Heidegger: l'étude des phénomènes humains basés sur l'existence humaine en tant qu' "être-là" (Dasein)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardinalli, Ida Elizabeth
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/102402
Resumo: ;O presente artigo pretende esclarecer a posição crítica do filósofo Martin Heidegger, explicitada no livro;Seminários de Zollikon;, em relação à transposição do método da ciência natural moderna para o estudo dos fenômenos humanos e apresentar sua proposição de um método mais pertinente ao estudo da existência humana. O autor propõe indicações de um método baseado na compreensão do existir humano como "ser-aí" e "ser-no-mundo" e também nos existenciais descritos em;Ser e tempo;, tais como espacialidade, temporalidade, ser-com-o-outro e corporeidade. Ao mesmo tempo, destaca que os fenômenos humanos não deveriam ser submetidos e circunscritos às descrições ontológicas dos existenciais, quando o método visa ao esclarecimento das experiências específicas e singulares de cada ser humano.
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spelling Heidegger: l'étude des phénomènes humains basés sur l'existence humaine en tant qu' "être-là" (Dasein)Heidegger: estudio de los fenómenos humanos basados en la existencia humana como (Dasein)Heidegger: a study of the human phenomena based on the human existence as DaseinHeidegger: o estudo dos fenômenos humanos baseados na existência humana como ser-aí (Dasein);O presente artigo pretende esclarecer a posição crítica do filósofo Martin Heidegger, explicitada no livro;Seminários de Zollikon;, em relação à transposição do método da ciência natural moderna para o estudo dos fenômenos humanos e apresentar sua proposição de um método mais pertinente ao estudo da existência humana. O autor propõe indicações de um método baseado na compreensão do existir humano como "ser-aí" e "ser-no-mundo" e também nos existenciais descritos em;Ser e tempo;, tais como espacialidade, temporalidade, ser-com-o-outro e corporeidade. Ao mesmo tempo, destaca que os fenômenos humanos não deveriam ser submetidos e circunscritos às descrições ontológicas dos existenciais, quando o método visa ao esclarecimento das experiências específicas e singulares de cada ser humano.;Este artículo pretende aclarar la visión crítica del filósofo Martin Heidegger presente en ;Seminarios de Zollikon;, relacionado a la transposición del método de la ciencia natural moderna al estudio de los fenómenos humanos, y introducir su propuesta de un método más pertinente al estudio de la existencia humana. Este autor propone un método basado en la comprensión del existir humano como "Dasein" y "ser-en-el-mundo", y también en los existenciales descritos en ;Ser y tiempo;, tales como espacialidad, temporalidad, ser-con-el-otro y corporeidad. Además, enfatiza que los fenómenos humanos no deberían someterse y circunscribirse a las descripciones ontológicas de los existenciales, cuando el método tiene por objetivo la clarificación de las experiencias específicas y singulares de cada ser humano.;;Résumé;;Le présent article vise à élucider la position critique du philosophe Martin Heidegger, présente dans le livre Séminaires de Zollikon (titre de la traduction française: Séminaires de Zurich), par rapport à la transposition de la Méthode de la Science Naturelle dans l'étude des phénomènes humains, et exposer sa proposition d'une méthode plus pertinente à l'étude de l'existence humaine. L'auteur propose indications d'une méthode basée sur la compréhension de l'existence humain comme " être-là " (Dasein) et comme " être-dans-le-monde "; est basée aussi sur les existentiaux décrits dans l'oeuvre Être et Temps, tels que la spatialité, la temporalité, l'être-avec-autrui et la corporalité. En même temps, le philosophe souligne que les phénomènes humains ne devraient pas être soumis et circonscrits aux descriptions ontologiques des existantiaux, lorsque la méthode vise à developper des expériences spécifiques et singulières de chaque être humain.;;This article aims at clarifying the critical position of the philosopher Martin Heidegger in the book ;Zollikon Seminars;, concerning the conveyance of the Natural Science Method to the study of the human phenomena and present its proposition of a more relevant study of the human existence. The author proposes indications of a method based on the comprehension of the human existence described in the book ;Being and Time; such as spatiality, temporality, being-as-the-other and corporality. At the same time the author points out that the human phenomena should not be taken and limited to the to the ontological descriptions of the existentials since the method aims at clarifying specific and peculiar experiences of each human being.;Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/10240210.1590/0103-656420135013Psicologia USP; v. 26 n. 2 (2015); 249-258Psicologia USP; Vol. 26 No. 2 (2015); 249-258Psicologia USP; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 249-2581678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/102402/100725Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardinalli, Ida Elizabeth2015-12-15T12:30:10Zoai:revistas.usp.br:article/102402Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2015-12-15T12:30:10Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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