Mothers' perceptions of care practices for children who underwent heart transplantation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitoza, Sarah Maria de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida, Silva, Máguida Gomes da, Ribeiro, Silvania Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112686
Resumo: OBJETIVO Conhecer a percepção das mães acerca dos principais cuidados a serem executados após o transplante cardíaco do filho, assim como as principais dificuldades por elas vivenciadas. MÉTODO Estudo descritivo, qualitativo, realizado em março e abril de 2014 por meio da técnica de grupo focal para a coleta de dados. Participaram 12 mães que estavam acompanhando seu filho em um hospital de referência em doenças cardiopulmonares. Os depoimentos foram gravados, transcritos e organizados em torno dos cuidados que as mães realizaram após o transplante cardíaco da criança, das principais dificuldades das mães, da percepção das mães sobre a qualidade de vida das crianças e sobre a utilização de materiais educativos para divulgação dos cuidados após o transplante. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo. RESULTADOS Entre os assuntos abordados destacam-se: o horário das medicações imunossupressoras, a higiene dos alimentos, a limpeza do ambiente, a higiene corporal e oral, o uso de máscara cirúrgica, e o cuidado em manter a criança longe de aglomerados de pessoas. CONCLUSÃO O estudo contribuiu para o diagnóstico situacional quanto aos cuidados realizados pelas mães de crianças transplantadas.
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spelling Mothers' perceptions of care practices for children who underwent heart transplantation Percepción de las madres sobre los cuidados con el hijo sometido al trasplante cardiaco Percepção das mães sobre os cuidados com o filho submetido ao transplante cardíaco OBJETIVO Conhecer a percepção das mães acerca dos principais cuidados a serem executados após o transplante cardíaco do filho, assim como as principais dificuldades por elas vivenciadas. MÉTODO Estudo descritivo, qualitativo, realizado em março e abril de 2014 por meio da técnica de grupo focal para a coleta de dados. Participaram 12 mães que estavam acompanhando seu filho em um hospital de referência em doenças cardiopulmonares. Os depoimentos foram gravados, transcritos e organizados em torno dos cuidados que as mães realizaram após o transplante cardíaco da criança, das principais dificuldades das mães, da percepção das mães sobre a qualidade de vida das crianças e sobre a utilização de materiais educativos para divulgação dos cuidados após o transplante. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo. RESULTADOS Entre os assuntos abordados destacam-se: o horário das medicações imunossupressoras, a higiene dos alimentos, a limpeza do ambiente, a higiene corporal e oral, o uso de máscara cirúrgica, e o cuidado em manter a criança longe de aglomerados de pessoas. CONCLUSÃO O estudo contribuiu para o diagnóstico situacional quanto aos cuidados realizados pelas mães de crianças transplantadas. OBJETIVO Conocer la percepción de las madres acerca de los principales cuidados que se deben tener después del trasplante cardiaco del hijo, así como las principales dificultades por ellas vividas. MÉTODO Estudio descriptivo, cualitativo, llevado a cabo en marzo y abril de 2014 por medio de la técnica de grupo focal para la recolección de datos. Participaron 12 madres que estaban acompañando a su hijo en un hospital de referencia en enfermedades cardiopulmonares. Las declaraciones fueron grabadas, transcritas y organizadas acerca de los cuidados que las madres realizaron después del trasplante cardiaco del niño, las principales dificultades de las madres, la percepción de las madres sobre la calidad de vida de los niños y la utilización de materiales educativos para divulgación de los cuidados luego del trasplante. Para el análisis de los datos se utilizó la técnica de análisis de contenido. RESULTADOS Entre los temas abordados se destacan: el horario de los medicamentos inmunosupresores, la higiene de los alimentos, la limpieza del ambiente, la higiene corporal y oral, el uso de mascarilla quirúrgica y el cuidado en mantener al niño lejos de aglomeraciones de personas. CONCLUSIÓN El estudio contribuyó al diagnóstico situacional en cuanto a los cuidados realizados por las madres de niños trasplantados. OBJECTIVE To learn mothers' perceptions of the main care practices that are to be administered after their children's heart transplantation, as well as the main difficulties they experience. METHOD A descriptive qualitative study conducted in March and April 2014, using the focus group technique for data gathering. Participants were 12 mothers who were monitoring their children in a hospital that is a reference for treating cardiopulmonary diseases. Speeches were recorded, transcribed, and organized around the care practices that the mothers performed after the children's heart transplantations, the mothers' main difficulties, their perceptions of their children's quality of life, and the use of educational materials to disseminate post-transplantation care practices. For data analysis, we used the content analysis technique. RESULTS The following were clarified: the schedule of immunosuppressive medication; food, environmental, and bodily and oral hygiene; the use of surgical masks; and keeping the children away from crowds. CONCLUSION The study contributed to the situational diagnosis of the care administered by the mothers of transplanted children. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/11268610.1590/S0080-623420160000100005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 50 n. 1 (2016); 36-42Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 No. 1 (2016); 36-42Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 50 Núm. 1 (2016); 36-421980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112686/110599https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112686/110600http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitoza, Sarah Maria de SousaRebouças, Cristiana Brasil de AlmeidaSilva, Máguida Gomes daRibeiro, Silvania Braga2016-03-22T14:10:12Zoai:revistas.usp.br:article/112686Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-22T14:10:12Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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