Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ito, Elaine Emi
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Takahashi, Regina Toshie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41493
Resumo: Scientific production in nursing education field provide important contributions to professional formation and nursing practice. Since we believe this perspective, we carried out a survey aimed at identifying and analyzing nursing education-related articles, building empiric categories from the collected data. This revision is a bibliographical, descriptive and quantitative survey using as source articles published in the Revista da Escola de Enfermagem da USP from 1967 to 2002. We have found 1,137 articles, of which 14.2% refer to nursing education, 89.0% of which are concerned with the undergraduate level. The descriptive analysis of nursing education-related bibliography gives rise to issues concerning the development of research that follow changes in the legislation changes and the demands of the professional market.
id USP-24_99e568e4302823ebe9792a05636b364a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41493
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USPPublicaciones sobre enseñanza en enfermería en la Revista da Escola de Enfermagem da USPPublications about nursing education in the Revista da Escola de Enfermagem da USPEducationnursingNursing education researchPeriodicalsEducación en enfermeríaInvestigación en educación de enfermeríaPublicaciones periódicasEducação em enfermagemPesquisa em educação de EnfermagemPublicações periódicasScientific production in nursing education field provide important contributions to professional formation and nursing practice. Since we believe this perspective, we carried out a survey aimed at identifying and analyzing nursing education-related articles, building empiric categories from the collected data. This revision is a bibliographical, descriptive and quantitative survey using as source articles published in the Revista da Escola de Enfermagem da USP from 1967 to 2002. We have found 1,137 articles, of which 14.2% refer to nursing education, 89.0% of which are concerned with the undergraduate level. The descriptive analysis of nursing education-related bibliography gives rise to issues concerning the development of research that follow changes in the legislation changes and the demands of the professional market.Produções científicas na área de ensino em enfermagem fornecem importantes contribuições para a formação de profissionais e exercício da enfermagem. Acreditando nesta perspectiva, foi realizado um estudo visando a identificar e analisar os artigos publicados na área de ensino em enfermagem, construindo categorias empíricas com base nos dados coletados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e quantitativa, tendo como fonte artigos publicados na Revista da Escola de Enfermagem da USP, durante o período de 1967 a 2002. Foram encontrados 1.137 artigos, sendo que 14,2% destes referem-se ao ensino de enfermagem, dos quais 89,0% dizem respeito à área de graduação. A análise descritiva dos artigos publicados, referentes ao ensino de enfermagem, desperta a preocupação sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao tema e que acompanhem as mudanças das legislações e as exigências do mercado de trabalho.Producciones científicas en el área de la enseñanza en enfermería ofrecen importantes contribuciones para la formación de profesionales y el ejercicio de la enfermería. Creyendo en esta perspectiva, fue realizado un estudio visando identificar y analizar los artículos publicados en el área de la enseñanza en enfermería, construyendo categorías empíricas a partir de los datos recolectados. Se trata de una investigación bibliográfica, descriptiva y cuantitativa, teniendo como fuente artículos publicados en la Revista da Escola de Enfermagem da USP, durante el período de 1967 a 2002. Fueron encontrados 1,137 artículos de los cuales el 14,2% se refieren a la enseñanza de enfermería, y de éstos el 89,0% se refieren al área del pre grado. El análisis descriptivo de los artículos publicados, referentes a la enseñanza de enfermería, despierta preocupación sobre el desarrollo de investigaciones relacionadas al tema y que acompañen los cambios de las legislaciones y las exigencias del mercado de trabajo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4149310.1590/S0080-62342005000400006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 409-416Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 409-416Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 409-4161980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41493/45085http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIto, Elaine EmiTakahashi, Regina Toshie2012-08-31T20:33:40Zoai:revistas.usp.br:article/41493Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:33:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP
Publicaciones sobre enseñanza en enfermería en la Revista da Escola de Enfermagem da USP
Publications about nursing education in the Revista da Escola de Enfermagem da USP
title Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP
spellingShingle Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP
Ito, Elaine Emi
Education
nursing
Nursing education research
Periodicals
Educación en enfermería
Investigación en educación de enfermería
Publicaciones periódicas
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de Enfermagem
Publicações periódicas
title_short Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP
title_full Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP
title_fullStr Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP
title_full_unstemmed Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP
title_sort Publicações sobre ensino em enfermagem na Revista da Escola de Enfermagem da USP
author Ito, Elaine Emi
author_facet Ito, Elaine Emi
Takahashi, Regina Toshie
author_role author
author2 Takahashi, Regina Toshie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ito, Elaine Emi
Takahashi, Regina Toshie
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Nursing education research
Periodicals
Educación en enfermería
Investigación en educación de enfermería
Publicaciones periódicas
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de Enfermagem
Publicações periódicas
topic Education
nursing
Nursing education research
Periodicals
Educación en enfermería
Investigación en educación de enfermería
Publicaciones periódicas
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de Enfermagem
Publicações periódicas
description Scientific production in nursing education field provide important contributions to professional formation and nursing practice. Since we believe this perspective, we carried out a survey aimed at identifying and analyzing nursing education-related articles, building empiric categories from the collected data. This revision is a bibliographical, descriptive and quantitative survey using as source articles published in the Revista da Escola de Enfermagem da USP from 1967 to 2002. We have found 1,137 articles, of which 14.2% refer to nursing education, 89.0% of which are concerned with the undergraduate level. The descriptive analysis of nursing education-related bibliography gives rise to issues concerning the development of research that follow changes in the legislation changes and the demands of the professional market.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41493
10.1590/S0080-62342005000400006
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41493
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342005000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41493/45085
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 409-416
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 409-416
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 409-416
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732752064512