Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Julieta Maria Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Rafaela Rodrigues Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paisagem e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/101450
Resumo: Este texto apresenta os resultados de uma experiência pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na disciplina de Tópicos Especiais em Teoria III. A disciplina visa introduzir ao aluno noções de teoria da paisagem. Parte-se da noção de que nós somos integrantes da paisagem e, por isso, seu entendimento fundamenta-se na percepção e na experiência, englobando aspectos subjetivos. A experiência pedagógica consolida-se no exercício do Caderno de Bordo, elaborado individualmente pelos alunos, onde as suas reflexões são apresentadas de maneira associada a fotografias ou desenhos de paisagens produzidas por eles. A análise dos Cadernos revela maior sensibilização dos alunos em relação à paisagem, despertando olhar crítico sobre o pensar e construir paisagens e fornecendo bases que auxiliam no desenvolvimento de seus projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
id USP-25_e3d7502b6e4435150ad62a009818cae2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/101450
network_acronym_str USP-25
network_name_str Paisagem e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismoLandscape theory into logbooks: an approach in architecture and urbanism learningEducation. Architecture and Urbanism. Landscape theory. Logbooks.Ensino. Teoria. Paisagem. Cadernos de bordo.Este texto apresenta os resultados de uma experiência pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na disciplina de Tópicos Especiais em Teoria III. A disciplina visa introduzir ao aluno noções de teoria da paisagem. Parte-se da noção de que nós somos integrantes da paisagem e, por isso, seu entendimento fundamenta-se na percepção e na experiência, englobando aspectos subjetivos. A experiência pedagógica consolida-se no exercício do Caderno de Bordo, elaborado individualmente pelos alunos, onde as suas reflexões são apresentadas de maneira associada a fotografias ou desenhos de paisagens produzidas por eles. A análise dos Cadernos revela maior sensibilização dos alunos em relação à paisagem, despertando olhar crítico sobre o pensar e construir paisagens e fornecendo bases que auxiliam no desenvolvimento de seus projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.This text presents an educational experiment adopted with undergraduate students of Architecture and Urbanism at Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Our aim is to present to the students some landscape theory impressions. It is assumed that we are a whole part of the landscape and that our knowledge about it comes from how we perceive and experience it. The experiment is funded into logbooks individually elaborated by the students. Their thoughts were presented among the pictures or the drawings of landscapes in which where produced by them. As such, we have aimed toward the students to develop their critical thinking about the landscape in which they have been interacting. Finally the incorporation of the students into the architecture practice, therefore reveals to be a promising practice for the Architecture, the Urbanism, and the Landscaping Learning.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/10145010.11606/issn.2359-5361.v0i37p181-196Paisagem e Ambiente; Núm. 37 (2016); 181-196Paisagem e Ambiente; n. 37 (2016); 181-196Paisagem e Ambiente; No. 37 (2016); 181-1962359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/101450/115690Copyright (c) 2017 Julieta Maria Vasconcelos Leite, Rafaela Rodrigues Alves Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Julieta Maria VasconcelosSouza, Rafaela Rodrigues Alves2019-10-18T16:28:43Zoai:revistas.usp.br:article/101450Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:17:02.435122Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo
Landscape theory into logbooks: an approach in architecture and urbanism learning
title Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo
spellingShingle Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo
Leite, Julieta Maria Vasconcelos
Education. Architecture and Urbanism. Landscape theory. Logbooks.
Ensino. Teoria. Paisagem. Cadernos de bordo.
title_short Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo
title_full Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo
title_fullStr Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo
title_full_unstemmed Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo
title_sort Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo
author Leite, Julieta Maria Vasconcelos
author_facet Leite, Julieta Maria Vasconcelos
Souza, Rafaela Rodrigues Alves
author_role author
author2 Souza, Rafaela Rodrigues Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Julieta Maria Vasconcelos
Souza, Rafaela Rodrigues Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Education. Architecture and Urbanism. Landscape theory. Logbooks.
Ensino. Teoria. Paisagem. Cadernos de bordo.
topic Education. Architecture and Urbanism. Landscape theory. Logbooks.
Ensino. Teoria. Paisagem. Cadernos de bordo.
description Este texto apresenta os resultados de uma experiência pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na disciplina de Tópicos Especiais em Teoria III. A disciplina visa introduzir ao aluno noções de teoria da paisagem. Parte-se da noção de que nós somos integrantes da paisagem e, por isso, seu entendimento fundamenta-se na percepção e na experiência, englobando aspectos subjetivos. A experiência pedagógica consolida-se no exercício do Caderno de Bordo, elaborado individualmente pelos alunos, onde as suas reflexões são apresentadas de maneira associada a fotografias ou desenhos de paisagens produzidas por eles. A análise dos Cadernos revela maior sensibilização dos alunos em relação à paisagem, despertando olhar crítico sobre o pensar e construir paisagens e fornecendo bases que auxiliam no desenvolvimento de seus projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/101450
10.11606/issn.2359-5361.v0i37p181-196
url https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/101450
identifier_str_mv 10.11606/issn.2359-5361.v0i37p181-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/101450/115690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Julieta Maria Vasconcelos Leite, Rafaela Rodrigues Alves Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Julieta Maria Vasconcelos Leite, Rafaela Rodrigues Alves Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv Paisagem e Ambiente; Núm. 37 (2016); 181-196
Paisagem e Ambiente; n. 37 (2016); 181-196
Paisagem e Ambiente; No. 37 (2016); 181-196
2359-5361
0104-6098
reponame:Paisagem e Ambiente (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paisagem e Ambiente (Online)
collection Paisagem e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br
_version_ 1800221851404730368