Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200006 |
Resumo: | Questiona-se a possibilidade de investigar as relações entre indústria cultural e a dinâmica da satisfação com o consumo no mundo contemporâneo a partir da concepção de indivíduo compreendido como âmbito particular do sujeito da consciência afetado pela dimensão do inconsciente. Propõe-se o redirecionamento para a concepção de sujeito do inconsciente, ao qual pode-se conferir uma universalidade de estrutura e um assujeitamento de seus laços sociais à objetividade histórica. Essa mudança de foco permite pensar o imperativo de gozo como ideologia da sociedade de consumo: a força da ideologia, ao perder a pretensão à autonomia e adaptar-se à realidade material (Horhkeimer e Adorno), desloca-se do convencimento e do auto-engano que a caracterizava para a dimensão concreta e corporal da compulsividade e da pulsão. Por apoiar-se nas fixações alienantes do sujeito, a ideologia afirma e sustenta a condição neurótica e compulsiva do consumismo e da busca de satisfação particular como norma. |
id |
USP-26_3940cc828941774c71b6b51aead6333b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642008000200006 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. LacanIdeologiaGozoConsumoT. W. AdornoJ. LacanQuestiona-se a possibilidade de investigar as relações entre indústria cultural e a dinâmica da satisfação com o consumo no mundo contemporâneo a partir da concepção de indivíduo compreendido como âmbito particular do sujeito da consciência afetado pela dimensão do inconsciente. Propõe-se o redirecionamento para a concepção de sujeito do inconsciente, ao qual pode-se conferir uma universalidade de estrutura e um assujeitamento de seus laços sociais à objetividade histórica. Essa mudança de foco permite pensar o imperativo de gozo como ideologia da sociedade de consumo: a força da ideologia, ao perder a pretensão à autonomia e adaptar-se à realidade material (Horhkeimer e Adorno), desloca-se do convencimento e do auto-engano que a caracterizava para a dimensão concreta e corporal da compulsividade e da pulsão. Por apoiar-se nas fixações alienantes do sujeito, a ideologia afirma e sustenta a condição neurótica e compulsiva do consumismo e da busca de satisfação particular como norma.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200006Psicologia USP v.19 n.2 2008reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642008000200006info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Conradopor2010-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642008000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2010-09-30T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan |
title |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan |
spellingShingle |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan Ramos,Conrado Ideologia Gozo Consumo T. W. Adorno J. Lacan |
title_short |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan |
title_full |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan |
title_fullStr |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan |
title_full_unstemmed |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan |
title_sort |
Consumismo e gozo: uma compreensão de ideologia entre T.W. Adorno e J. Lacan |
author |
Ramos,Conrado |
author_facet |
Ramos,Conrado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Conrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia Gozo Consumo T. W. Adorno J. Lacan |
topic |
Ideologia Gozo Consumo T. W. Adorno J. Lacan |
description |
Questiona-se a possibilidade de investigar as relações entre indústria cultural e a dinâmica da satisfação com o consumo no mundo contemporâneo a partir da concepção de indivíduo compreendido como âmbito particular do sujeito da consciência afetado pela dimensão do inconsciente. Propõe-se o redirecionamento para a concepção de sujeito do inconsciente, ao qual pode-se conferir uma universalidade de estrutura e um assujeitamento de seus laços sociais à objetividade histórica. Essa mudança de foco permite pensar o imperativo de gozo como ideologia da sociedade de consumo: a força da ideologia, ao perder a pretensão à autonomia e adaptar-se à realidade material (Horhkeimer e Adorno), desloca-se do convencimento e do auto-engano que a caracterizava para a dimensão concreta e corporal da compulsividade e da pulsão. Por apoiar-se nas fixações alienantes do sujeito, a ideologia afirma e sustenta a condição neurótica e compulsiva do consumismo e da busca de satisfação particular como norma. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65642008000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.19 n.2 2008 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936707069181952 |