Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380 |
Resumo: | Há processos artísticos análogos a interpretações psicanalíticas? Para pensar esta questão, tomo séries fotográficas sobre dança produzidas por Barbara Morgan, depois apropriadas por Andy Warhol em serigrafias, e as considero como um único “caso clínico”. A análise desses processos artísticos, tomados em conjunto, dispara uma discussão sobre suas semelhanças com o processo interpretativo de uma psicanálise, instigando o pensamento sobre como e por que a disciplina psicanalítica é relevante para o campo das artes, para a crítica de arte e possivelmente também para as ciências sociais e humanas. Esta ideia é muito diferente daquela mais comum que se tem de “aplicar” as teorias psicanalíticas conhecidas ao estudo de obras de arte (entre outras relações que são feitas entre as duas áreas, mas que me parecem simplistas e metodologicamente incompatíveis). Apontam para esta articulação as conceituações dos psicanalistas brasileiros Fabio Herrmann e João Frayze-Pereira, entre outros autores. |
id |
USP-26_10e9c8bcb5662de8d9444f029717fd36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/161380 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e FreudProcessus artistiques et psychanalytiques: Morgan, Warhol, Herrmann et FreudProceso artístico y proceso psicoanalítico: Morgan, Warhol, Herrmann y FreudArtistic and Psychoanalytic Processes: Morgan, Warhol, Herrmann, and FreudpsychoanalysisinterpretationartphotographyBrazilian psychoanalysispsicoanálisisinterpretaciónartefotografíapsicoanálisis brasileropsychanalyseinterprétationartphotographiepsychanalyse brésiliennepsicanáliseinterpretaçãoartefotografiapsicanálise brasileiraHá processos artísticos análogos a interpretações psicanalíticas? Para pensar esta questão, tomo séries fotográficas sobre dança produzidas por Barbara Morgan, depois apropriadas por Andy Warhol em serigrafias, e as considero como um único “caso clínico”. A análise desses processos artísticos, tomados em conjunto, dispara uma discussão sobre suas semelhanças com o processo interpretativo de uma psicanálise, instigando o pensamento sobre como e por que a disciplina psicanalítica é relevante para o campo das artes, para a crítica de arte e possivelmente também para as ciências sociais e humanas. Esta ideia é muito diferente daquela mais comum que se tem de “aplicar” as teorias psicanalíticas conhecidas ao estudo de obras de arte (entre outras relações que são feitas entre as duas áreas, mas que me parecem simplistas e metodologicamente incompatíveis). Apontam para esta articulação as conceituações dos psicanalistas brasileiros Fabio Herrmann e João Frayze-Pereira, entre outros autores.Existen procesos artísticos análogos a la interpretación psicoanalítica? Para pensar sobre esta cuestión, considero las series fotográficas de danza producidas por Barbara Morgan, y después apropiadas como serigrafías por Andy Warhol, y las tomo como un “caso clínico” único. El análisis de ese par de procesos artísticos plantea una discusión sobre las semejanzas con el proceso interpretativo del Psicoanálisis, que instiga a desarrollar sobre cómo y porqué la disciplina psicoanalítica es relevante para el campo artístico, para la crítica de arte y posiblemente para las ciencias sociales y humanas. Esta idea es muy diferente de la idea más común de “aplicar” teorías psicoanalíticas conocidas a obras de arte (entre otras relaciones simplistas y metodológicamente incompatibles que se formulan frecuentemente entre las dos áreas). Se utilizan en esta investigación conceptualizaciones de los psicoanalistas brasileros Fabio Herrmann y João Frayze-Pereira, además de otros autores.Les processus artistiques peuvent-ils être analogues à une interprétation psychanalytique ? Pour réfléchir à cette question, je considère les séries photographiques de danse produites par Barbara Morgan, puis appropriées para Andy Warhol dans ses sérigraphies, et je les considère comme un seul « cas clinique.» L’analyse de cet ensemble de processus artistiques se développe dans une discussion sur leurs similarités avec le processus interprétatif de la Psychanalyse, en incitant à réfléchir comme et pourquoi la discipline psychanalytique est pertinente pour le domaine artistique, pour la critique d’art, et possiblement aussi pour les sciences sociales et humaines. Cette idée est très différente de celle plus courante « d’appliquer » des théories psychanalytiques connues à l’étude des œuvres d’art (entre autres relations simplistes et méthodologiquement incohérentes qui sont faites entre les deux domaines). Les contributions conceptuelles des psychanalystes brésiliens Fabio Herrmann et João Frayze-Pereira, bien comme d’autres auteures, soulignent cette articulation.Can an artistic project be treated as analogous to a psychoanalytic interpretation? To explore