Compreendendo a experiência de cuidadores de crianças com tuberculose em tratamento diretamente observado.
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103102 |
Resumo: | Objetivo Compreender a experiência vivenciada por cuidadores de crianças com tuberculose ou comunicantes em relação ao Tratamento Diretamente Observado (TDO). Método Pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida no ambulatório do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 cuidadores de crianças em TDO para tuberculose, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisá-los. Resultados Foram identificados sete DCSs, agrupados em quatro categorias: “Vivendo uma situação difícil", “Mudando a rotina da família”, “A responsabilidade é quase sempre da mãe” e “Buscando-se adaptar-se ao tratamento diretamente observado”. Conclusão As dificuldades enfrentadas pelo cuidador da criança ao iniciar o TDO modificam significativamente a rotina familiar. A responsabilidade pela sua continuidade é principalmente da mãe, que busca adaptar-se às exigências do tratamento e enfrentar a situação. |
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Compreendendo a experiência de cuidadores de crianças com tuberculose em tratamento diretamente observado. La comprensión de la experiencia de los cuidadores de niños con tuberculosis terapia de observación directa. Understanding the experiences of caregivers of children with tuberculosis in directly observed therapy Objetivo Compreender a experiência vivenciada por cuidadores de crianças com tuberculose ou comunicantes em relação ao Tratamento Diretamente Observado (TDO). Método Pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida no ambulatório do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 cuidadores de crianças em TDO para tuberculose, utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisá-los. Resultados Foram identificados sete DCSs, agrupados em quatro categorias: “Vivendo uma situação difícil", “Mudando a rotina da família”, “A responsabilidade é quase sempre da mãe” e “Buscando-se adaptar-se ao tratamento diretamente observado”. Conclusão As dificuldades enfrentadas pelo cuidador da criança ao iniciar o TDO modificam significativamente a rotina familiar. A responsabilidade pela sua continuidade é principalmente da mãe, que busca adaptar-se às exigências do tratamento e enfrentar a situação. Objetivo Comprender la experiencia vivida por los cuidadores de niños con tuberculosis o la comunicación en relación a el Tratamiento Directamente Observado (TDO). Método investigación descriptiva exploratoria, con enfoque cualitativo desarrollado en el dispensario del “Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis” (PECP). Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas semiestructuradas con 13 cuidadores de niños en TDO para tuberculosis, utilizando el Discurso del Sujeto Colectivo (DCS) para analizarlos. Resultados fueron identificados siete DCSs, agrupados en cuatro categorías: "Viviendo una situación difícil", "Cambiando la rutina de la familia", "La responsabilidad es casi siempre de la madre" y "Buscando la adaptación al tratamiento directamente observado". Conclusión las dificultades enfrentadas por los cuidadores del niño para empezar el TDO cambian significativamente la rutina familiar. La responsabilidad por la continuidad en el tratamiento es principalmente de la madre, que busca adaptarse a las exigencias del tratamiento y hacerle frente a la situación. Objective To understand the situations and communications experienced by caregivers of children with tuberculosis (TB) with regard to directly observed therapy (DOT). Method A descriptive exploratory study with a qualitative approach was applied and developed in the ambulatory of Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP). The data were collected using semi-structured interviews of 13 caregivers of children with TB in DOT. The Collective Subject Discourse (CSD) method was used to analyze the data. Results Seven CSDs were identified and grouped into four categories: "Living in a difficult situation", "Changing the family routine", "Responsibility almost always fall son the mother", and "Adapting to the DOT". Conclusions The difficulties faced by the caregiver of the child at the beginning of DOT significantly changed the familiar routine. The responsibility for its continuity was assigned to the mother, who must adapt to the demands of the treatment and face the situation. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10310210.1590/S0080-623420140000800007Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 39-45Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 39-45Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 39-451980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103102/101428https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103102/101429http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thatiana de Medeiros Vale da Santos, Maria Áurea dos Almeida, Fabiane de Amorim 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103102Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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