Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar. |
id |
USP-24_9f2a4f9b47604b88644277e84326c4d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41649 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncerEntre desafíos y posibilidades: estrategias para enseñar a cuidar en enfermería del adolescente con cáncerBetween challenges and possibilities: strategies for teaching care nursing for adolescents with cancerEducationnursingOncologic nursingAdolescentMedical oncologyLearningEducación en enfermeríaEnfermería oncológicaAdolescenteOncología médicaAprendizajeEducação em enfermagemEnfermagem oncológicaAdolescenteOncologiaAprendizagemTrata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar.Se trata de un relato de experiencia, que tiene como objetivo presentar reflexiones sobre las experiencias vividas junto a los alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de la Universidad Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). En el cotidiano de la práctica de enseñanza, los alumnos se deparan con adolescentes acometidos por los disturbios oncológicos-hematológicos. Se constató que para los alumnos el desafío era aprender a cuidar al adolescente en el momento del cáncer. Como estrategia para el aprendizaje, se optó por una actividad denominada Oficina de Ideas. Esta posibilitó que los alumnos expresasen sus sentimientos y expectativas de como cuidar al adolescente con cáncer. Como resultado se evidenció un singular momento de reflexión que resulta en un reconocimiento de las peculiaridades de este grupo y actitudes de aproximación para el cuidar en el espacio hospitalario.This is an experience report that has the goal of presenting reflections on the experiences lived with undergraduate Nursing students of the Federal University of the State of Rio de Janeiro. In the day-to-day teaching practice students have to deal with adolescents that are victims of onco-hematogenic disorders. It was observed that for the students it was a challenge to learn how to care for adolescents suffering from cancer, an illness that brings with it important significances in the social imaginary. As a learning strategy was used an activity called workshop of ideas, which made possible for the students to express their feelings, their (pre)conceived ideas and their expectations regarding the care for adolescents with cancer. Results evidenced a unique moment of reflection/sensibilization that leads to a preparation and to recognition of the peculiarities of this group of patients, and to an attitude that brings them closer to caring within the hospital space.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4164910.1590/S0080-62342007000300023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 3 (2007); 508-512Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 3 (2007); 508-512Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 3 (2007); 508-5121980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649/45256http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sônia Regina deOliveira, Isabel Cristina dos Santos2012-09-03T17:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/41649Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:34:19Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer Entre desafíos y posibilidades: estrategias para enseñar a cuidar en enfermería del adolescente con cáncer Between challenges and possibilities: strategies for teaching care nursing for adolescents with cancer |
title |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer |
spellingShingle |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer Souza, Sônia Regina de Education nursing Oncologic nursing Adolescent Medical oncology Learning Educación en enfermería Enfermería oncológica Adolescente Oncología médica Aprendizaje Educação em enfermagem Enfermagem oncológica Adolescente Oncologia Aprendizagem |
title_short |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer |
title_full |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer |
title_fullStr |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer |
title_full_unstemmed |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer |
title_sort |
Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer |
author |
Souza, Sônia Regina de |
author_facet |
Souza, Sônia Regina de Oliveira, Isabel Cristina dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Isabel Cristina dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sônia Regina de Oliveira, Isabel Cristina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education nursing Oncologic nursing Adolescent Medical oncology Learning Educación en enfermería Enfermería oncológica Adolescente Oncología médica Aprendizaje Educação em enfermagem Enfermagem oncológica Adolescente Oncologia Aprendizagem |
topic |
Education nursing Oncologic nursing Adolescent Medical oncology Learning Educación en enfermería Enfermería oncológica Adolescente Oncología médica Aprendizaje Educação em enfermagem Enfermagem oncológica Adolescente Oncologia Aprendizagem |
description |
Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649 10.1590/S0080-62342007000300023 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342007000300023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649/45256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 3 (2007); 508-512 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 3 (2007); 508-512 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 3 (2007); 508-512 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221733524865024 |