Rugosidades reveladoras da história do lugar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paisagem e Ambiente (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/90330 |
Resumo: | Esta pesquisa busca compreender a lógica da implantação dos equipamentos e espaços públicos na cidade de Sorocaba, que em 2006 se tornou membro da AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras. Analisaram-se espaços e símbolos do município, portadores materiais e simbólicos da cultura, recortando o largo de São Bento e a praça Coronel Fernando Prestes, devido às profundas relações históricas e de complementaridade entre estes dois espaços e também por representarem a gênese da morfologia urbana, permitindo focá-los em suas potencialidades educadoras. O sentido educador da pesquisa não se vincula a conteúdos disciplinares como nas escolas, estando mais articulado ao conhecimento tácito. A escolha de Sorocaba deve-se à sua inserção na AICE por sete anos, permitindo estudar alguns espaços já consolidados, e à criação, na cidade, de quatro roteiros educadores que têm procurado transformar positivamente a esfera da vida pública pelo seu viés educador. Buscando romper com a ideia de “espaço físico,” algo sem alma e sem história, foram trabalhadas as rugosidades que, como palimpsestos, deixam no ambiente urbano as marcas da história, que desvelam acontecimentos pretéritos, tornando-se objetos informativos e formativos. |
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Rugosidades reveladoras da história do lugarRoughnesses reveal the history of the placeEducating Cities. Public open spaces. Roughness. Sphere of public life. Urban regeneration.Cidades Educadoras. Espaços livres públicos. Rugosidades. Esfera da vida pública. Requalificação urbana.Esta pesquisa busca compreender a lógica da implantação dos equipamentos e espaços públicos na cidade de Sorocaba, que em 2006 se tornou membro da AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras. Analisaram-se espaços e símbolos do município, portadores materiais e simbólicos da cultura, recortando o largo de São Bento e a praça Coronel Fernando Prestes, devido às profundas relações históricas e de complementaridade entre estes dois espaços e também por representarem a gênese da morfologia urbana, permitindo focá-los em suas potencialidades educadoras. O sentido educador da pesquisa não se vincula a conteúdos disciplinares como nas escolas, estando mais articulado ao conhecimento tácito. A escolha de Sorocaba deve-se à sua inserção na AICE por sete anos, permitindo estudar alguns espaços já consolidados, e à criação, na cidade, de quatro roteiros educadores que têm procurado transformar positivamente a esfera da vida pública pelo seu viés educador. Buscando romper com a ideia de “espaço físico,” algo sem alma e sem história, foram trabalhadas as rugosidades que, como palimpsestos, deixam no ambiente urbano as marcas da história, que desvelam acontecimentos pretéritos, tornando-se objetos informativos e formativos. The research seeks to understand the logic of the deployment of equipment and public spaces in the city of Sorocaba, in 2006, became a member of AICE – International Association of Educating Cities. Analyzed spaces and symbols of the city, bearing material and symbolic culture, cutting the Plaza of São Bento and Cel. Fernando Prestes Square, owing to the deep historic relations and complementarity between these two spaces, represent the genesis of urban morphology, allowing focus them on their potential educators. The meaning educator in research does not bind the subject content as in schools, being more articulate tacit knowledge. The choice of Sorocaba due to its inclusion in the AICE allowing for seven years studying some areas previously established and why they were created in the city four screenplays educators who have sought to positively transform the sphere of public life by his bias educator. Seeking to dispel the notion of “space,” something soulless and history, were worked the roughness, as palimpsests, leave the urban environment the marks of history that reveal bygone events, becoming objects informative and educational.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/9033010.11606/issn.2359-5361.v0i33p149-164Paisagem e Ambiente; Núm. 33 (2014); 149-164Paisagem e Ambiente; n. 33 (2014); 149-164Paisagem e Ambiente; No. 33 (2014); 149-1642359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/90330/92987Copyright (c) 2017 José Roberto Merlin, Maria Oliveira Luchiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerlin, José RobertoLuchini, Maria Oliveira2019-06-03T15:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/90330Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:16:59.645937Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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