Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graças,Elizabeth Mendes das
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos,Geralda Fortina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100026
Resumo: Para o cuidado zeloso, autêntico, é preciso compreender aquele que será cuidado. Isso requer um perscrutar atento do cuidador sobre a experiência existencial do ser que precisa do cuidado. Exige, sobretudo, saber perguntar e refletir sobre o que foi revelado. Acreditando nos fundamentos da fenomenologia, as autoras vêm buscando construir uma metodologia para a arte de cuidar em enfermagem. Inspiradas nessa visão, procuram desenvolver habilidades de um pensar e de um fazer fenomenológico para ser-com-o-outro num modo autêntico de solicitude. Neste trabalho, são apresentadas reflexões sobre a compreensão do ser-paciente e sobre uma metodologia do cuidado, para que respaldem o(a) enfermeiro(a) em seu cotidiano.
id USP-24_e5e363597de0b2340111f1352cec9ee3
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342009000100026
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológicaCuidados de enfermagemMetodologiaRelações enfermeiro-pacientePara o cuidado zeloso, autêntico, é preciso compreender aquele que será cuidado. Isso requer um perscrutar atento do cuidador sobre a experiência existencial do ser que precisa do cuidado. Exige, sobretudo, saber perguntar e refletir sobre o que foi revelado. Acreditando nos fundamentos da fenomenologia, as autoras vêm buscando construir uma metodologia para a arte de cuidar em enfermagem. Inspiradas nessa visão, procuram desenvolver habilidades de um pensar e de um fazer fenomenológico para ser-com-o-outro num modo autêntico de solicitude. Neste trabalho, são apresentadas reflexões sobre a compreensão do ser-paciente e sobre uma metodologia do cuidado, para que respaldem o(a) enfermeiro(a) em seu cotidiano.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100026Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.1 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000100026info:eu-repo/semantics/openAccessGraças,Elizabeth Mendes dasSantos,Geralda Fortina dospor2009-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000100026Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-04-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica
title Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica
spellingShingle Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica
Graças,Elizabeth Mendes das
Cuidados de enfermagem
Metodologia
Relações enfermeiro-paciente
title_short Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica
title_full Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica
title_fullStr Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica
title_full_unstemmed Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica
title_sort Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica
author Graças,Elizabeth Mendes das
author_facet Graças,Elizabeth Mendes das
Santos,Geralda Fortina dos
author_role author
author2 Santos,Geralda Fortina dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graças,Elizabeth Mendes das
Santos,Geralda Fortina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem
Metodologia
Relações enfermeiro-paciente
topic Cuidados de enfermagem
Metodologia
Relações enfermeiro-paciente
description Para o cuidado zeloso, autêntico, é preciso compreender aquele que será cuidado. Isso requer um perscrutar atento do cuidador sobre a experiência existencial do ser que precisa do cuidado. Exige, sobretudo, saber perguntar e refletir sobre o que foi revelado. Acreditando nos fundamentos da fenomenologia, as autoras vêm buscando construir uma metodologia para a arte de cuidar em enfermagem. Inspiradas nessa visão, procuram desenvolver habilidades de um pensar e de um fazer fenomenológico para ser-com-o-outro num modo autêntico de solicitude. Neste trabalho, são apresentadas reflexões sobre a compreensão do ser-paciente e sobre uma metodologia do cuidado, para que respaldem o(a) enfermeiro(a) em seu cotidiano.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342009000100026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.1 2009
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532849328128