Vivencias de interacción entre madre adolescente y enfermera visitadora: un estudio fenomenológico
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182300 |
Resumo: | Objetivo Compreender as vivências de interação entre mães adolescentes e enfermeiras visitadoras no Programa Jovens Mães Cuidadoras. Método Pesquisa qualitativa, em que se utilizou o referencial teórico-metodológico da Fenomenologia Social, sendo realizadas entrevistas fenomenológicas com enfermeiras visitadoras e mães adolescentes. Resultados Participaram três enfermeiras visitadoras e nove mães adolescentes. A compreensão das vivências permitiu a elaboração de três categorias de contextos de significados relacionados ao tempo passado e presente: “As vivências de participação no Programa Jovens Mães Cuidadoras”; “A interação vivida por enfermeiras visitadoras e mães adolescentes”; “Parentalidade e papel maternal”. Conclusão A interação entre enfermeiras visitadoras e mães adolescentes no programa foi caracterizada como positiva, por proporcionar à mãe maior segurança em desempenhar seu papel maternal e parental. As atitudes das enfermeiras e das mães adolescentes se mostraram fundamentais para o estabelecimento de interação positiva. |
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Vivencias de interacción entre madre adolescente y enfermera visitadora: un estudio fenomenológicoExperiences of interaction between teenage mothers and visiting nurses: a phenomenological studyVivências de interação entre mãe adolescente e enfermeira visitadora: um estudo fenomenológicoMadresAdolescenteVisita DomiciliariaRelaciones Enfermero-PacienteEnfermería de la FamiliaEmbarazo en AdolescenciaMãesAdolescenteVisita DomiciliarRelações Enfermeiro-PacienteEnfermagem FamiliarGravidez na AdolescênciaMothersAdolescentHouse CallsNurse-Patient RelationsFamily NursingPregnancy in AdolescenceObjetivo Compreender as vivências de interação entre mães adolescentes e enfermeiras visitadoras no Programa Jovens Mães Cuidadoras. Método Pesquisa qualitativa, em que se utilizou o referencial teórico-metodológico da Fenomenologia Social, sendo realizadas entrevistas fenomenológicas com enfermeiras visitadoras e mães adolescentes. Resultados Participaram três enfermeiras visitadoras e nove mães adolescentes. A compreensão das vivências permitiu a elaboração de três categorias de contextos de significados relacionados ao tempo passado e presente: “As vivências de participação no Programa Jovens Mães Cuidadoras”; “A interação vivida por enfermeiras visitadoras e mães adolescentes”; “Parentalidade e papel maternal”. Conclusão A interação entre enfermeiras visitadoras e mães adolescentes no programa foi caracterizada como positiva, por proporcionar à mãe maior segurança em desempenhar seu papel maternal e parental. As atitudes das enfermeiras e das mães adolescentes se mostraram fundamentais para o estabelecimento de interação positiva.Objective To understand the experiences of interaction between teenage mothers and visiting nurses in the Young Mothers Caregivers Program. Method Qualitative research using the theoretical-methodological framework of Social Phenomenology, with phenomenological interviews with visiting nurses and teenage mothers. Results Three visiting nurses and nine teenage mothers participated. The understanding of the experiences led to the elaboration of three categories of contexts of meanings related to the past and present: “Experiences of participation in the PJMC”; “The interaction experienced by visiting nurses and teenage mothers”; “Parenting and maternal role”. Conclusion The interaction between visiting nurses and teenage mothers in the program was characterized as positive, as it provided the mother with greater security in her maternal and parental role. The attitudes of nurses and adolescent mothers were fundamental for establishing a positive interaction.Objetivo Comprender las vivencias de interacción entre madres adolescentes y enfermeras visitadoras del Programa Jóvenes Madres Cuidadoras. Método Se trata de una investigación cualitativa, en la que se utilizó el referencial teórico-metodológico de la Fenomenología Social mediante entrevistas fenomenológicas entre enfermeras visitadoras y madres adolescentes. Resultados Participaron tres enfermeras visitadoras y nueve madres adolescentes. La comprensión de las vivencias posibilitó la elaboración de tres categorías de contextos significativos relacionados con el tiempo pasado y el presente: “Vivencias de la participación en el Programa Jóvenes Madres Cuidadoras”; “Interacción entre enfermeras visitadoras y madres adolescentes”; “Parentalidad y papel maternal”. Conclusión La interacción entre las enfermeras visitantes y las madres adolescentes del programa se caracterizó por ser positiva, lo que proporcionó a la madre una mayor seguridad en el desempeño de su función materna y parental. Las actitudes de las enfermeras y las madres adolescentes fueron fundamentales para establecer una interacción positiva.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2020-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18230010.1590/s1980-220x2019030103635 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03635Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03635Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e036351980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182300/169074https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182300/169073https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu-D’ Agostini, Flávia Corrêa Porto deCharepe, Zaida BorgesSiqueira, Lucíola D’EmeryFracolli, Lislaine Aparecida2021-02-23T01:41:08Zoai:revistas.usp.br:article/182300Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-02-23T01:41:08Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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