O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias pedagógicas de desmedicalização da assistência no ensino da enfermagem na saúde da mulher adotadas na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Contextualiza o ensino na área e apresenta, à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu, três esferas de atuação discente e docente neste processo. |
id |
USP-24_db345e49c73f95f7b79ff2868316ac1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41379 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagemEl proceso de desmedicalización de la asistencia a la mujer en la enseñanza de enfermeríaThe process of demedicalization of women's health in nursing educationEducation nursingWomen's healthObstetric nursingMedicalizationEducación en enfermeríaSalud de las mujeresEnfermería obstétricaMedicalizaciónEducação em enfermagemSaúde da mulherEnfermagem obstétricaMedicalizaçãoEste trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias pedagógicas de desmedicalização da assistência no ensino da enfermagem na saúde da mulher adotadas na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Contextualiza o ensino na área e apresenta, à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu, três esferas de atuação discente e docente neste processo.Este trabajo tuvo como objetivo presentar las estrategias pedagógicas adoptadas por la Facultad de Enfermería de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ - Brasil), para la desmedicalización de la asistencia y de la enseñanza de enfermería en la salud de la mujer. El artículo presenta el contexto de la enseñanza en esta área del conocimiento. También presenta, bajo la perspectiva de los conceptos de Pierre Bourdieu, tres esferas de actuación del estudiante y del maestro en este proceso.This objective of this study is to present the pedagogic strategies adopted by the Rio de Janeiro State University Nursing School (UERJ - Brazil) for the demedicalization of care in nursing education in women's health. It presents the context of teaching in this area of knowledge. It also presents, from the perspective of concepts by Pierre Bourdieu, three spheres of students' and teachers' performance in this process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4137910.1590/S0080-62342004000100006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 1 (2004); 46-50Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 1 (2004); 46-50Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 1 (2004); 46-501980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379/44956http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVargens, Octávio Muniz da CostaProgianti, Jane Márcia2012-08-31T19:07:47Zoai:revistas.usp.br:article/41379Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:07:47Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem El proceso de desmedicalización de la asistencia a la mujer en la enseñanza de enfermería The process of demedicalization of women's health in nursing education |
title |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem |
spellingShingle |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem Vargens, Octávio Muniz da Costa Education nursing Women's health Obstetric nursing Medicalization Educación en enfermería Salud de las mujeres Enfermería obstétrica Medicalización Educação em enfermagem Saúde da mulher Enfermagem obstétrica Medicalização |
title_short |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem |
title_full |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem |
title_fullStr |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem |
title_full_unstemmed |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem |
title_sort |
O processo de desmedicalização da assistência à mulher no ensino de enfermagem |
author |
Vargens, Octávio Muniz da Costa |
author_facet |
Vargens, Octávio Muniz da Costa Progianti, Jane Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Progianti, Jane Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargens, Octávio Muniz da Costa Progianti, Jane Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education nursing Women's health Obstetric nursing Medicalization Educación en enfermería Salud de las mujeres Enfermería obstétrica Medicalización Educação em enfermagem Saúde da mulher Enfermagem obstétrica Medicalização |
topic |
Education nursing Women's health Obstetric nursing Medicalization Educación en enfermería Salud de las mujeres Enfermería obstétrica Medicalización Educação em enfermagem Saúde da mulher Enfermagem obstétrica Medicalização |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias pedagógicas de desmedicalização da assistência no ensino da enfermagem na saúde da mulher adotadas na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Contextualiza o ensino na área e apresenta, à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu, três esferas de atuação discente e docente neste processo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379 10.1590/S0080-62342004000100006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342004000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41379/44956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 1 (2004); 46-50 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 1 (2004); 46-50 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 1 (2004); 46-50 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221732101947392 |