A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400006 |
Resumo: | O artigo aborda a dimensão do Ideal na abordagem de Arthur Ramos, no momento inaugural da interlocução da educação com a psicanálise, ao introduzir a noção de criança problema e prerrogar a reeducação como medida óbvia por meio da transferência. Argumenta que, enquanto Ramos toma como principal ferramenta a dimensão do Ideal comportada pela transferência para fazer valer a autoridade degradada nos quadros de problemas da criança na escola, podemos verificar a partir de Lacan, sustentado rigorosamente nos textos de Freud, que o Ideal segrega e ele está na contramão da autoridade. Nessa direção, o artigo, ao abordar de forma mais destacada a transferência, verifica um desvio na origem dessa interlocução entre esses dois campos, no contexto brasileiro. |
id |
USP-26_a26ffd6e3a977fcc500e7212a5836c86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642011000400006 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridadeCriança problemaIdeal. AutoridadeTransferênciaPsicanálise e educaçãoO artigo aborda a dimensão do Ideal na abordagem de Arthur Ramos, no momento inaugural da interlocução da educação com a psicanálise, ao introduzir a noção de criança problema e prerrogar a reeducação como medida óbvia por meio da transferência. Argumenta que, enquanto Ramos toma como principal ferramenta a dimensão do Ideal comportada pela transferência para fazer valer a autoridade degradada nos quadros de problemas da criança na escola, podemos verificar a partir de Lacan, sustentado rigorosamente nos textos de Freud, que o Ideal segrega e ele está na contramão da autoridade. Nessa direção, o artigo, ao abordar de forma mais destacada a transferência, verifica um desvio na origem dessa interlocução entre esses dois campos, no contexto brasileiro.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400006Psicologia USP v.22 n.4 2011reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642011005000036info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopespor2012-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642011000400006Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2012-01-27T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade |
title |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade |
spellingShingle |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade Corrêa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes Criança problema Ideal. Autoridade Transferência Psicanálise e educação |
title_short |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade |
title_full |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade |
title_fullStr |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade |
title_full_unstemmed |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade |
title_sort |
A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade |
author |
Corrêa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
author_facet |
Corrêa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa,Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança problema Ideal. Autoridade Transferência Psicanálise e educação |
topic |
Criança problema Ideal. Autoridade Transferência Psicanálise e educação |
description |
O artigo aborda a dimensão do Ideal na abordagem de Arthur Ramos, no momento inaugural da interlocução da educação com a psicanálise, ao introduzir a noção de criança problema e prerrogar a reeducação como medida óbvia por meio da transferência. Argumenta que, enquanto Ramos toma como principal ferramenta a dimensão do Ideal comportada pela transferência para fazer valer a autoridade degradada nos quadros de problemas da criança na escola, podemos verificar a partir de Lacan, sustentado rigorosamente nos textos de Freud, que o Ideal segrega e ele está na contramão da autoridade. Nessa direção, o artigo, ao abordar de forma mais destacada a transferência, verifica um desvio na origem dessa interlocução entre esses dois campos, no contexto brasileiro. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65642011005000036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.22 n.4 2011 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936707529506816 |