PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/0080-6234199402800300270 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636 |
Resumo: | Por considerar o toque um dos sinais não verbais mais importantes na relação enfermeira-paciente, as autoras passaram a ensinar durante o curso de graduação de enfermagem, um bloco teórico, com aplicação teórico-prática sobre comunicação não verbal, incluindo conceitos gerais do tocar. Este trabalho teve como objetivos verificar como os alunos, após terem passado pelo bloco teórico citado, estavam percebendo a maneira das enfermeiras tocarem os pacientes durante a assistência de enfermagem, como eles tomam a decisão de tocar os pacientes que estão sob seus cuidados e, quando, segundo a percepção dos alunos, o toque pode ser considerado uma experiência positiva ou uma experiência negativa para o paciente. Dentre os dados obtidos, após questionário aplicado a 32 alunos, verificou-se que a maioria das vezes a enfermeira toca o paciente, segundo os alunos, para a execução do exame físico, ou seja, é um toque instrumental. |
id |
USP-24_b47095ce5236d8b8668058fbf1d42078 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/136636 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
spelling |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEMThe touch between nurses and patients: nursing students perception.Communicacion nonverbalTouchComunicação não verbalToquePor considerar o toque um dos sinais não verbais mais importantes na relação enfermeira-paciente, as autoras passaram a ensinar durante o curso de graduação de enfermagem, um bloco teórico, com aplicação teórico-prática sobre comunicação não verbal, incluindo conceitos gerais do tocar. Este trabalho teve como objetivos verificar como os alunos, após terem passado pelo bloco teórico citado, estavam percebendo a maneira das enfermeiras tocarem os pacientes durante a assistência de enfermagem, como eles tomam a decisão de tocar os pacientes que estão sob seus cuidados e, quando, segundo a percepção dos alunos, o toque pode ser considerado uma experiência positiva ou uma experiência negativa para o paciente. Dentre os dados obtidos, após questionário aplicado a 32 alunos, verificou-se que a maioria das vezes a enfermeira toca o paciente, segundo os alunos, para a execução do exame físico, ou seja, é um toque instrumental.The touch is considered by the author a important sign nonverbal in the nursew — patient relationship. The authors are teaching in the nursing undergraduate a systematic approach about nonverbal communication, including the touch. The perception of the students after this knowledge are discussed in this paper and also when the touch may be a positive or negative experience to patients. The results of the 32 questionnaries administered to nursing students shows that the nurses are using the functional touch mainly.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13663610.1590/0080-6234199402800300270Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 28 n. 3 (1994); 270-280Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 No. 3 (1994); 270-280Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 Núm. 3 (1994); 270-2801980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636/132387http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Julia Paes daStefanelli, Maguida Costa2017-08-11T14:40:36Zoai:revistas.usp.br:article/136636Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T14:40:36Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM The touch between nurses and patients: nursing students perception. |
title |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM Silva, Maria Julia Paes da Communicacion nonverbal Touch Comunicação não verbal Toque Silva, Maria Julia Paes da Communicacion nonverbal Touch Comunicação não verbal Toque |
title_short |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM |
title_full |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM |
title_sort |
PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM |
author |
Silva, Maria Julia Paes da |
author_facet |
Silva, Maria Julia Paes da Silva, Maria Julia Paes da Stefanelli, Maguida Costa Stefanelli, Maguida Costa |
author_role |
author |
author2 |
Stefanelli, Maguida Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Julia Paes da Stefanelli, Maguida Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communicacion nonverbal Touch Comunicação não verbal Toque |
topic |
Communicacion nonverbal Touch Comunicação não verbal Toque |
description |
Por considerar o toque um dos sinais não verbais mais importantes na relação enfermeira-paciente, as autoras passaram a ensinar durante o curso de graduação de enfermagem, um bloco teórico, com aplicação teórico-prática sobre comunicação não verbal, incluindo conceitos gerais do tocar. Este trabalho teve como objetivos verificar como os alunos, após terem passado pelo bloco teórico citado, estavam percebendo a maneira das enfermeiras tocarem os pacientes durante a assistência de enfermagem, como eles tomam a decisão de tocar os pacientes que estão sob seus cuidados e, quando, segundo a percepção dos alunos, o toque pode ser considerado uma experiência positiva ou uma experiência negativa para o paciente. Dentre os dados obtidos, após questionário aplicado a 32 alunos, verificou-se que a maioria das vezes a enfermeira toca o paciente, segundo os alunos, para a execução do exame físico, ou seja, é um toque instrumental. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636 10.1590/0080-6234199402800300270 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636 |
identifier_str_mv |
10.1590/0080-6234199402800300270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636/132387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 28 n. 3 (1994); 270-280 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 No. 3 (1994); 270-280 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 Núm. 3 (1994); 270-280 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1822181703742914561 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/0080-6234199402800300270 |