this question, this article considers Morgan’s series of dance photographs, later appropriated by Andy Warhol as silkscreen prints, as a single “case study.” The analysis of this pair of artistic processes develops into a discussion of their similarities with a psychoanalytic interpretive process, thus serving as a “testing ground” to consider how analytic interpretation may prove relevant to artists and art critics. This differs from the more common idea of incorporating psychoanalytic theories into the analysis of art (among other simplistic and methodologically incoherent applications of one of these fields to the other). The article draws upon the theoretical contributions of Fabio Herrmann. João Frayze-Pereira’s ideas of the intrinsic relationship between Art and Psychoanalysis are implied.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2019-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/16138010.1590/0103-6564e180121Psicologia USP; v. 30 (2019); e180121Psicologia USP; Vol. 30 (2019); e180121Psicologia USP; Vol. 30 (2019); e1801211678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380/155352https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380/155353https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380/156788Sofio, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-18T13:56:43Zoai:revistas.usp.br:article/161380Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2019-10-18T13:56:43Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud Processus artistiques et psychanalytiques: Morgan, Warhol, Herrmann et Freud Proceso artístico y proceso psicoanalítico: Morgan, Warhol, Herrmann y Freud Artistic and Psychoanalytic Processes: Morgan, Warhol, Herrmann, and Freud |
title |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud |
spellingShingle |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud Sofio, Fernanda psychoanalysis interpretation art photography Brazilian psychoanalysis psicoanálisis interpretación arte fotografía psicoanálisis brasilero psychanalyse interprétation art photographie psychanalyse brésilienne psicanálise interpretação arte fotografia psicanálise brasileira |
title_short |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud |
title_full |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud |
title_fullStr |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud |
title_full_unstemmed |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud |
title_sort |
Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud |
author |
Sofio, Fernanda |
author_facet |
Sofio, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sofio, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psychoanalysis interpretation art photography Brazilian psychoanalysis psicoanálisis interpretación arte fotografía psicoanálisis brasilero psychanalyse interprétation art photographie psychanalyse brésilienne psicanálise interpretação arte fotografia psicanálise brasileira |
topic |
psychoanalysis interpretation art photography Brazilian psychoanalysis psicoanálisis interpretación arte fotografía psicoanálisis brasilero psychanalyse interprétation art photographie psychanalyse brésilienne psicanálise interpretação arte fotografia psicanálise brasileira |
description |
Há processos artísticos análogos a interpretações psicanalíticas? Para pensar esta questão, tomo séries fotográficas sobre dança produzidas por Barbara Morgan, depois apropriadas por Andy Warhol em serigrafias, e as considero como um único “caso clínico”. A análise desses processos artísticos, tomados em conjunto, dispara uma discussão sobre suas semelhanças com o processo interpretativo de uma psicanálise, instigando o pensamento sobre como e por que a disciplina psicanalítica é relevante para o campo das artes, para a crítica de arte e possivelmente também para as ciências sociais e humanas. Esta ideia é muito diferente daquela mais comum que se tem de “aplicar” as teorias psicanalíticas conhecidas ao estudo de obras de arte (entre outras relações que são feitas entre as duas áreas, mas que me parecem simplistas e metodologicamente incompatíveis). Apontam para esta articulação as conceituações dos psicanalistas brasileiros Fabio Herrmann e João Frayze-Pereira, entre outros autores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380 10.1590/0103-6564e180121 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380 |
identifier_str_mv |
10.1590/0103-6564e180121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380/155352 https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380/155353 https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/161380/156788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 30 (2019); e180121 Psicologia USP; Vol. 30 (2019); e180121 Psicologia USP; Vol. 30 (2019); e180121 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1800221960706195456 |