Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sônia Regina de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Isabel Cristina dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649
Resumo: Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar.
id USP-24_9f2a4f9b47604b88644277e84326c4d6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41649
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncerEntre desafíos y posibilidades: estrategias para enseñar a cuidar en enfermería del adolescente con cáncerBetween challenges and possibilities: strategies for teaching care nursing for adolescents with cancerEducationnursingOncologic nursingAdolescentMedical oncologyLearningEducación en enfermeríaEnfermería oncológicaAdolescenteOncología médicaAprendizajeEducação em enfermagemEnfermagem oncológicaAdolescenteOncologiaAprendizagemTrata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar.Se trata de un relato de experiencia, que tiene como objetivo presentar reflexiones sobre las experiencias vividas junto a los alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de la Universidad Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). En el cotidiano de la práctica de enseñanza, los alumnos se deparan con adolescentes acometidos por los disturbios oncológicos-hematológicos. Se constató que para los alumnos el desafío era aprender a cuidar al adolescente en el momento del cáncer. Como estrategia para el aprendizaje, se optó por una actividad denominada Oficina de Ideas. Esta posibilitó que los alumnos expresasen sus sentimientos y expectativas de como cuidar al adolescente con cáncer. Como resultado se evidenció un singular momento de reflexión que resulta en un reconocimiento de las peculiaridades de este grupo y actitudes de aproximación para el cuidar en el espacio hospitalario.This is an experience report that has the goal of presenting reflections on the experiences lived with undergraduate Nursing students of the Federal University of the State of Rio de Janeiro. In the day-to-day teaching practice students have to deal with adolescents that are victims of onco-hematogenic disorders. It was observed that for the students it was a challenge to learn how to care for adolescents suffering from cancer, an illness that brings with it important significances in the social imaginary. As a learning strategy was used an activity called workshop of ideas, which made possible for the students to express their feelings, their (pre)conceived ideas and their expectations regarding the care for adolescents with cancer. Results evidenced a unique moment of reflection/sensibilization that leads to a preparation and to recognition of the peculiarities of this group of patients, and to an attitude that brings them closer to caring within the hospital space.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4164910.1590/S0080-62342007000300023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 3 (2007); 508-512Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 3 (2007); 508-512Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 3 (2007); 508-5121980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649/45256http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sônia Regina deOliveira, Isabel Cristina dos Santos2012-09-03T17:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/41649Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:34:19Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
Entre desafíos y posibilidades: estrategias para enseñar a cuidar en enfermería del adolescente con cáncer
Between challenges and possibilities: strategies for teaching care nursing for adolescents with cancer
title Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
spellingShingle Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
Souza, Sônia Regina de
Education
nursing
Oncologic nursing
Adolescent
Medical oncology
Learning
Educación en enfermería
Enfermería oncológica
Adolescente
Oncología médica
Aprendizaje
Educação em enfermagem
Enfermagem oncológica
Adolescente
Oncologia
Aprendizagem
title_short Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title_full Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title_fullStr Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title_full_unstemmed Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
title_sort Entre desafios e possibilidades: estratégias para ensinar a cuidar em enfermagem do adolescente com câncer
author Souza, Sônia Regina de
author_facet Souza, Sônia Regina de
Oliveira, Isabel Cristina dos Santos
author_role author
author2 Oliveira, Isabel Cristina dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sônia Regina de
Oliveira, Isabel Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Oncologic nursing
Adolescent
Medical oncology
Learning
Educación en enfermería
Enfermería oncológica
Adolescente
Oncología médica
Aprendizaje
Educação em enfermagem
Enfermagem oncológica
Adolescente
Oncologia
Aprendizagem
topic Education
nursing
Oncologic nursing
Adolescent
Medical oncology
Learning
Educación en enfermería
Enfermería oncológica
Adolescente
Oncología médica
Aprendizaje
Educação em enfermagem
Enfermagem oncológica
Adolescente
Oncologia
Aprendizagem
description Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas junto aos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No cotidiano da prática de ensino, os alunos se deparam com adolescentes acometidos pelos distúrbios onco-hematológicos. Constatou-se que, para os estudantes, era um desafio aprender a cuidar do adolescente em um momento de adoecimento pelo câncer, doença que traz importantes significados no imaginário social. Como estratégia para a aprendizagem, optou-se por uma atividade denominada oficina de idéias, a qual possibilitava aos alunos que expressassem seus sentimentos, idéias (pré) concebidas e expectativas acerca do cuidar do adolescente com câncer. Como resultados, evidenciou-se um singular momento de reflexão/sensibilização que resulta em um preparo e um reconhecimento das peculiaridades desse grupo e atitude de aproximação para o cuidar no espaço hospitalar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649
10.1590/S0080-62342007000300023
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342007000300023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41649/45256
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 3 (2007); 508-512
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 3 (2007); 508-512
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 3 (2007); 508-512
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221733524865024