Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700 |
Resumo: | Resumo OBJETIVO Identificar as habilidades de informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem. MÉTODO Estudo survey com enfermeiros especialistas em informática em saúde e gerenciamento. Foi construído questionário eletrônico baseado nas competências Informacional (cinco categorias; 40 habilidades) e Gestão da Informação (nove categorias; 69 habilidades) da iniciativa TIGER - Tecnologia da Informação Guiando a Reforma Educacional, partindo da pergunta: Quais são as habilidades de informática essenciais para a tomada de decisão no gerenciamento? Respostas foram indicadas em escala Likert, variando de 1 a 5. Foi realizada análise Rasch com o software WINSTEPS, os resultados foram apresentados em logits, com valor de corte zero. RESULTADOS Participaram 32 especialistas, com representação de todas as regiões do Brasil. Na competência Informacional 18 habilidades foram consideradas essenciais e na Gestão da Informação 38 habilidades; estas foram ordenadas segundo seu grau de essencialidade. CONCLUSÃO Acredita-se que a incorporação dessas habilidades no ensino possa sustentar a formação de enfermeiros gestores e contribuir com a prática baseada em evidências, incorporação de tecnologias de informação e comunicação em saúde e gestão da informação. |
id |
USP-24_b6f68908c8a6089cfeb8a9888f8af7ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/112700 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería Competências em informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem Informatics competencies essential to decision making in nursing management Resumo OBJETIVO Identificar as habilidades de informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem. MÉTODO Estudo survey com enfermeiros especialistas em informática em saúde e gerenciamento. Foi construído questionário eletrônico baseado nas competências Informacional (cinco categorias; 40 habilidades) e Gestão da Informação (nove categorias; 69 habilidades) da iniciativa TIGER - Tecnologia da Informação Guiando a Reforma Educacional, partindo da pergunta: Quais são as habilidades de informática essenciais para a tomada de decisão no gerenciamento? Respostas foram indicadas em escala Likert, variando de 1 a 5. Foi realizada análise Rasch com o software WINSTEPS, os resultados foram apresentados em logits, com valor de corte zero. RESULTADOS Participaram 32 especialistas, com representação de todas as regiões do Brasil. Na competência Informacional 18 habilidades foram consideradas essenciais e na Gestão da Informação 38 habilidades; estas foram ordenadas segundo seu grau de essencialidade. CONCLUSÃO Acredita-se que a incorporação dessas habilidades no ensino possa sustentar a formação de enfermeiros gestores e contribuir com a prática baseada em evidências, incorporação de tecnologias de informação e comunicação em saúde e gestão da informação. Resumen OBJETIVO Identificar las habilidades de informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería. MÉTODO Estudio survey con enfermeros especialistas en informática en salud y gestión. Fue construido cuestionario electrónico basado en las competencias Informacional (cinco categorías; 40 habilidades) y Gestión de la Información (nueve categorías; 69 habilidades) de la iniciativa TIGER - Tecnología de la Información Guiando la Reforma Educativa, partiendo de la pregunta: ¿Cuáles son las habilidades de informática esenciales para la toma de decisión en la gestión? Las respuestas fueron indicadas en escala Likert, variando de 1 a 5. Se llevó a cabo el análisis Rasch con el software WINSTEPS, los resultados fueron presentados en logits, con punto de corte cero. RESULTADOS Participaron 32 expertos, con representación de todas las regiones de Brasil. En la competencia Informacional, 18 habilidades fueron consideradas esenciales y, en la Gestión de la Información, 38 habilidades; estas fueron ordenadas según su grado de esencialidad. CONCLUSIÓN Se cree que la incorporación de dichas habilidades en la enseñanza pueda sostener la formación de ingenieros gestores y contribuir a la práctica basada en evidencias, incorporación de tecnologías de información y comunicación en salud y gestión de la información. Abstract OBJECTIVE To identify informatics abilities essential to decision making in nursing management. METHOD Survey study with specialist nurses in health informatics and management. An electronic questionnaire was built based on the competencies Information Literacy (five categories; 40 abilities) and Information Management (nine categories; 69 abilities) of the TIGER - Technology Informatics Guiding Education Reform - initiative, with the guiding question: Which informatics abilities are essential to decision making in management? Answers were sorted in a Likert scale, ranging from 1 to 5. Rasch analysis was conducted with the software WINSTEPS ®. Results were presented in logits, with cutoff value zero. RESULTS Thirty-two specialists participated, coming from all regions of Brazil. In the information literacy competency, 18 abilities were considered essential and in Information Management, 38; these were sorted according to their degree of essentiality. CONCLUSION It is believed that the incorporation of these abilities in teaching can support the education of nurse managers and contribute to evidence-based practice, incorporation of information and communication technologies in health and information management. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/11270010.1590/S0080-623420160000100015Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 50 n. 1 (2016); 109-117Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 No. 1 (2016); 109-117Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 Núm. 1 (2016); 109-1171980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700/110623https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700/110624http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJensen, RodrigoGuedes, Erika de SouzaLeite, Maria Madalena Januário2016-03-22T14:10:12Zoai:revistas.usp.br:article/112700Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-22T14:10:12Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería Competências em informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem Informatics competencies essential to decision making in nursing management |
title |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería |
spellingShingle |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería Jensen, Rodrigo |
title_short |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería |
title_full |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería |
title_fullStr |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería |
title_full_unstemmed |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería |
title_sort |
Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería |
author |
Jensen, Rodrigo |
author_facet |
Jensen, Rodrigo Guedes, Erika de Souza Leite, Maria Madalena Januário |
author_role |
author |
author2 |
Guedes, Erika de Souza Leite, Maria Madalena Januário |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jensen, Rodrigo Guedes, Erika de Souza Leite, Maria Madalena Januário |
description |
Resumo OBJETIVO Identificar as habilidades de informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem. MÉTODO Estudo survey com enfermeiros especialistas em informática em saúde e gerenciamento. Foi construído questionário eletrônico baseado nas competências Informacional (cinco categorias; 40 habilidades) e Gestão da Informação (nove categorias; 69 habilidades) da iniciativa TIGER - Tecnologia da Informação Guiando a Reforma Educacional, partindo da pergunta: Quais são as habilidades de informática essenciais para a tomada de decisão no gerenciamento? Respostas foram indicadas em escala Likert, variando de 1 a 5. Foi realizada análise Rasch com o software WINSTEPS, os resultados foram apresentados em logits, com valor de corte zero. RESULTADOS Participaram 32 especialistas, com representação de todas as regiões do Brasil. Na competência Informacional 18 habilidades foram consideradas essenciais e na Gestão da Informação 38 habilidades; estas foram ordenadas segundo seu grau de essencialidade. CONCLUSÃO Acredita-se que a incorporação dessas habilidades no ensino possa sustentar a formação de enfermeiros gestores e contribuir com a prática baseada em evidências, incorporação de tecnologias de informação e comunicação em saúde e gestão da informação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700 10.1590/S0080-623420160000100015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-623420160000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700/110623 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700/110624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 50 n. 1 (2016); 109-117 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 No. 1 (2016); 109-117 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 Núm. 1 (2016); 109-117 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221739103289344 |