Atenção ao idoso na estratégia de Saúde da Família: atuação do enfermeiro
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40606 |
Resumo: | Este estudo objetivou descrever a consulta de enfermagem ao idoso realizada na ESF; identificar possíveis dificuldades na atenção à saúde do idoso, bem como os cursos de qualificação profissional realizados e as necessidades de aprendizagem. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e submetidos à análise descritiva e temática. Foram entrevistadas 12 enfermeiras, a maioria estando na faixa etária de anos de formada (41%) em instituição particular (75%). Emergiram duas categorias temáticas: consulta de enfermagem ao idoso na ESF e qualificação profissional para a atenção à saúde do idoso. Foi considerado como desafio na realização da consulta de enfermagem a obtenção de dados fidedignos, a resolutividade e o apoio familiar. Os cursos para qualificar a atenção ao idoso ocorreram durante o período de graduação, destacando a falta de oportunidade, a pouca oferta e a necessidade de se aprofundar sobre o processo de envelhecimento. |
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Atenção ao idoso na estratégia de Saúde da Família: atuação do enfermeiroElderly attention to Health strategy in the Family: action of nursesAncianos atención a la Salud de estrategia en la Familia: la acción de las enfermerasAgedAgingGeriatric nursingFamily nursingHealth promotionFamily healthAncianoEnvejecimientoEnfermería geriátricaEnfermería de la famíliaPromoción de la saludSalud de la famíliaIdosoEnvelhecimentoEnfermagem geriátricaEnfermagem familiarPromoção da saúdeSaúde da famíliaEste estudo objetivou descrever a consulta de enfermagem ao idoso realizada na ESF; identificar possíveis dificuldades na atenção à saúde do idoso, bem como os cursos de qualificação profissional realizados e as necessidades de aprendizagem. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e submetidos à análise descritiva e temática. Foram entrevistadas 12 enfermeiras, a maioria estando na faixa etária de anos de formada (41%) em instituição particular (75%). Emergiram duas categorias temáticas: consulta de enfermagem ao idoso na ESF e qualificação profissional para a atenção à saúde do idoso. Foi considerado como desafio na realização da consulta de enfermagem a obtenção de dados fidedignos, a resolutividade e o apoio familiar. Os cursos para qualificar a atenção ao idoso ocorreram durante o período de graduação, destacando a falta de oportunidade, a pouca oferta e a necessidade de se aprofundar sobre o processo de envelhecimento.Este estudio tuvo como objetivo describir la consulta de enfermería realizada por el anciano en la ESF; identificar posibles dificultades en la atención a la salud del anciano, así como los cursos de calificación profesional realizados y las necesidades de aprendizaje. Los datos fueron recogidos a través de la entrevista semiestructurada y sometidos al análisis descriptivo temático. Fueron entrevistadas doce enfermeras, estando la mayoría situadas en la faja etaria de 23 a 28 años (66%), con 1-2 años de graduadas (41%) en instituciones particulares (75%). Emergieron dos categorías temáticas: consulta de enfermería del anciano en la ESF y calificación profesional para la atención de la salud del anciano. Fue considerado como desafío en la realización de la consulta de enfermería la obtención de datos fidedignos, la resolutividad y el apoyo familiar. Los cursos para calificar la atención al anciano, tuvieron lugar durante el período de graduación, destacándose la falta de oportunidad, la poca oferta y la necesidad de profundizar sobre el proceso de envejecimiento.This study aimed to describe the nursing consultation for the elderly provided at the Family Health Strategy (ESF, acronym in Portuguese); identify possible difficulties in delivering health care to the elderly, as well as the professional qualification courses performed and the learning needs. Data were collected through semi-structured interviews and submitted to descriptive and thematic analysis. Interviews were performed with 12 nurses, most with ages between years since graduation (41%) in private institutions (75%). Two thematic categories emerged from the analysis: nursing consultation for the elderly performed at ESF and professional qualification in health care for the elderly. Obtaining reliable data in the nursing consultation, resolution and family support were considered as challenges. The courses to qualify professionals for elderly care occurred during their graduation course, highlighting the lack of opportunity, the short supply and the need for deeper studies about the aging process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4060610.1590/S0080-62342010000300032Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 3 (2010); 774-781Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 3 (2010); 774-781Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 3 (2010); 774-7811980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40606/43779https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40606/43780http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Juliana Costa Assis deTavares, Darlene Mara dos Santos2012-08-30T13:42:24Zoai:revistas.usp.br:article/40606Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T13:42:24Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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