O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glanzner,Cecília Helena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Olschowsky,Agnes, Kantorski,Luciane Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300024
Resumo: O objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram-se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer.
id USP-24_d3d58066c942ac07064ffd68b3dec5a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000300024
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção PsicossocialServiços de Saúde MentalEquipe de assistência ao pacienteSatisfação no empregoSaúde do trabalhadorAvaliação em saúdeO objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram-se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300024Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000300024info:eu-repo/semantics/openAccessGlanzner,Cecília HelenaOlschowsky,AgnesKantorski,Luciane Pradopor2011-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000300024Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-06-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
title O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
spellingShingle O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
Glanzner,Cecília Helena
Serviços de Saúde Mental
Equipe de assistência ao paciente
Satisfação no emprego
Saúde do trabalhador
Avaliação em saúde
title_short O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
title_full O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
title_fullStr O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
title_full_unstemmed O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
title_sort O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
author Glanzner,Cecília Helena
author_facet Glanzner,Cecília Helena
Olschowsky,Agnes
Kantorski,Luciane Prado
author_role author
author2 Olschowsky,Agnes
Kantorski,Luciane Prado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Glanzner,Cecília Helena
Olschowsky,Agnes
Kantorski,Luciane Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de Saúde Mental
Equipe de assistência ao paciente
Satisfação no emprego
Saúde do trabalhador
Avaliação em saúde
topic Serviços de Saúde Mental
Equipe de assistência ao paciente
Satisfação no emprego
Saúde do trabalhador
Avaliação em saúde
description O objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram-se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000300024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534479863808