Organização do sistema de referência e contra-referência no contexto do Sistema Único de Saúde: a percepção de enfermeiro
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41115 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender e desvelar a percepção de enfermeiros sobre o sistema de referência e contra-referência, no contexto do Sistema Único de Saúde do município de Botucatu ISP/BR, a partir da experiência vivenciada na prática. Para tanto, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade do fenômeno situado, vertente metodológica da fenomenologia. Num primeiro momento, buscamos realizar uma revisão histórica sobre o processo de construção do Sistema Único de Saúde no Brasil e o significado do sistema de referência e contra-referência neste contexto. A construção dos resultados foi realizada a partir das análises ideográfica e nomotética dos depoimentos de treze enfermeiras, tendo emergido destes treze temas, posteriormente agrupados em três categorias principais: o funcionamento do sistema de referência e contra-referência, as possibilidades de encaminhamento da clientela e fatores estruturais do sistema local, desvelando que a referência e contra-referência ainda não passa de um horizonte e só funciona quando há empenho pessoal dos profissionais isoladamente. |
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Organização do sistema de referência e contra-referência no contexto do Sistema Único de Saúde: a percepção de enfermeiroCounter-reference and reference system organization in the health system context: nurses' perceptionHealth care systemHealth servicesHealth systemSistema único de saúdeServiços de SaúdeSistema de SaúdeEste estudo teve como objetivo compreender e desvelar a percepção de enfermeiros sobre o sistema de referência e contra-referência, no contexto do Sistema Único de Saúde do município de Botucatu ISP/BR, a partir da experiência vivenciada na prática. Para tanto, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade do fenômeno situado, vertente metodológica da fenomenologia. Num primeiro momento, buscamos realizar uma revisão histórica sobre o processo de construção do Sistema Único de Saúde no Brasil e o significado do sistema de referência e contra-referência neste contexto. A construção dos resultados foi realizada a partir das análises ideográfica e nomotética dos depoimentos de treze enfermeiras, tendo emergido destes treze temas, posteriormente agrupados em três categorias principais: o funcionamento do sistema de referência e contra-referência, as possibilidades de encaminhamento da clientela e fatores estruturais do sistema local, desvelando que a referência e contra-referência ainda não passa de um horizonte e só funciona quando há empenho pessoal dos profissionais isoladamente.This study aimed to understand and to care counter-reference and reference system upon the context of the Health System in Botucatu-SP, Brazil from the nurses who experience this practice. We adopted a qualitative research, situated fenomena model, methodologically derived from phenomenology. In the first part of this study there is a brief presentatiori record about the Health System in Brazil contextualizing as it follows counter-reference and reference system. Results were obtained through ideographic analysis and nomothetic analysis from the testimony of 13 nurses interviewed, bringing 13 themes, reduced into 3 categories: counter-reference and reference system operation, guiding possibilities and local system structural factors. This study showed that this purpose is still an horizont that depend's the isolately professional liability.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4111510.1590/S0080-62341999000400001Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 4 (1999); 323-333Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 4 (1999); 323-333Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 4 (1999); 323-3331980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41115/44661http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJuliani, Carmen Maria Casquel MontiCiampone, Maria Helena Trench2012-08-31T18:21:17Zoai:revistas.usp.br:article/41115Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:21:17Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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