Lenguaje, sistemas de significación y pensamiento formal en adolescentes sordos: el lenguaje revestido de operación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari do Zamorano, Maria Alicia
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34441
Resumo: O objetivo da pesquisa é conhecer o pensamento operatório-formal num grupo de adolescentes surdos, mas com ênfase na linguagem. Esses adolescentes realizaram uma das experiências citadas no livro"Da lógica da criança à lógica do adolescente" de B. Ihnelder & J. Piaget, A hipótese é que a linguagem dos adolescentes surdos está revestida de um papel de operação, sendo a máxima expressão como um resultado da lógica desse pensamento. Esse papel de"operação" proviria de estruturas prévias, começando pela linguagem como uma das primeiras ações a serem apreendidas pela criança surda. Assim, a linguagem seria também um sistema de significação.
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