Avaliação de uma cartilha educativa de promoção ao cuidado da criança a partir da percepção da família sobre temas de saúde e cidadania
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41754 |
Resumo: | Este estudo avalia o instrumento de promoção ao cuidado infantil, a cartilha educativa Toda Hora é Hora de Cuidar, através da análise da percepção dos cuidadores sobre os temas por ela discutidos. Estudo descritivo, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa como complementaridade, realizado com 89 cuidadores familiares, usuários do Programa de Saúde da Família, na cidade de São Paulo. Observou-se uma predominância de mães, com ensino fundamental incompleto que relataram compreensão e interesse pelos conteúdos da cartilha. O conceito sobre o cuidado com a criança aparece enquanto ação afetiva e de labor. A Unidade Básica de Saúde se destaca como importante apoio social em detrimento de outras instituições. Conclui-se que existem evidências de efetividade da cartilha como instrumento promotor de habilidades e potenciais da comunidade, família e indivíduos, sendo importante o uso de instrumentos facilitadores do processo de aprendizado com enfoque na promoção da saúde e do empowerment das comunidades. |
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Avaliação de uma cartilha educativa de promoção ao cuidado da criança a partir da percepção da família sobre temas de saúde e cidadaniaEvaluación de una cartilla educativa de promoción del cuidado del niño a partir de la percepción de la familia respecto a temas de salud y ciudadaníaEvaluation of an educational booklet about childcare promotion from the family's perception regarding health and citizenshipHealth promotionHealth educationChild careFamilyPromoción de la saludEducación en saludCuidado del niñoFamiliaPromoção da saúdeEducação em saúdeCuidado da criançaFamíliaEste estudo avalia o instrumento de promoção ao cuidado infantil, a cartilha educativa Toda Hora é Hora de Cuidar, através da análise da percepção dos cuidadores sobre os temas por ela discutidos. Estudo descritivo, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa como complementaridade, realizado com 89 cuidadores familiares, usuários do Programa de Saúde da Família, na cidade de São Paulo. Observou-se uma predominância de mães, com ensino fundamental incompleto que relataram compreensão e interesse pelos conteúdos da cartilha. O conceito sobre o cuidado com a criança aparece enquanto ação afetiva e de labor. A Unidade Básica de Saúde se destaca como importante apoio social em detrimento de outras instituições. Conclui-se que existem evidências de efetividade da cartilha como instrumento promotor de habilidades e potenciais da comunidade, família e indivíduos, sendo importante o uso de instrumentos facilitadores do processo de aprendizado com enfoque na promoção da saúde e do empowerment das comunidades.En este estudio se evalúa el instrumento de promoción al cuidado infantil, la cartilla educativa Toda hora é hora de cuidar (Toda hora es hora de cuidar), a través del análisis de la percepción de los cuidadores sobre temas discutidos en éste. Se trata de un estudio descriptivo en el que se utilizó abordajes cuantitativos y cualitativos como complementarios, realizado con 89 cuidadores familiares, usuarios del Programa de Salud de la Familia, en la ciudad de Sao Paulo. Se observó predominio de madres, con educación básica incompleta que relataron comprensión e interés por los contenidos de la cartilla. El concepto sobre el cuidado al niño aparece como acción afectiva y de labor. La Unidad Básica de Salud se destaca como importante apoyo social en detrimento de otras instituciones. Se concluye que existen evidencias de efectividad de la cartilla como instrumento promotor de habilidades y potencialidades de la comunidad, familia e individuos, siendo importante el uso de instrumentos facilitadores del proceso de aprendizaje con enfoque en la promoción de la salud y del empowerment de las comunidades.This study evaluates the instrument of childcare promotion, the educational booklet Toda hora é hora de cuidar (Anytime is time to care), through the analysis of the caregivers' perception regarding the issues discussed in the booklet. This is a descriptive study using the quantitative and qualitative approaches. Interviews were carried out with 89 family caregivers, users of the Family Health Program in the city of São Paulo. It was observed that most mothers had not completed basic education, and reported the booklet contents were understandable and interesting. The concept regarding childcare was related to affective and work activities. Compared to other institutions, the Basic Health Unit stands out as an important social support. In conclusion, evidence shows that the booklet is effective as an instrument to promote skills and potentials of the community, family and individuals. Furthermore, it is important to use instruments that facilitate the learning process focused on health promotion and community empowerment.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4175410.1590/S0080-62342008000300003Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 3 (2008); 430-436Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 3 (2008); 430-436Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 3 (2008); 430-4361980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41754/45372https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41754/45373http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrippo, Monica Lilia Vigna SilvaFracolli, Lislaine Aparecida2012-09-03T17:48:02Zoai:revistas.usp.br:article/41754Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:48:02Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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