Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jensen, Rodrigo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guedes, Erika de Souza, Leite, Maria Madalena Januário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700
Resumo: Resumo OBJETIVO Identificar as habilidades de informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem. MÉTODO Estudo survey com enfermeiros especialistas em informática em saúde e gerenciamento. Foi construído questionário eletrônico baseado nas competências Informacional (cinco categorias; 40 habilidades) e Gestão da Informação (nove categorias; 69 habilidades) da iniciativa TIGER - Tecnologia da Informação Guiando a Reforma Educacional, partindo da pergunta: Quais são as habilidades de informática essenciais para a tomada de decisão no gerenciamento? Respostas foram indicadas em escala Likert, variando de 1 a 5. Foi realizada análise Rasch com o software WINSTEPS, os resultados foram apresentados em logits, com valor de corte zero. RESULTADOS Participaram 32 especialistas, com representação de todas as regiões do Brasil. Na competência Informacional 18 habilidades foram consideradas essenciais e na Gestão da Informação 38 habilidades; estas foram ordenadas segundo seu grau de essencialidade. CONCLUSÃO Acredita-se que a incorporação dessas habilidades no ensino possa sustentar a formação de enfermeiros gestores e contribuir com a prática baseada em evidências, incorporação de tecnologias de informação e comunicação em saúde e gestão da informação.
id USP-24_b6f68908c8a6089cfeb8a9888f8af7ea
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/112700
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería Competências em informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem Informatics competencies essential to decision making in nursing management Resumo OBJETIVO Identificar as habilidades de informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem. MÉTODO Estudo survey com enfermeiros especialistas em informática em saúde e gerenciamento. Foi construído questionário eletrônico baseado nas competências Informacional (cinco categorias; 40 habilidades) e Gestão da Informação (nove categorias; 69 habilidades) da iniciativa TIGER - Tecnologia da Informação Guiando a Reforma Educacional, partindo da pergunta: Quais são as habilidades de informática essenciais para a tomada de decisão no gerenciamento? Respostas foram indicadas em escala Likert, variando de 1 a 5. Foi realizada análise Rasch com o software WINSTEPS, os resultados foram apresentados em logits, com valor de corte zero. RESULTADOS Participaram 32 especialistas, com representação de todas as regiões do Brasil. Na competência Informacional 18 habilidades foram consideradas essenciais e na Gestão da Informação 38 habilidades; estas foram ordenadas segundo seu grau de essencialidade. CONCLUSÃO Acredita-se que a incorporação dessas habilidades no ensino possa sustentar a formação de enfermeiros gestores e contribuir com a prática baseada em evidências, incorporação de tecnologias de informação e comunicação em saúde e gestão da informação. Resumen OBJETIVO Identificar las habilidades de informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería. MÉTODO Estudio survey con enfermeros especialistas en informática en salud y gestión. Fue construido cuestionario electrónico basado en las competencias Informacional (cinco categorías; 40 habilidades) y Gestión de la Información (nueve categorías; 69 habilidades) de la iniciativa TIGER - Tecnología de la Información Guiando la Reforma Educativa, partiendo de la pregunta: ¿Cuáles son las habilidades de informática esenciales para la toma de decisión en la gestión? Las respuestas fueron indicadas en escala Likert, variando de 1 a 5. Se llevó a cabo el análisis Rasch con el software WINSTEPS, los resultados fueron presentados en logits, con punto de corte cero. RESULTADOS Participaron 32 expertos, con representación de todas las regiones de Brasil. En la competencia Informacional, 18 habilidades fueron consideradas esenciales y, en la Gestión de la Información, 38 habilidades; estas fueron ordenadas según su grado de esencialidad. CONCLUSIÓN Se cree que la incorporación de dichas habilidades en la enseñanza pueda sostener la formación de ingenieros gestores y contribuir a la práctica basada en evidencias, incorporación de tecnologías de información y comunicación en salud y gestión de la información. Abstract OBJECTIVE To identify informatics abilities essential to decision making in nursing management. METHOD Survey study with specialist nurses in health informatics and management. An electronic questionnaire was built based on the competencies Information Literacy (five categories; 40 abilities) and Information Management (nine categories; 69 abilities) of the TIGER - Technology Informatics Guiding Education Reform - initiative, with the guiding question: Which informatics abilities are essential to decision making in management? Answers were sorted in a Likert scale, ranging from 1 to 5. Rasch analysis was conducted with the software WINSTEPS ®. Results were presented in logits, with cutoff value zero. RESULTS Thirty-two specialists participated, coming from all regions of Brazil. In the information literacy competency, 18 abilities were considered essential and in Information Management, 38; these were sorted according to their degree of essentiality. CONCLUSION It is believed that the incorporation of these abilities in teaching can support the education of nurse managers and contribute to evidence-based practice, incorporation of information and communication technologies in health and information management. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/11270010.1590/S0080-623420160000100015Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 50 n. 1 (2016); 109-117Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 No. 1 (2016); 109-117Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 Núm. 1 (2016); 109-1171980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700/110623https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700/110624http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJensen, RodrigoGuedes, Erika de SouzaLeite, Maria Madalena Januário2016-03-22T14:10:12Zoai:revistas.usp.br:article/112700Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-22T14:10:12Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
Competências em informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem
Informatics competencies essential to decision making in nursing management
title Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
spellingShingle Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
Jensen, Rodrigo
title_short Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
title_full Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
title_fullStr Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
title_full_unstemmed Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
title_sort Competencias en informática esenciales a la toma de decisión en la gestión en enfermería
author Jensen, Rodrigo
author_facet Jensen, Rodrigo
Guedes, Erika de Souza
Leite, Maria Madalena Januário
author_role author
author2 Guedes, Erika de Souza
Leite, Maria Madalena Januário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jensen, Rodrigo
Guedes, Erika de Souza
Leite, Maria Madalena Januário
description Resumo OBJETIVO Identificar as habilidades de informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem. MÉTODO Estudo survey com enfermeiros especialistas em informática em saúde e gerenciamento. Foi construído questionário eletrônico baseado nas competências Informacional (cinco categorias; 40 habilidades) e Gestão da Informação (nove categorias; 69 habilidades) da iniciativa TIGER - Tecnologia da Informação Guiando a Reforma Educacional, partindo da pergunta: Quais são as habilidades de informática essenciais para a tomada de decisão no gerenciamento? Respostas foram indicadas em escala Likert, variando de 1 a 5. Foi realizada análise Rasch com o software WINSTEPS, os resultados foram apresentados em logits, com valor de corte zero. RESULTADOS Participaram 32 especialistas, com representação de todas as regiões do Brasil. Na competência Informacional 18 habilidades foram consideradas essenciais e na Gestão da Informação 38 habilidades; estas foram ordenadas segundo seu grau de essencialidade. CONCLUSÃO Acredita-se que a incorporação dessas habilidades no ensino possa sustentar a formação de enfermeiros gestores e contribuir com a prática baseada em evidências, incorporação de tecnologias de informação e comunicação em saúde e gestão da informação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700
10.1590/S0080-623420160000100015
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420160000100015
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700/110623
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112700/110624
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 50 n. 1 (2016); 109-117
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 No. 1 (2016); 109-117
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 Núm. 1 (2016); 109-117
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221739103289344