ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136629 |
Resumo: | Considerando a importância da comunicação em todas as ações de enfermagem procurou-se verificar como se dá o processo ensino-aprendizagem deste tema no curso de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com docentes e discentes do referido curso. Os resultados revelaram que o problema básico desse processo não é "o que" ensinar mas "como" ensinar o conteúdo sobre comunicação. |
id |
USP-24_feea677985a2597d85ba81f321653685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/136629 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISCommunication teaching in the undergraduate nursing course from the nursing school at Universidade Federal de Minas GeraisCommunication teachingCommunication in nursingEnsino de comunicaçãocomunicação em enfermagemConsiderando a importância da comunicação em todas as ações de enfermagem procurou-se verificar como se dá o processo ensino-aprendizagem deste tema no curso de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com docentes e discentes do referido curso. Os resultados revelaram que o problema básico desse processo não é "o que" ensinar mas "como" ensinar o conteúdo sobre comunicação.Facing the importance of the communication in all nursing activities, in this paper the authors try to verify how has been occurring the teaching-learning process related to the communication subject during the undergraduate nursing course in the Nursing School at Federal University of Minas Gerais. The data were colected by intervewing professors aud students from the undergraduate course. The results showed that the basic problem in this process is not "what" to teach but "how" to teach the subject.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1994-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13662910.1590/0080-6234199402800200199Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 28 n. 2 (1994); 199-214Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 No. 2 (1994); 199-214Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 Núm. 2 (1994); 199-2141980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136629/132380http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, Lélia ManaMatos, Selme SilqueiraMagalhães, Zídia Rocha2017-08-11T14:39:02Zoai:revistas.usp.br:article/136629Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T14:39:02Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Communication teaching in the undergraduate nursing course from the nursing school at Universidade Federal de Minas Gerais |
title |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Madeira, Lélia Mana Communication teaching Communication in nursing Ensino de comunicação comunicação em enfermagem |
title_short |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
title_full |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
title_sort |
ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
author |
Madeira, Lélia Mana |
author_facet |
Madeira, Lélia Mana Matos, Selme Silqueira Magalhães, Zídia Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Selme Silqueira Magalhães, Zídia Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Lélia Mana Matos, Selme Silqueira Magalhães, Zídia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication teaching Communication in nursing Ensino de comunicação comunicação em enfermagem |
topic |
Communication teaching Communication in nursing Ensino de comunicação comunicação em enfermagem |
description |
Considerando a importância da comunicação em todas as ações de enfermagem procurou-se verificar como se dá o processo ensino-aprendizagem deste tema no curso de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com docentes e discentes do referido curso. Os resultados revelaram que o problema básico desse processo não é "o que" ensinar mas "como" ensinar o conteúdo sobre comunicação. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136629 10.1590/0080-6234199402800200199 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136629 |
identifier_str_mv |
10.1590/0080-6234199402800200199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136629/132380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 28 n. 2 (1994); 199-214 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 No. 2 (1994); 199-214 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 Núm. 2 (1994); 199-214 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221743038595072 |