Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0103-65642012000300004 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53515 |
Resumo: | Alguns estudos têm demonstrado que conceitos psicanalíticos e observações neurocientíficas recentes podem ser complementares, contribuindo para um melhor entendimento de determinados processos psicobiológicos. Esses estudos também sugerem a possibilidade de interpretação de conceitos psicanalíticos a partir de sua aproximação com as neurociências. O presente trabalho investiga possíveis relações entre uma teoria da memória proposta por Freud e concepções neurocientíficas que surgem a partir da segunda metade do século XX, com base em observações clínicas (o caso do paciente H. M.) e experimentais (o conceito de potenciação de longa duração, LTP). Primeiramente, são apresentadas as ideias de Freud sobre processos mnemônicos que fundamentam a construção de um "Eu", da obra Projeto para uma psicologia científica (1950/1976). Posteriormente, as principais observações que subsidiaram a construção de uma teoria neurobiológica sobre a memória são analisadas. Conclui-se que o modelo dinâmico adotado pela neurociência contemporânea encontra paralelos em conceitos freudianos do final do século XIX. |
id |
USP-26_1591757782fc2a01522676ddc85d683e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/53515 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
spelling |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire Freud, las neurociencias y una teoría de la memoria Freud, as neurociências e uma teoria da memória Freud, neurosciences and a theory of memory MemoriaPsicoanálisisNeurocienciasMemoryPsychoanalysisNeurosciencesMemóriaPsicanáliseNeurociênciasMémoirePsychanalyseNeurosciences Alguns estudos têm demonstrado que conceitos psicanalíticos e observações neurocientíficas recentes podem ser complementares, contribuindo para um melhor entendimento de determinados processos psicobiológicos. Esses estudos também sugerem a possibilidade de interpretação de conceitos psicanalíticos a partir de sua aproximação com as neurociências. O presente trabalho investiga possíveis relações entre uma teoria da memória proposta por Freud e concepções neurocientíficas que surgem a partir da segunda metade do século XX, com base em observações clínicas (o caso do paciente H. M.) e experimentais (o conceito de potenciação de longa duração, LTP). Primeiramente, são apresentadas as ideias de Freud sobre processos mnemônicos que fundamentam a construção de um "Eu", da obra Projeto para uma psicologia científica (1950/1976). Posteriormente, as principais observações que subsidiaram a construção de uma teoria neurobiológica sobre a memória são analisadas. Conclui-se que o modelo dinâmico adotado pela neurociência contemporânea encontra paralelos em conceitos freudianos do final do século XIX. Il y a études qui ont démontré que concepts psychanalytiques et les recherches neuroscientifiques peuvent être complémentaires et contribuent pour la compréhension de certains processus psicobiologiques. Ces études suggèrent aussi la possibilité d'interprétation des concepts psychanalytiques à partir de son rapprochement aux neurosciences. Cet article avalise les liens possibles entre une théorie sur la mémoire proposée par Freud et des conceptions neuroscientifiques de la seconde moitié du XXe siècle, basé sur observations cliniques (cas du patient HM) et expérimentales (concept de potentialisation à long terme, LTP). Premier seront présentées les idées de Freud sur des processus mnémoniques qui soutiennent la construction du Moi chez son ouvrage Esquisse d'une psychologie scientifique (1950/1976). Ensuite, seront analysées les études qui apportent la construction de une théorie neurobiologique sur la mémoire. On conclut que le modèle dynamique adoptée par la neuroscience présents similitudes à des concepts freudiens de la fin du XIXe siècle. Previous evidences suggest that psychoanalytical concepts and recent neurobiological findings may complement each other, contributing to the better understanding of certain psychobiological processes. These evidences also indicate the possibility of interpretation of psychoanalytical concepts from a neurocientific perspective. This study investigates possible points of similarity between a theory of memory proposed by Freud and ideas formulated during the second half of the 20th century, on the basis of clinical (the case of patient H.M.) and experimental (the concept of Long Term Potentiation, LTP) findings. For that, at first, Freudian ideas regarding mnemonic processes underlying the construction of the Ego, found in the Project for a scientific psychology (1950/1976), are presented. Subsequently, studies which gave rise to a neurobiological theory of memory are analyzed. It is concluded that the dynamic model adopted by contemporary neuroscience shares important similarities with Freudian concepts proposed at the end of the 19th century. Estudios tienen demostrado que conceptos