Piaget segundo seus próprios argumentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramozzi-Chiarottino,Zélia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000100002
Resumo: Neste artigo tivemos a intenção de oferecer ao leitor o resumo de um dos aspectos mais importantes da análise estrutural que realizamos, durante décadas, do texto de Jean Piaget, sobretudo as estreitas relações entre a Biologia e a Lógica na construção e na explicação do conhecimento científico. Nesse sentido, procuramos demonstrar que, a partir dos conceitos de implicação significante e de imagem mental criados por Piaget, um novo campo de investigações se abre, a saber, aquele que denominamos como o dos sistemas de significação não lógica, campo de suma relevância e que vem preencher uma secular lacuna entre a razão e a emoção até hoje presente nas pesquisas sobre os fenômenos normais e patológicos do psiquismo.
id USP-26_8f7bedd5bf5c3a31b91ce25bf6f3a124
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642010000100002
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Piaget segundo seus próprios argumentosAnálise EstruturalConhecimento CientíficoBiologiaLógicaModelos AbstratosNeste artigo tivemos a intenção de oferecer ao leitor o resumo de um dos aspectos mais importantes da análise estrutural que realizamos, durante décadas, do texto de Jean Piaget, sobretudo as estreitas relações entre a Biologia e a Lógica na construção e na explicação do conhecimento científico. Nesse sentido, procuramos demonstrar que, a partir dos conceitos de implicação significante e de imagem mental criados por Piaget, um novo campo de investigações se abre, a saber, aquele que denominamos como o dos sistemas de significação não lógica, campo de suma relevância e que vem preencher uma secular lacuna entre a razão e a emoção até hoje presente nas pesquisas sobre os fenômenos normais e patológicos do psiquismo.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000100002Psicologia USP v.21 n.1 2010reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642010000100002info:eu-repo/semantics/openAccessRamozzi-Chiarottino,Zéliapor2010-09-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642010000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2010-09-27T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Piaget segundo seus próprios argumentos
title Piaget segundo seus próprios argumentos
spellingShingle Piaget segundo seus próprios argumentos
Ramozzi-Chiarottino,Zélia
Análise Estrutural
Conhecimento Científico
Biologia
Lógica
Modelos Abstratos
title_short Piaget segundo seus próprios argumentos
title_full Piaget segundo seus próprios argumentos
title_fullStr Piaget segundo seus próprios argumentos
title_full_unstemmed Piaget segundo seus próprios argumentos
title_sort Piaget segundo seus próprios argumentos
author Ramozzi-Chiarottino,Zélia
author_facet Ramozzi-Chiarottino,Zélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramozzi-Chiarottino,Zélia
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Estrutural
Conhecimento Científico
Biologia
Lógica
Modelos Abstratos
topic Análise Estrutural
Conhecimento Científico
Biologia
Lógica
Modelos Abstratos
description Neste artigo tivemos a intenção de oferecer ao leitor o resumo de um dos aspectos mais importantes da análise estrutural que realizamos, durante décadas, do texto de Jean Piaget, sobretudo as estreitas relações entre a Biologia e a Lógica na construção e na explicação do conhecimento científico. Nesse sentido, procuramos demonstrar que, a partir dos conceitos de implicação significante e de imagem mental criados por Piaget, um novo campo de investigações se abre, a saber, aquele que denominamos como o dos sistemas de significação não lógica, campo de suma relevância e que vem preencher uma secular lacuna entre a razão e a emoção até hoje presente nas pesquisas sobre os fenômenos normais e patológicos do psiquismo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642010000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.21 n.1 2010
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707134193664