The"other's" voice in literature: Proust
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34489 |
Resumo: | No universo do romance de Marcel Proust,"Em Busca do Tempo Perdido", universo inteiramente subssumido numa voz narrativa, o sentido insiste em correr por fora do discurso, paradoxalmente. No romance, todos os personagens mentem, porque na linguagem estamos, sempre, todos deslocados. O sentido surge de desvios intrínsecos ao discurso: lapsos. Será que por essa via se forja uma abertura da escuta ao Outro? Ou será que essa via denuncia a recusa obstinada da orelha em perceber novas formas, uma resistência à voz do Outro, na exata medida em que esse outro conta? Será que uma poética da mentira se institui porque o outro existe? A modernidade literária, aqui representada por Proust, faz desse ardil da linguagem um modo de tornar a obra um problema. |
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The"other's" voice in literature: Proust A voz do outro na literatura: Proust LiteraturaLinguagem Crítica literáriaMentiraProustMarcel1871-1922LiteratureLanguageLiterary criticismLieProustMarcel1871-1922 No universo do romance de Marcel Proust,"Em Busca do Tempo Perdido", universo inteiramente subssumido numa voz narrativa, o sentido insiste em correr por fora do discurso, paradoxalmente. No romance, todos os personagens mentem, porque na linguagem estamos, sempre, todos deslocados. O sentido surge de desvios intrínsecos ao discurso: lapsos. Será que por essa via se forja uma abertura da escuta ao Outro? Ou será que essa via denuncia a recusa obstinada da orelha em perceber novas formas, uma resistência à voz do Outro, na exata medida em que esse outro conta? Será que uma poética da mentira se institui porque o outro existe? A modernidade literária, aqui representada por Proust, faz desse ardil da linguagem um modo de tornar a obra um problema. In Proust's A La Recherche du Temps Perdu there is only one voice: the narrator's. All the characters in the romance lie because language displaces us. Meaning arises from detours of the discourse: lapses. This problem is the main theme of the paper. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/3448910.1590/S1678-51771994000100005Psicologia USP; v. 5 n. 1-2 (1994); 61-72 Psicologia USP; Vol. 5 No. 1-2 (1994); 61-72 Psicologia USP; Vol. 5 Núm. 1-2 (1994); 61-72 1678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34489/37227Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessMotta, Leda Tenório da2012-07-22T17:32:45Zoai:revistas.usp.br:article/34489Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2012-07-22T17:32:45Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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