Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200021 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivos identificar os grupos de usuários segundo o grau de satisfação com a atenção recebida nos Módulos Gerontológicos e determinar os principais fatores associados. Trata-se de estudo transversal realizado com 181 usuários nos 36 módulos do Seguro Social dos Trabalhadores Públicos, no México. O nível de satisfação foi avaliado segundo três aspectos: características gerais da atenção recebida, amabilidade no trato e infraestrutura. Foi realizada uma análise de conglomerados para identificar grupos de usuários segundo o grau de satisfação e um modelo de regressão logística ordinal para identificar os fatores associados. Estiveram satisfeitos com o serviço 53% dos usuários; medianamente satisfeitos, 34,3%; e insatisfeitos, 12,7%. Os principais fatores associados com maior grau de satisfação foram: ser mulher, maior idade e ser chefe/a de família. O sistema de saúde deve dirigir sua atenção para esse grupo populacional que é crescente e incentivar o desenvolvimento de uma atenção de qualidade que contemple as suas necessidades. |
id |
USP-24_b572303025c1634dfe93a6b4c037cd68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342013000200021 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomeradosIdosoSatisfação do pacienteServiços de Saúde para IdososMéxicoEsta pesquisa teve como objetivos identificar os grupos de usuários segundo o grau de satisfação com a atenção recebida nos Módulos Gerontológicos e determinar os principais fatores associados. Trata-se de estudo transversal realizado com 181 usuários nos 36 módulos do Seguro Social dos Trabalhadores Públicos, no México. O nível de satisfação foi avaliado segundo três aspectos: características gerais da atenção recebida, amabilidade no trato e infraestrutura. Foi realizada uma análise de conglomerados para identificar grupos de usuários segundo o grau de satisfação e um modelo de regressão logística ordinal para identificar os fatores associados. Estiveram satisfeitos com o serviço 53% dos usuários; medianamente satisfeitos, 34,3%; e insatisfeitos, 12,7%. Os principais fatores associados com maior grau de satisfação foram: ser mulher, maior idade e ser chefe/a de família. O sistema de saúde deve dirigir sua atenção para esse grupo populacional que é crescente e incentivar o desenvolvimento de uma atenção de qualidade que contemple as suas necessidades.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200021Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.2 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342013000200021info:eu-repo/semantics/openAccessNigenda-López,GustavoSalinas-Rodríguez,AarónGómez-Camponovo,MarianaManrique-Espinoza,BettyRuiz-Larios,José ArturoTrejo-Rosales,Alejandrapor2013-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000200021Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-06-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados |
title |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados |
spellingShingle |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados Nigenda-López,Gustavo Idoso Satisfação do paciente Serviços de Saúde para Idosos México |
title_short |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados |
title_full |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados |
title_fullStr |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados |
title_full_unstemmed |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados |
title_sort |
Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados |
author |
Nigenda-López,Gustavo |
author_facet |
Nigenda-López,Gustavo Salinas-Rodríguez,Aarón Gómez-Camponovo,Mariana Manrique-Espinoza,Betty Ruiz-Larios,José Arturo Trejo-Rosales,Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Salinas-Rodríguez,Aarón Gómez-Camponovo,Mariana Manrique-Espinoza,Betty Ruiz-Larios,José Arturo Trejo-Rosales,Alejandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nigenda-López,Gustavo Salinas-Rodríguez,Aarón Gómez-Camponovo,Mariana Manrique-Espinoza,Betty Ruiz-Larios,José Arturo Trejo-Rosales,Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idoso Satisfação do paciente Serviços de Saúde para Idosos México |
topic |
Idoso Satisfação do paciente Serviços de Saúde para Idosos México |
description |
Esta pesquisa teve como objetivos identificar os grupos de usuários segundo o grau de satisfação com a atenção recebida nos Módulos Gerontológicos e determinar os principais fatores associados. Trata-se de estudo transversal realizado com 181 usuários nos 36 módulos do Seguro Social dos Trabalhadores Públicos, no México. O nível de satisfação foi avaliado segundo três aspectos: características gerais da atenção recebida, amabilidade no trato e infraestrutura. Foi realizada uma análise de conglomerados para identificar grupos de usuários segundo o grau de satisfação e um modelo de regressão logística ordinal para identificar os fatores associados. Estiveram satisfeitos com o serviço 53% dos usuários; medianamente satisfeitos, 34,3%; e insatisfeitos, 12,7%. Os principais fatores associados com maior grau de satisfação foram: ser mulher, maior idade e ser chefe/a de família. O sistema de saúde deve dirigir sua atenção para esse grupo populacional que é crescente e incentivar o desenvolvimento de uma atenção de qualidade que contemple as suas necessidades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342013000200021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.2 2013 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936536111448064 |