psicoanalíticos y descubiertas neurocientíficas recientes pueden ser complementarios, colaborando para la comprensión de ciertos procesos psicobiológicos. Estos estudios también sugieren la posibilidad de interpretación de los conceptos psicoanalíticos, a partir de su proximidad con las neurociencias. Este trabajo investiga relaciones entre una teoría acerca de la memoria propuesta por Freud y concepciones que surgen desde la segunda mitad del siglo XX, basándose en observaciones clínicas (caso del paciente H.M.) y experimentales (concepto de potenciación a largo plazo, LTP). Primero, se presentarán ideas de Freud acerca de los procesos mnemónicos que subyacen a la construcción de un Yo, contenidas en su Proyecto para una psicología científica (1950/1976). A seguir, se analizarán estudios que dieron subsidios para la construcción de una teoría neurobiológica de la memoria. Se concluye que el modelo dinámico adoptado por la neurociencia presenta similitudes con conceptos freudianos propuestos a finales del siglo XIX. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/5351510.1590/S0103-65642012000300004Psicologia USP; v. 23 n. 3 (2012); 481-502 Psicologia USP; Vol. 23 No. 3 (2012); 481-502 Psicologia USP; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 481-502 1678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53515/57483Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessBocchi, Josiane CristinaViana, Milena de Barros2013-04-15T13:22:04Zoai:revistas.usp.br:article/53515Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2013-04-15T13:22:04Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire Freud, las neurociencias y una teoría de la memoria Freud, as neurociências e uma teoria da memória Freud, neurosciences and a theory of memory |
title |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire |
spellingShingle |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire Bocchi, Josiane Cristina Memoria Psicoanálisis Neurociencias Memory Psychoanalysis Neurosciences Memória Psicanálise Neurociências Mémoire Psychanalyse Neurosciences Bocchi, Josiane Cristina Memoria Psicoanálisis Neurociencias Memory Psychoanalysis Neurosciences Memória Psicanálise Neurociências Mémoire Psychanalyse Neurosciences |
title_short |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire |
title_full |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire |
title_fullStr |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire |
title_full_unstemmed |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire |
title_sort |
Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire |
author |
Bocchi, Josiane Cristina |
author_facet |
Bocchi, Josiane Cristina Bocchi, Josiane Cristina Viana, Milena de Barros Viana, Milena de Barros |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Milena de Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bocchi, Josiane Cristina Viana, Milena de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memoria Psicoanálisis Neurociencias Memory Psychoanalysis Neurosciences Memória Psicanálise Neurociências Mémoire Psychanalyse Neurosciences |
topic |
Memoria Psicoanálisis Neurociencias Memory Psychoanalysis Neurosciences Memória Psicanálise Neurociências Mémoire Psychanalyse Neurosciences |
description |
Alguns estudos têm demonstrado que conceitos psicanalíticos e observações neurocientíficas recentes podem ser complementares, contribuindo para um melhor entendimento de determinados processos psicobiológicos. Esses estudos também sugerem a possibilidade de interpretação de conceitos psicanalíticos a partir de sua aproximação com as neurociências. O presente trabalho investiga possíveis relações entre uma teoria da memória proposta por Freud e concepções neurocientíficas que surgem a partir da segunda metade do século XX, com base em observações clínicas (o caso do paciente H. M.) e experimentais (o conceito de potenciação de longa duração, LTP). Primeiramente, são apresentadas as ideias de Freud sobre processos mnemônicos que fundamentam a construção de um "Eu", da obra Projeto para uma psicologia científica (1950/1976). Posteriormente, as principais observações que subsidiaram a construção de uma teoria neurobiológica sobre a memória são analisadas. Conclui-se que o modelo dinâmico adotado pela neurociência contemporânea encontra paralelos em conceitos freudianos do final do século XIX. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53515 10.1590/S0103-65642012000300004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53515 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-65642012000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53515/57483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 23 n. 3 (2012); 481-502 Psicologia USP; Vol. 23 No. 3 (2012); 481-502 Psicologia USP; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 481-502 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1822181704232599552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65642012000300004 |