Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Maria Helena Baena de Moraes
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Vale,Ianê Nogueira do, Barbosa,Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341997000100006
Resumo: Acreditando na importância do diagnóstico de enfermagem,o seu ensino foi introduzido ha 4 anos nas disciplinas de Assistência de Enfermagem à Saúde da mulher e Enfermagem Perinatal, no 6o. período do curso de graduação em enfermagem da UNICAMP. Com o intuito de avaliar essa experiência, propusémo-nos a levantar a opinião dos alunos e obter subsídios para aprimorar o ensino. Foram ministradas 4 horas de ensino teórico e indicada bibliografia básica. A aplicação prática supervisionada foi desenvolvida durante 21 horas numa unidade neonatal e 45 horas em centros de saúde. Ao término das disciplinas, 16 alunos responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. O grupo de alunos respondentes foi unânime em considerar válido o estudo dos diagnósticos de enfermagem. A maioria considerou mais adequado introduzir o ensino no 3o. semestre, quando se iniciam os procedimentos básicos de enfermagem. Quanto à dificuldade de aprendizado do uso dos diagnósticos, 68, 7% dos alunos relataram um nível de dificuldade superior a 25% e inferior a 75%. O grupo de alunos como um todo achou que o estudo do diagnóstico de enfermagem trouxe modificações no seu conceito de assistência de enfermagem.
id USP-24_eb66e173b317a0d6516899c25f4e2eb4
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62341997000100006
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDADiagnóstico de enfermagemEnsinoAcreditando na importância do diagnóstico de enfermagem,o seu ensino foi introduzido ha 4 anos nas disciplinas de Assistência de Enfermagem à Saúde da mulher e Enfermagem Perinatal, no 6o. período do curso de graduação em enfermagem da UNICAMP. Com o intuito de avaliar essa experiência, propusémo-nos a levantar a opinião dos alunos e obter subsídios para aprimorar o ensino. Foram ministradas 4 horas de ensino teórico e indicada bibliografia básica. A aplicação prática supervisionada foi desenvolvida durante 21 horas numa unidade neonatal e 45 horas em centros de saúde. Ao término das disciplinas, 16 alunos responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. O grupo de alunos respondentes foi unânime em considerar válido o estudo dos diagnósticos de enfermagem. A maioria considerou mais adequado introduzir o ensino no 3o. semestre, quando se iniciam os procedimentos básicos de enfermagem. Quanto à dificuldade de aprendizado do uso dos diagnósticos, 68, 7% dos alunos relataram um nível de dificuldade superior a 25% e inferior a 75%. O grupo de alunos como um todo achou que o estudo do diagnóstico de enfermagem trouxe modificações no seu conceito de assistência de enfermagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1997-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341997000100006Revista da Escola de Enfermagem da USP v.31 n.1 1997reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62341997000100006info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Maria Helena Baena de MoraesVale,Ianê Nogueira doBarbosa,Margaridapor2010-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341997000100006Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-03-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA
title Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA
spellingShingle Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA
Lopes,Maria Helena Baena de Moraes
Diagnóstico de enfermagem
Ensino
title_short Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA
title_full Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA
title_fullStr Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA
title_full_unstemmed Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA
title_sort Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA
author Lopes,Maria Helena Baena de Moraes
author_facet Lopes,Maria Helena Baena de Moraes
Vale,Ianê Nogueira do
Barbosa,Margarida
author_role author
author2 Vale,Ianê Nogueira do
Barbosa,Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Maria Helena Baena de Moraes
Vale,Ianê Nogueira do
Barbosa,Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico de enfermagem
Ensino
topic Diagnóstico de enfermagem
Ensino
description Acreditando na importância do diagnóstico de enfermagem,o seu ensino foi introduzido ha 4 anos nas disciplinas de Assistência de Enfermagem à Saúde da mulher e Enfermagem Perinatal, no 6o. período do curso de graduação em enfermagem da UNICAMP. Com o intuito de avaliar essa experiência, propusémo-nos a levantar a opinião dos alunos e obter subsídios para aprimorar o ensino. Foram ministradas 4 horas de ensino teórico e indicada bibliografia básica. A aplicação prática supervisionada foi desenvolvida durante 21 horas numa unidade neonatal e 45 horas em centros de saúde. Ao término das disciplinas, 16 alunos responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. O grupo de alunos respondentes foi unânime em considerar válido o estudo dos diagnósticos de enfermagem. A maioria considerou mais adequado introduzir o ensino no 3o. semestre, quando se iniciam os procedimentos básicos de enfermagem. Quanto à dificuldade de aprendizado do uso dos diagnósticos, 68, 7% dos alunos relataram um nível de dificuldade superior a 25% e inferior a 75%. O grupo de alunos como um todo achou que o estudo do diagnóstico de enfermagem trouxe modificações no seu conceito de assistência de enfermagem.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341997000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341997000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62341997000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.31 n.1 1997
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936529905975296