Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neman, Fabiana
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41094
Resumo: RESUMO O presente estudo teve como objetivo desvelar a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família. Para tal utilizou-se entrevistas analisadas com a perspectiva fenomenológica, que permitiram identificar 4 temas nos discursos, os quais revelaram existir uma dimensão relacional entre a situação motivadora, o sentimento emergido, a ação desencadeada e a reflexão elaborada sobre o processo. FAZENDO ALGO A MAIS configurou-se como o fenômeno deste estudo e consolidou-se assim, porque o aluno frente a situação motivadora é tocado por ela, se permitindo ver para e além do "ser-doente", sendo motivado a acolher o paciente e sua família. O aluno entende que ao assistir nesse contexto está fazendo algo além do habitual, compreendendo o "ser-doente" como um ser saudável, membro de uma família que no momento encontra-se doente. O aluno termina por refletir a demanda do papel profissional, principalmente a dimensão emocional do "ser-enfermeiro" e repensa toda a interação existente no cuidar em enfermagem.
id USP-24_b80068c8066c7f2280417ae71bc3d1b1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41094
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de famíliaMaking something more: a nursing students experience nursing care in the family contextNursing careFamilyAssistência de enfermagemCuidado de enfermagemFamíliaRESUMO O presente estudo teve como objetivo desvelar a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família. Para tal utilizou-se entrevistas analisadas com a perspectiva fenomenológica, que permitiram identificar 4 temas nos discursos, os quais revelaram existir uma dimensão relacional entre a situação motivadora, o sentimento emergido, a ação desencadeada e a reflexão elaborada sobre o processo. FAZENDO ALGO A MAIS configurou-se como o fenômeno deste estudo e consolidou-se assim, porque o aluno frente a situação motivadora é tocado por ela, se permitindo ver para e além do "ser-doente", sendo motivado a acolher o paciente e sua família. O aluno entende que ao assistir nesse contexto está fazendo algo além do habitual, compreendendo o "ser-doente" como um ser saudável, membro de uma família que no momento encontra-se doente. O aluno termina por refletir a demanda do papel profissional, principalmente a dimensão emocional do "ser-enfermeiro" e repensa toda a interação existente no cuidar em enfermagem.ABSTRACT This study sough to understand how nursing students experience nursing care in the family context. Phenomenology was used to interpret data colleted using interviews with the students. Four themes were uncovered and MAKING SOMETHING MORE emerged as the phenomenon who integrated the motivacional situation perceived by the students, their feelings, their actions, and their reflections about the lived experience.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4109410.1590/S0080-62341999000200005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 142-147Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 142-147Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 142-1471980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41094/44640http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeman, Fabiana2012-08-31T18:16:11Zoai:revistas.usp.br:article/41094Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:16:11Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família
Making something more: a nursing students experience nursing care in the family context
title Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família
spellingShingle Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família
Neman, Fabiana
Nursing care
Family
Assistência de enfermagem
Cuidado de enfermagem
Família
title_short Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família
title_full Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família
title_fullStr Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família
title_full_unstemmed Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família
title_sort Fazendo algo a mais: a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família
author Neman, Fabiana
author_facet Neman, Fabiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neman, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing care
Family
Assistência de enfermagem
Cuidado de enfermagem
Família
topic Nursing care
Family
Assistência de enfermagem
Cuidado de enfermagem
Família
description RESUMO O presente estudo teve como objetivo desvelar a percepção do aluno de enfermagem sobre o cuidado realizado no contexto de família. Para tal utilizou-se entrevistas analisadas com a perspectiva fenomenológica, que permitiram identificar 4 temas nos discursos, os quais revelaram existir uma dimensão relacional entre a situação motivadora, o sentimento emergido, a ação desencadeada e a reflexão elaborada sobre o processo. FAZENDO ALGO A MAIS configurou-se como o fenômeno deste estudo e consolidou-se assim, porque o aluno frente a situação motivadora é tocado por ela, se permitindo ver para e além do "ser-doente", sendo motivado a acolher o paciente e sua família. O aluno entende que ao assistir nesse contexto está fazendo algo além do habitual, compreendendo o "ser-doente" como um ser saudável, membro de uma família que no momento encontra-se doente. O aluno termina por refletir a demanda do papel profissional, principalmente a dimensão emocional do "ser-enfermeiro" e repensa toda a interação existente no cuidar em enfermagem.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41094
10.1590/S0080-62341999000200005
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41094
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62341999000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41094/44640
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 142-147
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 142-147
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 142-147
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730378088448