SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DE SAÚDE COMO FUNÇÃO DE CONTINGÊNCIAS GRUPAIS EM DUAS FACULDADES DE SÃO PAULO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lane,Silvia T. Maurer
Data de Publicação: 1976
Outros Autores: Horta,Wanda de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341976000100015
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar indicadores de contingências grupais que controlam comportamentos verbais de alunos a eles afiliados, por meio de significados de palavras relacionadas ao binômio saúde-doença. O estudo foi realizado em Faculdades de Enfermagem e Psicologia, comparando-se os dados de grupos em cada escola e destas entre si. Utilizou-se a técnica do Diferencial Semântico de CE Osgood, aplicado numa amostra da população de primeiro e quartos anos das duas escolas. Os valores indicativos de possíveis contingências em cada escola foram obtidas por entrevistas com docentes membros dos orgãos dirigentes e por meio de questionários se identificou valores de diferentes grupos de professores. Os resultados mostram que valores podem indicar contingências que controlam comportamentos verbais de estudantes.
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