Estratégias de Ensino de Enfermagem, incentivando os Estudantes à Questão, Argumentação e Explicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Dayse Neri de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Francislê Neri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103121
Resumo: Os estudantes de enfermagem necessitam desenvolver as competências de explicação, argumentação e questionamento porque estas são fundamentais também para que possam manter uma relação com seus pacientes no sentido de uma melhor humanização dos cuidados. O presente artigo tem como objetivo analisar a perceção dos alunos do 1º ano de enfermagem acerca da humanização dos cuidados aos doentes, no contexto do incentivo à discussão de episódios da vida real. O estudo foi de cariz qualitativo e a análise de conteúdo teve como principais discursos as perguntas, a explicação e a argumentação dos estudantes. Os resultados apontam, entre outras conclusões, para a importância de se potencializar as atividades que estimulam os diferentes tipos de discursos dos estudantes de enfermagem e a capacidade de perceberem os padrões de humanização e desumanização a partir de episódios da vida real usados como caso de estudo.
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