La violencia contra adolescentes: un análisis a la luz de las categorías género y generación
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103052 |
Resumo: | Objetivo Analisar a violência contra o adolescente à luz das categorias gênero e geração. Método Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. As fontes de dados foram as notificações de violência da Rede de Proteção do município de Curitiba, de 2010 a 2012, e entrevistas semiestruturadas com 16 adolescentes abrigados. As variáveis quantitativas foram analisadas pelo software SPSS e os dados qualitativos através da análise de conteúdo. Resultados Os adolescentes foram submetidos à violência no ambiente doméstico e fora dele, como vítimas ou como espectadores. Prevaleceu no domicílio, incidindo principalmente sobre as meninas, com marcada conotação de violência de gênero. Conclusão Mais que constatar a magnitude do problema, o estudo pode fornecer subsídios para qualificar a assistência prestada aos sujeitos vitimizados e subsidiar o enfrentamento do fenômeno. |
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La violencia contra adolescentes: un análisis a la luz de las categorías género y generación Violence against adolescents: an analysis based on the categories gender and generation Violência contra adolescentes: uma análise
à luz das categorias gênero e geração Objetivo Analisar a violência contra o adolescente à luz das categorias gênero e geração. Método Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. As fontes de dados foram as notificações de violência da Rede de Proteção do município de Curitiba, de 2010 a 2012, e entrevistas semiestruturadas com 16 adolescentes abrigados. As variáveis quantitativas foram analisadas pelo software SPSS e os dados qualitativos através da análise de conteúdo. Resultados Os adolescentes foram submetidos à violência no ambiente doméstico e fora dele, como vítimas ou como espectadores. Prevaleceu no domicílio, incidindo principalmente sobre as meninas, com marcada conotação de violência de gênero. Conclusão Mais que constatar a magnitude do problema, o estudo pode fornecer subsídios para qualificar a assistência prestada aos sujeitos vitimizados e subsidiar o enfrentamento do fenômeno. Objetivo Analizar la violencia contra los adolescentes a la luz de las categorías de género y generación. Método Estudio exploratorio, descriptivo, de abordaje cuantitativo y cualitativo que. Las fuentes de datos fueron las denuncias de violencia mantenidos por la Red de Protección en Curitiba entre los años 2010-2012 y entrevistas semi-estructuradas con 16 adolescentes alojados. Las variables cuantitativas se analizaron mediante el programa SPSS y los cualitativos por la análisis de contenido. Resultados Los adolescentes fueron sometidos a la violencia en el hogar y en el exterior, como víctimas o espectadores. La violencia fue más frecuente en el hogar, centrándose principalmente en las chicas con matices marcados de violencia de género. Conclusión Más que encontrar la magnitud del problema, el estudio puede servir de base para calificar la asistencia a las personas víctimas de este fenómeno.
Exploratory and descriptive study based on quantitative and qualitative methods that analyze the phenomenon of violence against adolescents based on gender and generational categories. The data source was reports of violence from the Curitiba Protection Network from 2010 to 2012 and semi-structured interviews with 16 sheltered adolescents. Quantitative data were analyzed using SPSS software version 20.0 and the qualitative data were subjected to content analysis. The adolescents were victims of violence in the household and outside of the family environment, as victims or viewers of violence. The violence was experienced at home, mostly toward girls, with marked overtones of gender violence. More than indicating the magnitude of the issue, this study can give information to help qualify the assistance given to victimized people and address how to face this issue. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10305210.1590/S0080-623420140000600015Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial; 102-108Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Número Especial; 102-108Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Número Especial; 102-1081980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103052/101335https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103052/101336http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGessner, Rafaela Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de 2015-09-01T19:13:19Zoai:revistas.usp.br:article/103052Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-09-01T19:13:19Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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