Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Laís Machado
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paula, Mariane Andreza de, Duarte, Elysangela Dittz, Bueno, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103244
Resumo: OBJETIVO Identificar recursos que favoreçam o ensino mediado por tecnologia na área da enfermagem neonatal. MÉTODO Revisão sistemática cujas buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO. Os títulos e os resumos foram avaliados por duas revisoras de modo independente. RESULTADOS Das 2.051 referências, 203 foram analisadas na íntegra, resultando na inclusão de nove estudos sobre semiotécnica e semiologia, ressuscitação cardiopulmonar, aspectos gerais de assistência neonatal, raciocínio diagnóstico e avaliação da dor. Dois artigos abordaram somente o desenvolvimento da estratégia educacional e sete descreveram processos de avaliação destas estratégias por especialistas e/ou usuários. CONCLUSÃO O ensino a distância constitui importante recurso para educação, aprimoramento e atualização e particularmente para a enfermagem neonatal agregando vantagens como maior aproximação da realidade e menor exposição dos neonatos para o ensino. A escassez de iniciativas educacionais mediadas por tecnologia sugere a necessidade do desenvolvimento, avaliação e divulgação de recursos de educação voltados ao cuidado de enfermagem ao neonato e sua família.
id USP-24_f76bcc0ef1028ecf236696cf235881ea
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103244
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática Distance education in neonatal nursing scenarios: a systematic review Educação a distância no cenário da enfermagem neonatal: revisão sistemática OBJETIVO Identificar recursos que favoreçam o ensino mediado por tecnologia na área da enfermagem neonatal. MÉTODO Revisão sistemática cujas buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO. Os títulos e os resumos foram avaliados por duas revisoras de modo independente. RESULTADOS Das 2.051 referências, 203 foram analisadas na íntegra, resultando na inclusão de nove estudos sobre semiotécnica e semiologia, ressuscitação cardiopulmonar, aspectos gerais de assistência neonatal, raciocínio diagnóstico e avaliação da dor. Dois artigos abordaram somente o desenvolvimento da estratégia educacional e sete descreveram processos de avaliação destas estratégias por especialistas e/ou usuários. CONCLUSÃO O ensino a distância constitui importante recurso para educação, aprimoramento e atualização e particularmente para a enfermagem neonatal agregando vantagens como maior aproximação da realidade e menor exposição dos neonatos para o ensino. A escassez de iniciativas educacionais mediadas por tecnologia sugere a necessidade do desenvolvimento, avaliação e divulgação de recursos de educação voltados ao cuidado de enfermagem ao neonato e sua família. OBJETIVO Identificar recursos que favorezcan la enseñanza mediada por tecnología en el área de la enfermería neonatal. MÉTODO Revisión sistemática cuyas búsquedas se llevaron a cabo en las bases de datos MEDLINE, LILACS y SciELO. Los títulos y los resúmenes los evaluaron dos revisoras de modo independiente. RESULTADOS De las 2.051 referencias, 203 se analizaron íntegramente, resultando en la inclusión de nueve estudios acerca de la semiotecnia y semiología, resucitación cardiopulmonar, aspectos generales de asistencia neonatal, razonamiento diagnóstico y evaluación del dolor. Dos artículos solo abordaron el desarrollo de la estrategia educativa y siete describieron los procesos de evaluación de dichas estrategias por expertos y/o usuarios. CONCLUSIÓN La enseñanza a distancia constituye importante recurso para la educación, el perfeccionamiento y la actualización, y especialmente en lo que se refiere a la enfermería neonatal agrega ventajas como mayor aproximación a la realidad y menor exposición de los neonatos a efectos de enseñanza. La escasez de iniciativas educativas mediadas por tecnología sugiere la necesidad del desarrollo, la evaluación y divulgación de recursos de educación dirigidos al cuidado de enfermería al neonato y su familia. OBJECTIVE Identify resources that support learning mediated by technology in the field of neonatal nursing. METHOD Systematic review with searches conducted in MEDLINE, LILACS and SciELO. Titles and abstracts were independently evaluated by two experts. RESULTS Of the 2,051 references, 203 full-text articles were analyzed, resulting in the inclusion of nine studies on semiotics and semiology, cardiopulmonary resuscitation, general aspects of neonatal care, diagnostic reasoning and assessment of pain. Only two articles addressed the development of educational strategies and seven papers described the assessment of these strategies by experts and/or users. CONCLUSION Distance education is an important resource for education, and its improvement and updating, and it particularly adds advantages for neonatal nursing by approximating teaching and real-life situations and by minimizing the exposure of newborns for teaching purposes. The lack of educational initiatives mediated by technology suggests the need for the development, evaluation and dissemination of educational resources focused on nursing care of newborns and their families. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10324410.1590/S0080-623420150000300021Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 3 (2015); 508-514Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 3 (2015); 508-514Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 3 (2015); 508-5141980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103244/101672https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103244/101673http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Laís Machado Paula, Mariane Andreza de Duarte, Elysangela Dittz Bueno, Mariana 2015-09-01T20:29:09Zoai:revistas.usp.br:article/103244Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-09-01T20:29:09Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática
Distance education in neonatal nursing scenarios: a systematic review
Educação a distância no cenário da enfermagem neonatal: revisão sistemática
title Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática
spellingShingle Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática
Freire, Laís Machado
title_short Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática
title_full Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática
title_fullStr Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática
title_full_unstemmed Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática
title_sort Educación a distancia en el escenario de la enfermería neonatal: revisión sistemática
author Freire, Laís Machado
author_facet Freire, Laís Machado
Paula, Mariane Andreza de
Duarte, Elysangela Dittz
Bueno, Mariana
author_role author
author2 Paula, Mariane Andreza de
Duarte, Elysangela Dittz
Bueno, Mariana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Laís Machado
Paula, Mariane Andreza de
Duarte, Elysangela Dittz
Bueno, Mariana
description OBJETIVO Identificar recursos que favoreçam o ensino mediado por tecnologia na área da enfermagem neonatal. MÉTODO Revisão sistemática cujas buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO. Os títulos e os resumos foram avaliados por duas revisoras de modo independente. RESULTADOS Das 2.051 referências, 203 foram analisadas na íntegra, resultando na inclusão de nove estudos sobre semiotécnica e semiologia, ressuscitação cardiopulmonar, aspectos gerais de assistência neonatal, raciocínio diagnóstico e avaliação da dor. Dois artigos abordaram somente o desenvolvimento da estratégia educacional e sete descreveram processos de avaliação destas estratégias por especialistas e/ou usuários. CONCLUSÃO O ensino a distância constitui importante recurso para educação, aprimoramento e atualização e particularmente para a enfermagem neonatal agregando vantagens como maior aproximação da realidade e menor exposição dos neonatos para o ensino. A escassez de iniciativas educacionais mediadas por tecnologia sugere a necessidade do desenvolvimento, avaliação e divulgação de recursos de educação voltados ao cuidado de enfermagem ao neonato e sua família.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103244
10.1590/S0080-623420150000300021
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103244
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420150000300021
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103244/101672
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103244/101673
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 3 (2015); 508-514
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 3 (2015); 508-514
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 3 (2015); 508-514
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221738423812096