Cuidar de dependentes de substancias psicoativas: percepcoes dos estudantes de enfermagem
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78010 |
Resumo: | Estudo exploratório de abordagem qualitativa cujo objetivo foi conhecer as percepções de estudantes de enfermagem frente ao cuidado do dependente químico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública da cidade de São Paulo, que desenvolveram estágio em serviços especializados no uso de álcool e drogas, no período de 2007 e 2009.Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e a avaliação das falas permitiu evidenciar que o cuidar do dependente químico foi considerado interessante, porém difícil e desgastante. Como pontos positivos, os estudantes apontaram a discussão sobre a teoria e a vivência, o que possibilitou a transformação das concepções vinculadas a um modelo moral para outras, pautadas em modelos técnicos, científicos e éticos. Concluiu-se que essa estratégia de ensino pode contribuir para a mudança das percepções dos enfermeiros frente a esses pacientes. |
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Cuidar de dependentes de substancias psicoativas: percepcoes dos estudantes de enfermagemCaring for people with psychoactive substance dependence: nursing student perceptionsCuidado de dependientes de sustancias psicoactivas: percepciones de los estudiantes de enfermeriaEstudo exploratório de abordagem qualitativa cujo objetivo foi conhecer as percepções de estudantes de enfermagem frente ao cuidado do dependente químico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública da cidade de São Paulo, que desenvolveram estágio em serviços especializados no uso de álcool e drogas, no período de 2007 e 2009.Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e a avaliação das falas permitiu evidenciar que o cuidar do dependente químico foi considerado interessante, porém difícil e desgastante. Como pontos positivos, os estudantes apontaram a discussão sobre a teoria e a vivência, o que possibilitou a transformação das concepções vinculadas a um modelo moral para outras, pautadas em modelos técnicos, científicos e éticos. Concluiu-se que essa estratégia de ensino pode contribuir para a mudança das percepções dos enfermeiros frente a esses pacientes.Estudio exploratorio de abordaje cualitativo objetivando conocer las percepciones de estudiantes de enfermería frente al cuidado del dependiente químico. Fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con 17 estudiantes de enfermería de una universidad pública de la ciudad de São Paulo, que desarrollaron una pasantía en servicios especializados en abuso de alcohol y drogas, entre 2007 y 2009. Se utilizó la técnica de análisis de contenido; la evaluación de los testimonios permitió demostrar que el cuidado del dependiente químico fue considerado como interesante, aunque difícil y desgastante. Como puntos positivos, los estudiantes señalaron la discusión sobre la teoría y la experiencia, lo que posibilitó la transformación de las concepciones vinculadas a un modelo moral para otras, pautadas sobre modelos técnicos, científicos y éticos. Se concluyó en que dicha estrategia de enseñanza puede contribuir al cambio de las percepciones de los enfermeros frente a tales pacientes.This was a qualitative exploratory study aiming to better understand the perceptions of student nurses regarding care of the chemically dependent. Semi-structured interviews were conducted between 2007 and 2009 with 17 nursing students from a public university in the city of São Paulo who were training in specialized services for abusers of alcohol and drugs. The content analysis technique was used, and the discourse evaluation revealed that care for the chemically dependent was considered interesting but difficult and exhausting. A positive outcome noted by the students was that the discussion of theory and experience enabled them to change their perceptions of the issue from a moral model base to a more technical, scientific and ethical one. It was concluded that this teaching strategy can contribute to changing the perceptions of nurses toward these patients.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/7801010.1590/reeusp.v47i3.78010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 3 (2013); 671-677Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 3 (2013); 671-677Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 3 (2013); 671-6771980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78010/81996https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78010/81997http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Fernanda MotaVargas, Divane deOliveira, Marcia Aparecida Ferreira deBittencourt, Marina Nolli2014-04-01T17:48:07Zoai:revistas.usp.br:article/78010Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-04-01T17:48:07Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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