Landscape and modernity in Europe in the 1920's

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandeville Júnior, Euler
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Derntl, Maria Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paisagem e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/86101
Resumo: Experiências formais realizadas a partir do final da Primeira Guerra deram novo impulso à reformulação das concepções então correntes para os jardins. Notamos algumas tendências contrastantes que coexistiam nessa época: uma, então dominante, representada por um ambiente profissional respondendo a uma demanda particular e do Estado, de caráter conservador e nacionalista, outras, de renovação, representadas por paisagistas e por arquitetos de alguma forma vinculados às vanguardas. O objetivo deste trabalho é destacar duas tendências modernizantes atuando na produção paisagística na Europa dos anos de 1920. Uma delas, desenvolvida por paisagistas e arquitetos, mostra forte influência do cubismo e do expressionismo, convergindo para o art déco, dotada de forte conotação decorativa. Gabriel Guevrekian e Robert Mallet-Stevens, são alguns dos representantes dessa tendência. Outra tendência modernizante deve-se à atuação de representantes do nascente movimento moderno em arquitetura, tanto em sua abordagem dos jardins como também nos conceitos que empregaram na criação de espaços externos. Entre a ampla gama de experiências nesse sentido, vêem-se as posturas bem diversas apresentadas por arquitetos como Le Corbusier e Erik Gunnar Asplund.
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spelling Landscape and modernity in Europe in the 1920'sPaisagismo e modernidade na europa na década de 1920Landscape design. Gardens. Modernity. Avant-garde. Architecture.Paisagismo. Jardins. Modernidade. Vanguardas. ArquiteturaExperiências formais realizadas a partir do final da Primeira Guerra deram novo impulso à reformulação das concepções então correntes para os jardins. Notamos algumas tendências contrastantes que coexistiam nessa época: uma, então dominante, representada por um ambiente profissional respondendo a uma demanda particular e do Estado, de caráter conservador e nacionalista, outras, de renovação, representadas por paisagistas e por arquitetos de alguma forma vinculados às vanguardas. O objetivo deste trabalho é destacar duas tendências modernizantes atuando na produção paisagística na Europa dos anos de 1920. Uma delas, desenvolvida por paisagistas e arquitetos, mostra forte influência do cubismo e do expressionismo, convergindo para o art déco, dotada de forte conotação decorativa. Gabriel Guevrekian e Robert Mallet-Stevens, são alguns dos representantes dessa tendência. Outra tendência modernizante deve-se à atuação de representantes do nascente movimento moderno em arquitetura, tanto em sua abordagem dos jardins como também nos conceitos que empregaram na criação de espaços externos. Entre a ampla gama de experiências nesse sentido, vêem-se as posturas bem diversas apresentadas por arquitetos como Le Corbusier e Erik Gunnar Asplund.Formal experiences made since the end of the First World War gave new impetus to the reformulation of conceptions currently applied to garden design We took notice of contrasting trends coexisting at that time: on one side, an overruling tendency developed by a group of professionals that fulfilled the demands both from private clients and from the estate, which presented a traditional and nationalist character; on another side were the renewal trends developed by landscape architects and architects linked somehow to the artistic avant-garde. The purpose of this article is to point out two modernizing trends affecting landscape design production during the 1920´s in Europe. One of these trends, developed by landscape designers and architects, is strongly influenced by Cubism and Expressionism, associated to art déco, thus bearing a highly ornamental connotation. Gabriel Guevrekian and Robert Mallet-Stevens are among the supporters of this trend. Another modernizing trend originates from the work of the members of early modern movement, as much in their approach to garden design as in the concepts employed by them to create exterior space. Among a wide range of experiences in this field it is possible to notice distinct positions assumed by architects such as Le Corbusier and Erik Gunnar Asplund.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2007-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/8610110.11606/issn.2359-5361.v0i24p191-200Paisagem e Ambiente; Núm. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 191-200Paisagem e Ambiente; n. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 191-200Paisagem e Ambiente; No. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 191-2002359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/86101/88794Copyright (c) 2017 Euler Sandeville Júnior, Maria Fernanda Derntlinfo:eu-repo/semantics/openAccessSandeville Júnior, EulerDerntl, Maria Fernanda2019-06-03T15:53:07Zoai:revistas.usp.br:article/86101Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:16:55.406127Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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