Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgariboldi,Aline Raquel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Puggina,Ana Cláudia Giesbrecht, Silva,Maria Júlia Paes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025
Resumo: O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.
id USP-24_b6d092ef23e11e14f173cb8eb7bc0035
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000500025
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aulaEstudantesDocentesComunicação não-verbalEmoçõesPercepçãoO estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.5 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000500025info:eu-repo/semantics/openAccessSgariboldi,Aline RaquelPuggina,Ana Cláudia GiesbrechtSilva,Maria Júlia Paes dapor2011-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000500025Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-10-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
spellingShingle Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
Sgariboldi,Aline Raquel
Estudantes
Docentes
Comunicação não-verbal
Emoções
Percepção
title_short Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title_full Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title_fullStr Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title_full_unstemmed Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title_sort Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
author Sgariboldi,Aline Raquel
author_facet Sgariboldi,Aline Raquel
Puggina,Ana Cláudia Giesbrecht
Silva,Maria Júlia Paes da
author_role author
author2 Puggina,Ana Cláudia Giesbrecht
Silva,Maria Júlia Paes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgariboldi,Aline Raquel
Puggina,Ana Cláudia Giesbrecht
Silva,Maria Júlia Paes da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Docentes
Comunicação não-verbal
Emoções
Percepção
topic Estudantes
Docentes
Comunicação não-verbal
Emoções
Percepção
description O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000500025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.5 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534827991040