El proyeto de residencia asistida del centro de atención psicosocial: de una cuestión clínica a otra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livieres, Carlos Francisco
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, Ana Luisa Aranha e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41527
Resumo: O estudo objetivou analisar, por meio de estudo de caso clínico e segundo o referencial psicanalítico, se as intervenções do Projeto Moradia possibilitam a estabilização do paciente por meio de construção de uma metáfora delirante. Os resultados indicaram o impacto do Projeto na vida do morador: ser aceito, evidenciando uma vitória nos objetivos relacionados à autonomia, redução do isolamento social e intervenção nas questões de moradias consideradas perniciosas, articulando "duas clínicas": uma que interfere diretamente na vida dos moradores a iniciar de suas intervenções e outra, que a sustenta, mas opera em outras instâncias de tratamento, compondo uma relação de interdependência institucional.
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spelling El proyeto de residencia asistida del centro de atención psicosocial: de una cuestión clínica a otraO projeto moradia assistida do centro de atenção psicossocial: de uma questão clínica a outraThe center for psychosocial attention's tutorship residence project: from a clinical question to anotherMental healthAssisted living facilitiesRehabilitationSaúde mentalMoradias assistidasReabilitaçãoSalud mentalInstituciones de vida asistidaRehabilitaciónO estudo objetivou analisar, por meio de estudo de caso clínico e segundo o referencial psicanalítico, se as intervenções do Projeto Moradia possibilitam a estabilização do paciente por meio de construção de uma metáfora delirante. Os resultados indicaram o impacto do Projeto na vida do morador: ser aceito, evidenciando uma vitória nos objetivos relacionados à autonomia, redução do isolamento social e intervenção nas questões de moradias consideradas perniciosas, articulando "duas clínicas": uma que interfere diretamente na vida dos moradores a iniciar de suas intervenções e outra, que a sustenta, mas opera em outras instâncias de tratamento, compondo uma relação de interdependência institucional.En el presente estudio se tuvo como objetivo analizar, por medio del estudio de un caso clínico y según el referencial psicoanalítico, si las intervenciones del Proyecto Residencia posibilitan la estabilización del paciente por medio de la construcción de una metáfora delirante. Los resultados indicaron el impacto del Proyecto en la vida del morador: ser aceptado, evidenciando una victoria en los objetivos relacionados a la autonomía, reducción del aislamiento social e intervención en las cuestiones de residencias consideradas perniciosas, articulando "dos clínicas": una que interfiere directamente en la vida de los moradores para iniciar sus intervenciones y otra, que la sustenta, mas opera en otras instancias de tratamiento, componiendo una relación de interdependencia institucional.This paper studied the Projeto Moradia (Tutorship Residence Project) as a clinical instrument, adopting a psychoanalytical reference, based on a clinical case study. The objective was to analyze if the project's interven-tions enables the patient to become stable by constructing a delirious metaphor. The results showed the impact of the project on the life of residents: being accepted, thus demonstrating the successful attainment of its objectives with respect to auto-nomy, reduced social isolation and intervention in problematic housing questions, articulating "two clinics": one that interferes directly in the resident's life through project interventions, and the other, which supports it, but operates in other instances of treatment, creating a relationship of institutional interdependency.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4152710.1590/S0080-62342006000200006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 2 (2006); 188-195Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 2 (2006); 188-195Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 2 (2006); 188-1951980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41527/45123http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLivieres, Carlos FranciscoSilva, Ana Luisa Aranha e2012-08-31T20:53:34Zoai:revistas.usp.br:article/41527Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:53:34Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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