O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargens, Octávio Muniz da Costa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Progianti, Jane Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias pedagógicas de desmedicalização da assistência no ensino da enfermagem na saúde da mulher adotadas na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Contextualiza o ensino na área e apresenta, à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu, três esferas de atuação discente e docente neste processo.
id USP-24_db345e49c73f95f7b79ff2868316ac1c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41379
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagemEl proceso de desmedicalización de la asistencia a la mujer en la enseñanza de enfermeríaThe process of demedicalization of women's health in nursing educationEducation nursingWomen's healthObstetric nursingMedicalizationEducación en enfermeríaSalud de las mujeresEnfermería obstétricaMedicalizaciónEducação em enfermagemSaúde da mulherEnfermagem obstétricaMedicalizaçãoEste trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias pedagógicas de desmedicalização da assistência no ensino da enfermagem na saúde da mulher adotadas na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Contextualiza o ensino na área e apresenta, à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu, três esferas de atuação discente e docente neste processo.Este trabajo tuvo como objetivo presentar las estrategias pedagógicas adoptadas por la Facultad de Enfermería de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ - Brasil), para la desmedicalización de la asistencia y de la enseñanza de enfermería en la salud de la mujer. El artículo presenta el contexto de la enseñanza en esta área del conocimiento. También presenta, bajo la perspectiva de los conceptos de Pierre Bourdieu, tres esferas de actuación del estudiante y del maestro en este proceso.This objective of this study is to present the pedagogic strategies adopted by the Rio de Janeiro State University Nursing School (UERJ - Brazil) for the demedicalization of care in nursing education in women's health. It presents the context of teaching in this area of knowledge. It also presents, from the perspective of concepts by Pierre Bourdieu, three spheres of students' and teachers' performance in this process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4137910.1590/S0080-62342004000100006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 1 (2004); 46-50Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 1 (2004); 46-50Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 1 (2004); 46-501980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379/44956http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVargens, Octávio Muniz da CostaProgianti, Jane Márcia2012-08-31T19:07:47Zoai:revistas.usp.br:article/41379Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:07:47Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
El proceso de desmedicalización de la asistencia a la mujer en la enseñanza de enfermería
The process of demedicalization of women's health in nursing education
title O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
spellingShingle O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
Vargens, Octávio Muniz da Costa
Education nursing
Women's health
Obstetric nursing
Medicalization
Educación en enfermería
Salud de las mujeres
Enfermería obstétrica
Medicalización
Educação em enfermagem
Saúde da mulher
Enfermagem obstétrica
Medicalização
title_short O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
title_full O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
title_fullStr O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
title_sort O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
author Vargens, Octávio Muniz da Costa
author_facet Vargens, Octávio Muniz da Costa
Progianti, Jane Márcia
author_role author
author2 Progianti, Jane Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargens, Octávio Muniz da Costa
Progianti, Jane Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Education nursing
Women's health
Obstetric nursing
Medicalization
Educación en enfermería
Salud de las mujeres
Enfermería obstétrica
Medicalización
Educação em enfermagem
Saúde da mulher
Enfermagem obstétrica
Medicalização
topic Education nursing
Women's health
Obstetric nursing
Medicalization
Educación en enfermería
Salud de las mujeres
Enfermería obstétrica
Medicalización
Educação em enfermagem
Saúde da mulher
Enfermagem obstétrica
Medicalização
description Este trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias pedagógicas de desmedicalização da assistência no ensino da enfermagem na saúde da mulher adotadas na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Contextualiza o ensino na área e apresenta, à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu, três esferas de atuação discente e docente neste processo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379
10.1590/S0080-62342004000100006
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342004000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379/44956
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 1 (2004); 46-50
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 1 (2004); 46-50
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 1 (2004); 46-50
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732101947392