Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Olga
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mota,Catarina Pinheiro, Silva,Susana Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100004
Resumo: O presente estudo de caso aborda a vivência de um adolescente de 15 anos de idade, destacando a angústia e a ansiedade de separação face à figura paterna, recentemente reclusa por motivo de parricídio. O processo deu início com uma atitude defensiva, relutante e desconfiada por parte do paciente, verificando-se um sofrimento significativo na gestão interna das vivências passadas e um sentimento de estigmatização interna e externa. A avaliação realizada traduz um jovem adolescente resiliente e bem adaptado, contrariamente ao que seria de esperar diante das recentes vivências. Todavia, ressaltam alguns sinais de vivência depressiva, nomeadamente de abulia, astenia e anedonia, acrescidos a sentimentos de preocupação e desesperança face ao futuro. É proposta uma intervenção psicológica por meio de psicoterapia breve de orientação psicodinâmica por forma a permitir resolver conflitos internos que podem comprometer o desenvolvimento da personalidade e estabelecimento de relações interpessoais. Além da diminuição da sintomatologia, pretendeu-se clarificar, organizar e transformar os conflitos internos em elementos sustentáveis. O processo de psicoterapia, em paralelo com as mudanças na dinâmica relacional do jovem permitiram que ocorressem mudanças significativas, destacando-se uma atitude menos defensiva e capacidade para pensar sobre si, tolerar e elaborar seus sentimentos e suas emoções.
id USP-26_8a4c7cd1d86bc7fd43aa4dc62799f80f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642014000100004
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescênciaadolescênciaseparaçãoconflitos internospsicoterapiaO presente estudo de caso aborda a vivência de um adolescente de 15 anos de idade, destacando a angústia e a ansiedade de separação face à figura paterna, recentemente reclusa por motivo de parricídio. O processo deu início com uma atitude defensiva, relutante e desconfiada por parte do paciente, verificando-se um sofrimento significativo na gestão interna das vivências passadas e um sentimento de estigmatização interna e externa. A avaliação realizada traduz um jovem adolescente resiliente e bem adaptado, contrariamente ao que seria de esperar diante das recentes vivências. Todavia, ressaltam alguns sinais de vivência depressiva, nomeadamente de abulia, astenia e anedonia, acrescidos a sentimentos de preocupação e desesperança face ao futuro. É proposta uma intervenção psicológica por meio de psicoterapia breve de orientação psicodinâmica por forma a permitir resolver conflitos internos que podem comprometer o desenvolvimento da personalidade e estabelecimento de relações interpessoais. Além da diminuição da sintomatologia, pretendeu-se clarificar, organizar e transformar os conflitos internos em elementos sustentáveis. O processo de psicoterapia, em paralelo com as mudanças na dinâmica relacional do jovem permitiram que ocorressem mudanças significativas, destacando-se uma atitude menos defensiva e capacidade para pensar sobre si, tolerar e elaborar seus sentimentos e suas emoções.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100004Psicologia USP v.25 n.1 2014reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642014000100004info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,OlgaMota,Catarina PinheiroSilva,Susana Diaspor2014-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642014000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2014-04-25T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência
title Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência
spellingShingle Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência
Melo,Olga
adolescência
separação
conflitos internos
psicoterapia
title_short Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência
title_full Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência
title_fullStr Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência
title_full_unstemmed Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência
title_sort Assumir o papel do Pai!: intervenção psicoterapêutica na adolescência
author Melo,Olga
author_facet Melo,Olga
Mota,Catarina Pinheiro
Silva,Susana Dias
author_role author
author2 Mota,Catarina Pinheiro
Silva,Susana Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Olga
Mota,Catarina Pinheiro
Silva,Susana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
separação
conflitos internos
psicoterapia
topic adolescência
separação
conflitos internos
psicoterapia
description O presente estudo de caso aborda a vivência de um adolescente de 15 anos de idade, destacando a angústia e a ansiedade de separação face à figura paterna, recentemente reclusa por motivo de parricídio. O processo deu início com uma atitude defensiva, relutante e desconfiada por parte do paciente, verificando-se um sofrimento significativo na gestão interna das vivências passadas e um sentimento de estigmatização interna e externa. A avaliação realizada traduz um jovem adolescente resiliente e bem adaptado, contrariamente ao que seria de esperar diante das recentes vivências. Todavia, ressaltam alguns sinais de vivência depressiva, nomeadamente de abulia, astenia e anedonia, acrescidos a sentimentos de preocupação e desesperança face ao futuro. É proposta uma intervenção psicológica por meio de psicoterapia breve de orientação psicodinâmica por forma a permitir resolver conflitos internos que podem comprometer o desenvolvimento da personalidade e estabelecimento de relações interpessoais. Além da diminuição da sintomatologia, pretendeu-se clarificar, organizar e transformar os conflitos internos em elementos sustentáveis. O processo de psicoterapia, em paralelo com as mudanças na dinâmica relacional do jovem permitiram que ocorressem mudanças significativas, destacando-se uma atitude menos defensiva e capacidade para pensar sobre si, tolerar e elaborar seus sentimentos e suas emoções.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642014000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.25 n.1 2014
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707867148288