Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nigenda-López,Gustavo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Salinas-Rodríguez,Aarón, Gómez-Camponovo,Mariana, Manrique-Espinoza,Betty, Ruiz-Larios,José Arturo, Trejo-Rosales,Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200021
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos identificar os grupos de usuários segundo o grau de satisfação com a atenção recebida nos Módulos Gerontológicos e determinar os principais fatores associados. Trata-se de estudo transversal realizado com 181 usuários nos 36 módulos do Seguro Social dos Trabalhadores Públicos, no México. O nível de satisfação foi avaliado segundo três aspectos: características gerais da atenção recebida, amabilidade no trato e infraestrutura. Foi realizada uma análise de conglomerados para identificar grupos de usuários segundo o grau de satisfação e um modelo de regressão logística ordinal para identificar os fatores associados. Estiveram satisfeitos com o serviço 53% dos usuários; medianamente satisfeitos, 34,3%; e insatisfeitos, 12,7%. Os principais fatores associados com maior grau de satisfação foram: ser mulher, maior idade e ser chefe/a de família. O sistema de saúde deve dirigir sua atenção para esse grupo populacional que é crescente e incentivar o desenvolvimento de uma atenção de qualidade que contemple as suas necessidades.
id USP-24_b572303025c1634dfe93a6b4c037cd68
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000200021
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomeradosIdosoSatisfação do pacienteServiços de Saúde para IdososMéxicoEsta pesquisa teve como objetivos identificar os grupos de usuários segundo o grau de satisfação com a atenção recebida nos Módulos Gerontológicos e determinar os principais fatores associados. Trata-se de estudo transversal realizado com 181 usuários nos 36 módulos do Seguro Social dos Trabalhadores Públicos, no México. O nível de satisfação foi avaliado segundo três aspectos: características gerais da atenção recebida, amabilidade no trato e infraestrutura. Foi realizada uma análise de conglomerados para identificar grupos de usuários segundo o grau de satisfação e um modelo de regressão logística ordinal para identificar os fatores associados. Estiveram satisfeitos com o serviço 53% dos usuários; medianamente satisfeitos, 34,3%; e insatisfeitos, 12,7%. Os principais fatores associados com maior grau de satisfação foram: ser mulher, maior idade e ser chefe/a de família. O sistema de saúde deve dirigir sua atenção para esse grupo populacional que é crescente e incentivar o desenvolvimento de uma atenção de qualidade que contemple as suas necessidades.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200021Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.2 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342013000200021info:eu-repo/semantics/openAccessNigenda-López,GustavoSalinas-Rodríguez,AarónGómez-Camponovo,MarianaManrique-Espinoza,BettyRuiz-Larios,José ArturoTrejo-Rosales,Alejandrapor2013-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000200021Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-06-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
title Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
spellingShingle Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
Nigenda-López,Gustavo
Idoso
Satisfação do paciente
Serviços de Saúde para Idosos
México
title_short Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
title_full Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
title_fullStr Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
title_full_unstemmed Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
title_sort Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
author Nigenda-López,Gustavo
author_facet Nigenda-López,Gustavo
Salinas-Rodríguez,Aarón
Gómez-Camponovo,Mariana
Manrique-Espinoza,Betty
Ruiz-Larios,José Arturo
Trejo-Rosales,Alejandra
author_role author
author2 Salinas-Rodríguez,Aarón
Gómez-Camponovo,Mariana
Manrique-Espinoza,Betty
Ruiz-Larios,José Arturo
Trejo-Rosales,Alejandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nigenda-López,Gustavo
Salinas-Rodríguez,Aarón
Gómez-Camponovo,Mariana
Manrique-Espinoza,Betty
Ruiz-Larios,José Arturo
Trejo-Rosales,Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Satisfação do paciente
Serviços de Saúde para Idosos
México
topic Idoso
Satisfação do paciente
Serviços de Saúde para Idosos
México
description Esta pesquisa teve como objetivos identificar os grupos de usuários segundo o grau de satisfação com a atenção recebida nos Módulos Gerontológicos e determinar os principais fatores associados. Trata-se de estudo transversal realizado com 181 usuários nos 36 módulos do Seguro Social dos Trabalhadores Públicos, no México. O nível de satisfação foi avaliado segundo três aspectos: características gerais da atenção recebida, amabilidade no trato e infraestrutura. Foi realizada uma análise de conglomerados para identificar grupos de usuários segundo o grau de satisfação e um modelo de regressão logística ordinal para identificar os fatores associados. Estiveram satisfeitos com o serviço 53% dos usuários; medianamente satisfeitos, 34,3%; e insatisfeitos, 12,7%. Os principais fatores associados com maior grau de satisfação foram: ser mulher, maior idade e ser chefe/a de família. O sistema de saúde deve dirigir sua atenção para esse grupo populacional que é crescente e incentivar o desenvolvimento de uma atenção de qualidade que contemple as suas necessidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342013000200021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.2 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536111448064