Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes. |
id |
USP-24_b6d092ef23e11e14f173cb8eb7bc0035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342011000500025 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aulaEstudantesDocentesComunicação não-verbalEmoçõesPercepçãoO estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.5 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000500025info:eu-repo/semantics/openAccessSgariboldi,Aline RaquelPuggina,Ana Cláudia GiesbrechtSilva,Maria Júlia Paes dapor2011-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000500025Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-10-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula |
title |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula |
spellingShingle |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula Sgariboldi,Aline Raquel Estudantes Docentes Comunicação não-verbal Emoções Percepção |
title_short |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula |
title_full |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula |
title_fullStr |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula |
title_sort |
Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula |
author |
Sgariboldi,Aline Raquel |
author_facet |
Sgariboldi,Aline Raquel Puggina,Ana Cláudia Giesbrecht Silva,Maria Júlia Paes da |
author_role |
author |
author2 |
Puggina,Ana Cláudia Giesbrecht Silva,Maria Júlia Paes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sgariboldi,Aline Raquel Puggina,Ana Cláudia Giesbrecht Silva,Maria Júlia Paes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes Docentes Comunicação não-verbal Emoções Percepção |
topic |
Estudantes Docentes Comunicação não-verbal Emoções Percepção |
description |
O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000500025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.5 2011 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534827991040 |