O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sekkel, Marie Claire
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/114757
Resumo: Resumo O presente estudo tem como tema central o brincar, e parte do pressuposto de sua importância fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da cultura. Trata-se de uma pesquisa teórica cujo objetivo é a discussão e articulação do conceito de brincadeira em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Parte-se da introdução ao pensamento de Winnicott para em seguida colocá-lo em diálogo com algumas ideias de Benjamin sobre o brincar. Ambos os autores destacam a importância da brincadeira na cultura e colocam em evidência sua dimensão psicológica. Os fenômenos transicionais de Winnicott e a doutrina das semelhanças de Benjamin apontam para o instante em que se criam as condições culturais, históricas e psicológicas para a invenção dos mundos que passamos a habitar.
id USP-26_3f23ebf757ce5229f339a2cc1d6ab937
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/114757
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott El jugar y la invención del mundo en Walter Benjamin y Donald Winnicott The play and the invention of the world in Walter Benjamin and Donald Winnicott Le jeu et l'invention du monde Walter Benjamin et Donald Winnicott Resumo O presente estudo tem como tema central o brincar, e parte do pressuposto de sua importância fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da cultura. Trata-se de uma pesquisa teórica cujo objetivo é a discussão e articulação do conceito de brincadeira em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Parte-se da introdução ao pensamento de Winnicott para em seguida colocá-lo em diálogo com algumas ideias de Benjamin sobre o brincar. Ambos os autores destacam a importância da brincadeira na cultura e colocam em evidência sua dimensão psicológica. Os fenômenos transicionais de Winnicott e a doutrina das semelhanças de Benjamin apontam para o instante em que se criam as condições culturais, históricas e psicológicas para a invenção dos mundos que passamos a habitar. This study focuses on the play, and uses the fundamental importance of this act for the development of the individual and of culture. This is a theoretical research, which uses discussion and concept articulation of playing present in Walter Benjamin and Donald Winnicott. It starts with an introduction to Winnicott, then putting his line of thought in dialogue with some of Benjamin's ideas about play. Both authors emphasize the importance of the play in culture and evidence its psychological dimension. The transitional phenomena of Winnicott and the similarities doctrine of Benjamin point to the moment when cultural, historical and psychological conditions are created for the invention of the worlds we come to live in. La présente étude a pour thème principal l'acte de jouer, à partir du présupposition de l'importance fondamental de cet acte pour le développement de l'individu et de la culture. Il s'agit d'une recherche théorique dont le but est la discussion e l'articulation du concept de jouer chez Walter Benjamin et Donald Winnicott. On part de l'introduction à la pensée de Winnicott, pour en suite la met en dialogue avec quelques idée de Benjamin sur le jouer. Les deux auteurs détachent l'importance du jeu dans la culture et ils mettent en évidence sa dimension psychologique. Les phénomènes transitoires de Winnicott et la doctrine de similitude de Benjamin point à l'instante où on crie les conditions culturelles, historiques et psychologiques pour l'invention des mondes que nous habitons. Este estudio tiene como objetivo principal el jugar, y asume su importancia fundamental para el desarrollo del individuo y de la cultura. Se trata de una investigación teórica cuyo objetivo es la discusión y la articulación del concepto de jugar de Walter Benjamin y Donald Winnicott. Parte de la introducción al pensamiento de Winnicott para después ponerlo en diálogo con algunas ideas de Benjamin acerca del jugar. Ambos autores destacan la importancia del juego en la cultura y ponen su dimensión psicológica en evidencia. Los fenómenos transicionales de Winnicott y la doctrina de las similitudes de Benjamin señalan el momento en que las condiciones culturales, históricas y psicológicas son creadas para la invención de los mundos que habitamos. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/11475710.1590/0103-656420140016Psicologia USP; v. 27 n. 1 (2016); 86-95Psicologia USP; Vol. 27 No. 1 (2016); 86-95Psicologia USP; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 86-951678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/114757/112491Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessSekkel, Marie Claire2016-04-28T17:01:08Zoai:revistas.usp.br:article/114757Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2016-04-28T17:01:08Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott
El jugar y la invención del mundo en Walter Benjamin y Donald Winnicott
The play and the invention of the world in Walter Benjamin and Donald Winnicott
Le jeu et l'invention du monde Walter Benjamin et Donald Winnicott
title O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott
spellingShingle O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott
Sekkel, Marie Claire
title_short O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott
title_full O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott
title_fullStr O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott
title_full_unstemmed O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott
title_sort O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott
author Sekkel, Marie Claire
author_facet Sekkel, Marie Claire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sekkel, Marie Claire
description Resumo O presente estudo tem como tema central o brincar, e parte do pressuposto de sua importância fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da cultura. Trata-se de uma pesquisa teórica cujo objetivo é a discussão e articulação do conceito de brincadeira em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Parte-se da introdução ao pensamento de Winnicott para em seguida colocá-lo em diálogo com algumas ideias de Benjamin sobre o brincar. Ambos os autores destacam a importância da brincadeira na cultura e colocam em evidência sua dimensão psicológica. Os fenômenos transicionais de Winnicott e a doutrina das semelhanças de Benjamin apontam para o instante em que se criam as condições culturais, históricas e psicológicas para a invenção dos mundos que passamos a habitar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/114757
10.1590/0103-656420140016
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/114757
identifier_str_mv 10.1590/0103-656420140016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/114757/112491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 27 n. 1 (2016); 86-95
Psicologia USP; Vol. 27 No. 1 (2016); 86-95
Psicologia USP; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 86-95
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221959950172160