Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ramos,Laís Helena, D’Innocenzo,Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300026
Resumo: O presente estudo teve por objetivos avaliar a liderança exercida pelas enfermeiras com uso do coaching como ferramenta gerencial, identificar, mensurar e analisar a aquisição de competências percebidas pelas enfermeiras que atuam como coaches, Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e de campo, com abordagem quantitativa. A Liderança Situacional foi selecionada como referencial teórico e o instrumento de pesquisa foi submetido a análises estatísticas e de conteúdo, aplicado em 111 enfermeiras líderes em um hospital geral, privado, de grande porte da cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram que houve incorporação de novos conhecimentos, confirmaram o modelo de Liderança Situacional ao reconhecer ser líder coach, tendo o estilo predominantemente orientado às tarefas e às pessoas, segundo a situação envolvida, e ainda, indicaram como habilidades preponderantes do coach: a comunicação, dar e receber feedback, dar e ganhar poder e exercer influência, que as atitudes refletiram o exercício o liderança coaching.
id USP-24_fc36e0927e9c1ca607bfb97f9e5daff7
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000300026
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalarLiderançaEnfermagemAdministração de recursos humanos em hospitaisCompetência profissionalO presente estudo teve por objetivos avaliar a liderança exercida pelas enfermeiras com uso do coaching como ferramenta gerencial, identificar, mensurar e analisar a aquisição de competências percebidas pelas enfermeiras que atuam como coaches, Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e de campo, com abordagem quantitativa. A Liderança Situacional foi selecionada como referencial teórico e o instrumento de pesquisa foi submetido a análises estatísticas e de conteúdo, aplicado em 111 enfermeiras líderes em um hospital geral, privado, de grande porte da cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram que houve incorporação de novos conhecimentos, confirmaram o modelo de Liderança Situacional ao reconhecer ser líder coach, tendo o estilo predominantemente orientado às tarefas e às pessoas, segundo a situação envolvida, e ainda, indicaram como habilidades preponderantes do coach: a comunicação, dar e receber feedback, dar e ganhar poder e exercer influência, que as atitudes refletiram o exercício o liderança coaching.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300026Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000300026info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Maria Lúcia Alves PereiraRamos,Laís HelenaD’Innocenzo,Mariapor2011-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000300026Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-06-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
title Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
spellingShingle Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira
Liderança
Enfermagem
Administração de recursos humanos em hospitais
Competência profissional
title_short Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
title_full Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
title_fullStr Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
title_full_unstemmed Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
title_sort Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar
author Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira
author_facet Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira
Ramos,Laís Helena
D’Innocenzo,Maria
author_role author
author2 Ramos,Laís Helena
D’Innocenzo,Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso,Maria Lúcia Alves Pereira
Ramos,Laís Helena
D’Innocenzo,Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Enfermagem
Administração de recursos humanos em hospitais
Competência profissional
topic Liderança
Enfermagem
Administração de recursos humanos em hospitais
Competência profissional
description O presente estudo teve por objetivos avaliar a liderança exercida pelas enfermeiras com uso do coaching como ferramenta gerencial, identificar, mensurar e analisar a aquisição de competências percebidas pelas enfermeiras que atuam como coaches, Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e de campo, com abordagem quantitativa. A Liderança Situacional foi selecionada como referencial teórico e o instrumento de pesquisa foi submetido a análises estatísticas e de conteúdo, aplicado em 111 enfermeiras líderes em um hospital geral, privado, de grande porte da cidade de São Paulo. Os resultados evidenciaram que houve incorporação de novos conhecimentos, confirmaram o modelo de Liderança Situacional ao reconhecer ser líder coach, tendo o estilo predominantemente orientado às tarefas e às pessoas, segundo a situação envolvida, e ainda, indicaram como habilidades preponderantes do coach: a comunicação, dar e receber feedback, dar e ganhar poder e exercer influência, que as atitudes refletiram o exercício o liderança coaching.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000300026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534483009536