora no relacionamento interpessoal. CONCLUSÃO A pesquisa convergente assistencial se constituiu em estratégia que modificou a vida grupal, potencializando as ações de promoção da saúde. OBJECTIVE To describe the stages of the empowerment process of a group of seniors in a rural community. METHOD Convergent care research whose foundation is to use the scope of practice. Conducted with the proposal to change the practice of 21 seniors and nine health professionals, with the aim of health promotion empowerment. Data were collected during 22 meetings, and group interviews at the end of the intervention. RESULTS Showed that despite the initial impact of the change, the group was able to welcome the new change, taking advantage of the space to express anxieties, share joys, and build new knowledge, which led to the incorporation of changes that reflected in the development of healthy habits and improvements in interpersonal relationships. CONCLUSION The convergent care research consisted of strategy that changed the group's lives, empowering them with health promoting actions. El presente estudio describe las etapas de la capacitación de un grupo de personas mayores en una comunidad rural en la vista del análisis convergente. Estudio realizado con la propuesta de cambiar la praxis de 21 personas mayores y nueve profesionales de la salud, con miras a su capacitación para la promoción de la salud, cuya intervención se sugiere la incorporación de nuevo el funcionamiento del grupo. Los datos fueron recolectados durante 22 reuniones y entrevistas de grupos al final de la intervención. Los resultados muestran que a pesar del impacto inicial de la modificación, el grupo fue capaz de dar la bienvenida al nuevo, disfrutando del espacio para expresar la angustia, compartir alegrías, construir nuevos conocimientos, lo que llevó a la incorporación de los cambios se reflejan en el desarrollo de hábitos saludables y de mejora en las relaciones interpersonales. Se concluye que la investigación convergente consistió en la estrategia que cambió la vida de grupo, potenciando las acciones de promoción de la salud. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10316610.1590/S0080-623420150000100013Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 1 (2015); 96-103Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 1 (2015); 96-103Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 1 (2015); 96-1031980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103166/101553https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103166/101554http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Ana Rita Marinho Santos, Walterlânia Silva Dias, Flavia Aparecida Tavares, Darlene Mara dos Santos Munari, Denize Bouttelet 2015-09-01T19:45:35Zoai:revistas.usp.br:article/103166Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-09-01T19:45:35Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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