O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300024 |
Resumo: | O objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram-se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer. |
id |
USP-24_d3d58066c942ac07064ffd68b3dec5a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342011000300024 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção PsicossocialServiços de Saúde MentalEquipe de assistência ao pacienteSatisfação no empregoSaúde do trabalhadorAvaliação em saúdeO objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram-se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300024Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000300024info:eu-repo/semantics/openAccessGlanzner,Cecília HelenaOlschowsky,AgnesKantorski,Luciane Pradopor2011-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000300024Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-06-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial |
title |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial |
spellingShingle |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial Glanzner,Cecília Helena Serviços de Saúde Mental Equipe de assistência ao paciente Satisfação no emprego Saúde do trabalhador Avaliação em saúde |
title_short |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial |
title_full |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial |
title_fullStr |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial |
title_full_unstemmed |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial |
title_sort |
O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial |
author |
Glanzner,Cecília Helena |
author_facet |
Glanzner,Cecília Helena Olschowsky,Agnes Kantorski,Luciane Prado |
author_role |
author |
author2 |
Olschowsky,Agnes Kantorski,Luciane Prado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glanzner,Cecília Helena Olschowsky,Agnes Kantorski,Luciane Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços de Saúde Mental Equipe de assistência ao paciente Satisfação no emprego Saúde do trabalhador Avaliação em saúde |
topic |
Serviços de Saúde Mental Equipe de assistência ao paciente Satisfação no emprego Saúde do trabalhador Avaliação em saúde |
description |
O objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram-se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000300024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534479863808 |