Nurses in post-operative heart surgery: professional competencies and organization strategies
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/147689 |
Resumo: | OBJETIVO Analisar as competências dos enfermeiros para atuarem no pós-operatório de cirurgia cardíaca e estratégias implementadas para a mobilização dessas competências. MÉTODO Estudo exploratório, com abordagem qualitativa e desenho metodológico estudo de caso coletivo. Foi realizado em três unidades pós-operatórias de cirurgias cardíacas, com 18 enfermeiros. Na coleta de dados utilizou-se observação direta e entrevista semiestruturada. Para interpretação dos dados optou-se pela análise temática. RESULTADOS Foram identificadas nove competências, sendo: conhecimento teórico-prático, cuidados de enfermagem de alta complexidade, supervisão e liderança em enfermagem, tomada de decisão, gerenciamento de conflitos, de recursos humanos, materiais, financeiros e educação continuada em serviço. Estratégias organizacionais e individuais são realizadas a fim de desenvolver e aprimorar competências, tais como: oferecimento de cursos e palestras periodicamente, além da busca individual por conhecimento e aperfeiçoamento. CONCLUSÃO O estudo deve provocar a reflexão de futuros enfermeiros e dos centros formadores quanto à formação necessária para atuar em unidades cardíacas e sobre a necessidade de implementação de programas que visam desenvolver competências nestes profissionais. |
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Nurses in post-operative heart surgery: professional competencies and organization strategiesEl enfermero en el posoperatorio de cirugía cardiaca: competencias profesionales y estrategias de la organizaciónO enfermeiro no pós-operatório de cirurgia cardíaca: competências profissionais e estratégias da organizaçãoEnfermagem PerioperatóriaCompetência ProfissionalCirurgia TorácicaPeríodo Pós-OperatórioEstratégiasEnfermería PerioperatoriaCompetencia ProfesionalCirugía TorácicaPeriodo PosoperatorioEstrategiasNursingProfessional CompetenceThoracic SurgeryPostoperative PeriodStrategies OBJETIVO Analisar as competências dos enfermeiros para atuarem no pós-operatório de cirurgia cardíaca e estratégias implementadas para a mobilização dessas competências. MÉTODO Estudo exploratório, com abordagem qualitativa e desenho metodológico estudo de caso coletivo. Foi realizado em três unidades pós-operatórias de cirurgias cardíacas, com 18 enfermeiros. Na coleta de dados utilizou-se observação direta e entrevista semiestruturada. Para interpretação dos dados optou-se pela análise temática. RESULTADOS Foram identificadas nove competências, sendo: conhecimento teórico-prático, cuidados de enfermagem de alta complexidade, supervisão e liderança em enfermagem, tomada de decisão, gerenciamento de conflitos, de recursos humanos, materiais, financeiros e educação continuada em serviço. Estratégias organizacionais e individuais são realizadas a fim de desenvolver e aprimorar competências, tais como: oferecimento de cursos e palestras periodicamente, além da busca individual por conhecimento e aperfeiçoamento. CONCLUSÃO O estudo deve provocar a reflexão de futuros enfermeiros e dos centros formadores quanto à formação necessária para atuar em unidades cardíacas e sobre a necessidade de implementação de programas que visam desenvolver competências nestes profissionais. OBJECTIVE To analyze nurses' competencies with regard to their work in post-operative heart surgery and the strategies implemented to mobilize these competencies. METHOD This was an exploratory study with a qualitative approach and a methodological design of collective case study. It was carried out in three post-operative heart surgery units, consisting of 18 nurses. Direct observation and semi-structured interviews were employed to collect data. Data were construed through thematic analysis. RESULTS nine competencies were found, as follows: theoretical-practical knowledge; high-complexity nursing care; nursing supervision; leadership in nursing; decision making; conflict management; personnel management; material and financial resources management; and on-job continued education. Organizational and individual strategies were employed to develop and improve competencies such as regular offerings of courses and lectures, in addition to the individual pursuit for knowledge and improvement. CONCLUSION the study is expected to lead future nurses and training centers to evaluate the need for furthur training required to work in cardiac units, and also the need for implementing programs aimed at developing the competencies of these professionals. OBJETIVO Analizar las competencias de los enfermeros para actuar en el posoperatorio de cirugía cardiaca y las estrategias implantadas para la movilización de dichas competencias MÉTODO Estudio exploratorio, con abordaje cualitativo y diseño metodológico estudio de caso colectivo. Se llevó a cabo en tres unidades posoperatorias de cirugías cardiacas, con 18 enfermeros. En la recolección de datos se utilizó observación directa y entrevista semiestructurada. Para la interpretación de los datos se optó por el análisis temático. RESULTADOS Fueron identificadas nueve competencias, siendo: conocimiento teórico-práctico, cuidados de enfermería de alta complejidad, supervisión y liderazgo en enfermería, toma de decisiones, gestión de conflictos, de recursos humanos, materiales, financieros y educación continuada en servicio. Estrategias organizativas e individuales se realizan a fin de desarrollar y mejorar competencias, tales como: ofrecimiento de cursos y conferencias periódicamente, además de la búsqueda individual por conocimiento y perfeccionamiento. CONCLUSIÓN El estudio debe provocar la reflexión de futuros enfermeros y los centros formadores en cuanto a la formación necesaria para actuar en unidades cardiacas y acerca de la necesidad de implantación de programas que tienen como fin desarrollar competencias en esos profesionales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/14768910.1590/S0080-623420160000400014Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 50 n. 3 (2016); 474-481Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 No. 3 (2016); 474-481Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 Núm. 3 (2016); 474-4811980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/147689/141256https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/147689/141257http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Paula AzevedoCamelo, Silvia Helena HenriquesSantos, Fabiana Cristina dosLeal, Laura AndrianSilva, Beatriz Regina da2018-06-27T17:53:57Zoai:revistas.usp.br:article/147689Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2018-06-27T17:53:57Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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