Aplicação prática do processo de enfermagem a uma adolescente portadora de doença crônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0080-62342007000300024 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41650 |
Resumo: | O objetivo deste estudo de caso foi aplicar o processo de enfermagem fundamentado nos Padrões Funcionais de Sáude, NANDA e NIC para uma adolescente portadora de diabetes mellitus secundário a fibrose cística e seu cuidador, visando ao cuidado integral. As intervenções de enfermagem foram fundamentadas nos seguintes diagnósticos de enfermagem: enfrentamento ineficaz e síndrome de estresse por mudança. A utilização desses referenciais possibilitou-nos o desenvolvimento de intervenções de enfermagem efetivas proporcionando um cuidado individualizado, além de promover uma linguagem de enfermagem padronizada. |
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Aplicação prática do processo de enfermagem a uma adolescente portadora de doença crônicaAplicación práctica del proceso de enfermería a la adolescente portadora de una enfermedad crônicaPractical application of the nursing process in an adolescent suffering from a chronic diseaseCystic fibrosisDiabetes mellitusNursing processNursing diagnosisAdolescentFibrosis quísticaDiabetes mellitusProcesos de enfermeríaDiagnósticos de enfermeríaAdolescenteFibrose císticaDiabetes mellitusProcessos de enfermagemDiagnóstico de enfermagemAdolescenteO objetivo deste estudo de caso foi aplicar o processo de enfermagem fundamentado nos Padrões Funcionais de Sáude, NANDA e NIC para uma adolescente portadora de diabetes mellitus secundário a fibrose cística e seu cuidador, visando ao cuidado integral. As intervenções de enfermagem foram fundamentadas nos seguintes diagnósticos de enfermagem: enfrentamento ineficaz e síndrome de estresse por mudança. A utilização desses referenciais possibilitou-nos o desenvolvimento de intervenções de enfermagem efetivas proporcionando um cuidado individualizado, além de promover uma linguagem de enfermagem padronizada.El objetivo del presente trabajo fue aplicar el proceso de enfermería fundamentados en la Taxonomia de los Diagnósticos de Enfermería de la North American Nursing Diagnosis Association - NANDA y en la clasificación de las intervenciones de la Enfermería - NIC respectivamente, para una joven portadora de diabetes mellitus secundaria a la fibrosis quística y su cuidador, visando el atención integral. Las intervenciones de enfermería fueron fundamentadas en los siguientes diagnósticos: enfrentamiento ineficaz y síndrome de estrés por cambio. La utilización de esos referenciales nos ha posibilitado el desarrollo de las intervenciones de enfermería efectivas proporcionando el cuidado individual, además de promover un lenguaje estándar de enfermería.The purpose of this case study was to apply nursing diagnoses and interventions based on the North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) Taxonomy of Nursing Diagnoses and the Nursing Interventions Classification (NIC) on an adolescent with secondary mellitus to cystic fibrosis and on her caretaker in order to provide them full care and guidelines. The nursing interventions were based on the following diagnoses: ineffective confrontation and stress syndrome due to alterations. These references helped us develop effective nursing interventions that provided a framework for individualized care, in addition to promoting a standardized nursing language.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4165010.1590/S0080-62342007000300024Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 3 (2007); 513-517Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 3 (2007); 513-517Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 3 (2007); 513-5171980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41650/45257http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPellison, FrancaNagumo, Márcia MitieCunha, Elizabeth Sousa daMelo, Luciana de Lione2012-09-03T17:34:23Zoai:revistas.usp.br:article/41650Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:34:23Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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