Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300026 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivos avaliar a liderança exercida pelas enfermeiras com uso do coaching como ferramenta gerencial, identificar, mensurar e analisar a aquisição de competências percebidas pelas enfermeiras que atuam como coaches, Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e de campo, com abordagem quantitativa. A Liderança Situacional foi selecionada como referencial teórico e o instrumento de pesquisa foi submetido a análises estatísticas e de conteúdo, aplicado em 111 enfermeiras líderes em um hospital geral, privado, de grande porte da cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram que houve incorporação de novos conhecimentos, confirmaram o modelo de Liderança Situacional ao reconhecer ser líder coach, tendo o estilo predominantemente orientado às tarefas e às pessoas, segundo a situação envolvida, e ainda, indicaram como habilidades preponderantes do coach: a comunicação, dar e receber feedback, dar e ganhar poder e exercer influência, que as atitudes refletiram o exercício o liderança coaching. |
id |
USP-24_fc36e0927e9c1ca607bfb97f9e5daff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342011000300026 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalarLiderançaEnfermagemAdministração de recursos humanos em hospitaisCompetência profissionalO presente estudo teve por objetivos avaliar a liderança exercida pelas enfermeiras com uso do coaching como ferramenta gerencial, identificar, mensurar e analisar a aquisição de competências percebidas pelas enfermeiras que atuam como coaches, Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e de campo, com abordagem quantitativa. A Liderança Situacional foi selecionada como referencial teórico e o instrumento de pesquisa foi submetido a análises estatísticas e de conteúdo, aplicado em 111 enfermeiras líderes em um hospital geral, privado, de grande porte da cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram que houve incorporação de novos conhecimentos, confirmaram o modelo de Liderança Situacional ao reconhecer ser líder coach, tendo o estilo predominantemente orientado às tarefas e às pessoas, segundo a situação envolvida, e ainda, indicaram como habilidades preponderantes do coach: a comunicação, dar e receber feedback, dar e ganhar poder e exercer influência, que as atitudes refletiram o exercício o liderança coaching.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300026Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000300026info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Maria Lúcia Alves PereiraRamos,Laís HelenaD’Innocenzo,Mariapor2011-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000300026Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-06-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar |
title |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar |
spellingShingle |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira Liderança Enfermagem Administração de recursos humanos em hospitais Competência profissional |
title_short |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar |
title_full |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar |
title_fullStr |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar |
title_full_unstemmed |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar |
title_sort |
Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar |
author |
Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira |
author_facet |
Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira Ramos,Laís Helena D’Innocenzo,Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ramos,Laís Helena D’Innocenzo,Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira Ramos,Laís Helena D’Innocenzo,Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Enfermagem Administração de recursos humanos em hospitais Competência profissional |
topic |
Liderança Enfermagem Administração de recursos humanos em hospitais Competência profissional |
description |
O presente estudo teve por objetivos avaliar a liderança exercida pelas enfermeiras com uso do coaching como ferramenta gerencial, identificar, mensurar e analisar a aquisição de competências percebidas pelas enfermeiras que atuam como coaches, Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e de campo, com abordagem quantitativa. A Liderança Situacional foi selecionada como referencial teórico e o instrumento de pesquisa foi submetido a análises estatísticas e de conteúdo, aplicado em 111 enfermeiras líderes em um hospital geral, privado, de grande porte da cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram que houve incorporação de novos conhecimentos, confirmaram o modelo de Liderança Situacional ao reconhecer ser líder coach, tendo o estilo predominantemente orientado às tarefas e às pessoas, segundo a situação envolvida, e ainda, indicaram como habilidades preponderantes do coach: a comunicação, dar e receber feedback, dar e ganhar poder e exercer influência, que as atitudes refletiram o exercício o liderança coaching. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300026 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000300026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534483009536 |