DO DIAGNÓSTICO À CONDUTA DE ENFERMAGEM: A TRAJETÓRIA DO CUIDAR NA REABILITAÇÃO DO LESADO MEDULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faro, Ana Cristina Mancussi e
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136694
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre diagnósticos e condutas de enfermagem aos lesados medulares em programa de reabilitação, na qual, inicialmente, para a formulação dos diagnósticos de enfermagem, utilizou-se os registros feitos por enfermeiras da equipe de lesado medular, nos históricos de enfermagem anexados a 38 prontuários de pacientes que estavam em reabilitação no período compreendido entre 1988 e 1992. Visou-se também. identificar as condutas de enfermagem mais freqüentes, bem como proceder à análise da relação diagnóstico/conduta de enfermagem. A análise dos resultados permitiu constatar 273 diagnósticos de enfermagem distribuídos em 14 categorias diagnósticas, registradas pelas enfermeiras na Folha de Evolução. A relação diagnóstico/condutas, tratada pela teste exato de Fisher, apresentou significancia para o diagnóstico déficit de auto-cuidado banho e/ou higiene e obstipação percebida. Quanto à validação das condutas de enfermagem, verificou-se 76 condutas preconizadas pelos juizes, na fase III - Delphi, cuja ação estava voltada para orientar o paciente.
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spelling DO DIAGNÓSTICO À CONDUTA DE ENFERMAGEM: A TRAJETÓRIA DO CUIDAR NA REABILITAÇÃO DO LESADO MEDULARFrom diagnose to nursing intervention: the course of care on the rehabilitation of the spinal cord injuried patientTrata-se de uma pesquisa sobre diagnósticos e condutas de enfermagem aos lesados medulares em programa de reabilitação, na qual, inicialmente, para a formulação dos diagnósticos de enfermagem, utilizou-se os registros feitos por enfermeiras da equipe de lesado medular, nos históricos de enfermagem anexados a 38 prontuários de pacientes que estavam em reabilitação no período compreendido entre 1988 e 1992. Visou-se também. identificar as condutas de enfermagem mais freqüentes, bem como proceder à análise da relação diagnóstico/conduta de enfermagem. A análise dos resultados permitiu constatar 273 diagnósticos de enfermagem distribuídos em 14 categorias diagnósticas, registradas pelas enfermeiras na Folha de Evolução. A relação diagnóstico/condutas, tratada pela teste exato de Fisher, apresentou significancia para o diagnóstico déficit de auto-cuidado banho e/ou higiene e obstipação percebida. Quanto à validação das condutas de enfermagem, verificou-se 76 condutas preconizadas pelos juizes, na fase III - Delphi, cuja ação estava voltada para orientar o paciente.This research refers to the diagnosis and the nursing interventions directed to spinal cord injured patients on a rehabilitation program. At first, to the nurse diagnosis formulation the registers made by the staff nurses on the nursing assesements were used, taken from the promptuaries of 38 patients on rehabilitation during the years of 1988 to 1992. Another objective was to identify the nursing intervention registered by those nurses at the Evolution registers, related to the most frequent nursing diagnosis, to enable the analyse of the relationship between the diagnosis and the nursing intervention. Afterwards, the Delphi techinique was used to obtain the consensus of a group of judges concerning the validation of the nursing interventions. The results showed 273 nursing diagnosis, grouped in 14 categories. The relationship between the diagnosis and the nursing interventions, treated by the Fisher test, was significant to the diagnosis and the nursing interventions, treated by the Fisher test, was significant to the diagnosis selfcare deficit bath and perceived obstipation. As to the nursing interventions recommend by the judges in the Delphi III phase, were related to the patient's orientation.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1995-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13669410.1590/0080-6234199502900200228Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 29 n. 2 (1995); 228-229Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 29 No. 2 (1995); 228-229Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 29 Núm. 2 (1995); 228-2291980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136694/132440http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaro, Ana Cristina Mancussi e2017-08-11T16:30:57Zoai:revistas.usp.br:article/136694Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T16:30:57Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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