Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Joana Carneiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Faria,Liliana, Pinto,Helena Rebelo, Taveira,Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300459
Resumo: Resumo Este estudo analisa as necessidades de intervenção psicológica dos estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Participaram 157 alunos, avaliados nas suas preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como nas preferências relativas ao apoio, por meio do questionário de identificação de necessidades de intervenção psicológica. Os resultados indicam necessidade de apoio nas áreas: (i) controlo de ansiedade e nervosismo, (ii) medo de falhar, (iii) estratégias de procura de emprego, (iv) escolha de uma carreira e (v) competências de gestão do tempo. Verifica-se uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e cursos breves. Registram-se diferenças em função do sexo, da média no curso, da regularidade de contato com a família e dos níveis de satisfação acadêmica e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico que possam responder às preocupações dos estudantes.
id USP-26_626eba75a819c87eb84a5914e4605f8e
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642016000300459
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior portuguêsnecessidadesintervenção psicológicaensino superiorResumo Este estudo analisa as necessidades de intervenção psicológica dos estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Participaram 157 alunos, avaliados nas suas preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como nas preferências relativas ao apoio, por meio do questionário de identificação de necessidades de intervenção psicológica. Os resultados indicam necessidade de apoio nas áreas: (i) controlo de ansiedade e nervosismo, (ii) medo de falhar, (iii) estratégias de procura de emprego, (iv) escolha de uma carreira e (v) competências de gestão do tempo. Verifica-se uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e cursos breves. Registram-se diferenças em função do sexo, da média no curso, da regularidade de contato com a família e dos níveis de satisfação acadêmica e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico que possam responder às preocupações dos estudantes.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300459Psicologia USP v.27 n.3 2016reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-656420150015info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Joana CarneiroFaria,LilianaPinto,Helena RebeloTaveira,Maria do Céupor2017-02-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642016000300459Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2017-02-10T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
title Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
spellingShingle Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
Pinto,Joana Carneiro
necessidades
intervenção psicológica
ensino superior
title_short Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
title_full Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
title_fullStr Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
title_full_unstemmed Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
title_sort Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
author Pinto,Joana Carneiro
author_facet Pinto,Joana Carneiro
Faria,Liliana
Pinto,Helena Rebelo
Taveira,Maria do Céu
author_role author
author2 Faria,Liliana
Pinto,Helena Rebelo
Taveira,Maria do Céu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Joana Carneiro
Faria,Liliana
Pinto,Helena Rebelo
Taveira,Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv necessidades
intervenção psicológica
ensino superior
topic necessidades
intervenção psicológica
ensino superior
description Resumo Este estudo analisa as necessidades de intervenção psicológica dos estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Participaram 157 alunos, avaliados nas suas preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como nas preferências relativas ao apoio, por meio do questionário de identificação de necessidades de intervenção psicológica. Os resultados indicam necessidade de apoio nas áreas: (i) controlo de ansiedade e nervosismo, (ii) medo de falhar, (iii) estratégias de procura de emprego, (iv) escolha de uma carreira e (v) competências de gestão do tempo. Verifica-se uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e cursos breves. Registram-se diferenças em função do sexo, da média no curso, da regularidade de contato com a família e dos níveis de satisfação acadêmica e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico que possam responder às preocupações dos estudantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300459
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-656420150015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.27 n.3 2016
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936708261412864