Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Caroline Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Valentina Barbosa da, Parmejiani, Elen Petean, Cavalcante, Daniela Ferreira Borba, Souza, Maria Helena do Nascimento, Stipp, Marluci Andrade Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197041
Resumo: Objetivo: compreender as principais situações enfrentadas pelos agentes comunitários de saúde em relação à saúde da criança sob a ótica das ações de educação permanente. Método: trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou o Arco de Maguerez. Participaram do estudo 10 agentes comunitários de saúde de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. Foram abordadas as etapas: observação da realidade; identificação dos pontos-chave e teorização. Os discursos foram gravados, transcritos e seu conteúdo textual foi processado no software IRAMUTEQ, utilizando-se a Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Formaram-se cinco classes, que compuseram três blocos temáticos nomeados da seguinte forma: vulnerabilidade social da criança no território; o manuseio da caderneta de saúde da criança e o calendário vacinal. Conclusão: O desvelar das situações que impactam no trabalho dos agentes comunitários de saúde são imprescindíveis para a educação permanente, por favorecer pressupostos aplicáveis no cotidiano do trabalho com resolutividade na saúde da criança.
id USP-24_e3a0b8aee8c12424b1b26876b1284870
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/197041
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanenteCommunity Health Agents and child health care: implications for continuing educationAgentes Comunitários de Saúde no cuidado com a saúde da criança: implicações para a educação permanenteCommunity Health WorkersEducation, ContinuingChild healthAgentes comunitários de saúdeEducação permanenteSaúde da CriançaAgentes Comunitarios de SaludEducación ContinuaSalud del NiñoObjetivo: compreender as principais situações enfrentadas pelos agentes comunitários de saúde em relação à saúde da criança sob a ótica das ações de educação permanente. Método: trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou o Arco de Maguerez. Participaram do estudo 10 agentes comunitários de saúde de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. Foram abordadas as etapas: observação da realidade; identificação dos pontos-chave e teorização. Os discursos foram gravados, transcritos e seu conteúdo textual foi processado no software IRAMUTEQ, utilizando-se a Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Formaram-se cinco classes, que compuseram três blocos temáticos nomeados da seguinte forma: vulnerabilidade social da criança no território; o manuseio da caderneta de saúde da criança e o calendário vacinal. Conclusão: O desvelar das situações que impactam no trabalho dos agentes comunitários de saúde são imprescindíveis para a educação permanente, por favorecer pressupostos aplicáveis no cotidiano do trabalho com resolutividade na saúde da criança.Objetivo: Comprender las principales situaciones vividas por los agentes de salud comunitaria en lo que se refiere a la salud del niño bajo la óptica de las acciones de educación permanente. Método: Es una investigación con abordaje cualitativo que utilizó el Arco de Maguerez. Participaron del estudio 10 agentes de salud comunitaria de un Centro de Atención Primaria a la Salud. Se abordaron las etapas: observación de la realidad, identificación de las cuestiones principales y teorización. Los discursos fueron grabados, transcritos y su contenido textual fue procesado en el software IRAMUTEQ utilizando la Clasificación Descendente Jerárquica. Resultados: Resultaron cinco clases que compusieron tres grupos temáticos nombrados de la siguiente manera: vulnerabilidad social del niño en el territorio, el manejo del carné de vacunación del niño y el calendario de vacunas. Conclusión: La revelación de las situaciones que impactan el trabajo de los agentes de salud es imprescindible para la educación permanente, una vez que puede favorecer premisas aplicables en el cotidiano del trabajo con resoluciones en la salud del niño.Objective: To understand the main situations faced by community health agents in relation to children’s health in the light of permanent education actions. Method: This is a research of qualitative approach, which used the Arc of Maguerez. Ten community health agents from a Primary Health Care Unit participated in the study. The following steps were addressed: observation of reality; identification of key points, and theorization. The speeches were recorded, transcribed, and their textual content was processed in the IRAMUTEQ software, using the Descending Hierarchical Classification. Results: Five classes were formed, which composed three thematic blocks named as follows: child’s social vulnerability in the territory; handling the child’s health record, and vaccination schedule. Conclusion: Unveiling situations that influence the work of community health agents is essential for continuing education, as this favors assumptions applicable to daily work with resoluteness in child health.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19704110.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0544Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210544Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210544Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202105441980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197041/181396https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197041/181395http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Caroline LopesSilva, Valentina Barbosa daParmejiani, Elen PeteanCavalcante, Daniela Ferreira BorbaSouza, Maria Helena do NascimentoStipp, Marluci Andrade Conceição2022-04-28T13:17:47Zoai:revistas.usp.br:article/197041Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-04-28T13:17:47Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente
Community Health Agents and child health care: implications for continuing education
Agentes Comunitários de Saúde no cuidado com a saúde da criança: implicações para a educação permanente
title Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente
spellingShingle Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente
Vieira, Caroline Lopes
Community Health Workers
Education, Continuing
Child health
Agentes comunitários de saúde
Educação permanente
Saúde da Criança
Agentes Comunitarios de Salud
Educación Continua
Salud del Niño
title_short Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente
title_full Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente
title_fullStr Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente
title_full_unstemmed Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente
title_sort Agentes de Salud Comunitaria en el cuidado con la salud del niño: implicaciones para la educación permanente
author Vieira, Caroline Lopes
author_facet Vieira, Caroline Lopes
Silva, Valentina Barbosa da
Parmejiani, Elen Petean
Cavalcante, Daniela Ferreira Borba
Souza, Maria Helena do Nascimento
Stipp, Marluci Andrade Conceição
author_role author
author2 Silva, Valentina Barbosa da
Parmejiani, Elen Petean
Cavalcante, Daniela Ferreira Borba
Souza, Maria Helena do Nascimento
Stipp, Marluci Andrade Conceição
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Caroline Lopes
Silva, Valentina Barbosa da
Parmejiani, Elen Petean
Cavalcante, Daniela Ferreira Borba
Souza, Maria Helena do Nascimento
Stipp, Marluci Andrade Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Community Health Workers
Education, Continuing
Child health
Agentes comunitários de saúde
Educação permanente
Saúde da Criança
Agentes Comunitarios de Salud
Educación Continua
Salud del Niño
topic Community Health Workers
Education, Continuing
Child health
Agentes comunitários de saúde
Educação permanente
Saúde da Criança
Agentes Comunitarios de Salud
Educación Continua
Salud del Niño
description Objetivo: compreender as principais situações enfrentadas pelos agentes comunitários de saúde em relação à saúde da criança sob a ótica das ações de educação permanente. Método: trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou o Arco de Maguerez. Participaram do estudo 10 agentes comunitários de saúde de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. Foram abordadas as etapas: observação da realidade; identificação dos pontos-chave e teorização. Os discursos foram gravados, transcritos e seu conteúdo textual foi processado no software IRAMUTEQ, utilizando-se a Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Formaram-se cinco classes, que compuseram três blocos temáticos nomeados da seguinte forma: vulnerabilidade social da criança no território; o manuseio da caderneta de saúde da criança e o calendário vacinal. Conclusão: O desvelar das situações que impactam no trabalho dos agentes comunitários de saúde são imprescindíveis para a educação permanente, por favorecer pressupostos aplicáveis no cotidiano do trabalho com resolutividade na saúde da criança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197041
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0544
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197041
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0544
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197041/181396
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197041/181395
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210544
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210544
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210544
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221748863434752