Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benelli, Silvio José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa-Rosa, Abílio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53521
Resumo: Visando entender qual seria a situação das entidades que atendem a crianças e a adolescentes na atualidade, bem como a trama institucional que compõe esses estabelecimentos, procuramos formular um conjunto de possibilidades paradigmáticas que nos permitisse compreender como se configura o campo dialético de pulsações diversas, no qual as entidades estão situadas. Detectamos as figuras que associamos aos paradigmas homólogos da Caridade, da Promoção Humana, da Filantropia, do Clientelismo Assistencialista, da Assistência Social como Política de Estado e, finalmente, outro conjunto de acontecimentos que propomos designar como paradigma do Sujeito Cidadão, que associamos à perspectiva ética da Educação Popular. Tais possibilidades paradigmáticas vão das simplesmente diversas e contrárias, incluindo as similares e concorrentes, até as dialeticamente contraditórias. Seu espectro oscila entre a tutela e a cidadania. A caracterização didática desses paradigmas pode fornecer uma bússola, necessária num campo social altamente complexo, permitindo compreender a variedade dos efeitos éticos que promovem no campo social.
id USP-26_baf746fdab5f835d2e1338a148952f0d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/53521
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques Various paradigms in the social work area and it typical assistance institutions Diferentes paradigmas en el campo de la asistencia social y sus típicos establecimientos asistenciales Paradigmas diversos no campo da assistência social e seus estabelecimentos assistenciais típicos Sicología socialAsistencia socialNiñosAdolescentesPolíticas públicasSocial psychologySocial workChildren and adolescentsState policiesPsicologia socialAssistência socialCriançasAdolescentesPolíticas públicasPsychologie socialeAssistance socialEnfantsLes adolescentsLes politiques publiques Visando entender qual seria a situação das entidades que atendem a crianças e a adolescentes na atualidade, bem como a trama institucional que compõe esses estabelecimentos, procuramos formular um conjunto de possibilidades paradigmáticas que nos permitisse compreender como se configura o campo dialético de pulsações diversas, no qual as entidades estão situadas. Detectamos as figuras que associamos aos paradigmas homólogos da Caridade, da Promoção Humana, da Filantropia, do Clientelismo Assistencialista, da Assistência Social como Política de Estado e, finalmente, outro conjunto de acontecimentos que propomos designar como paradigma do Sujeito Cidadão, que associamos à perspectiva ética da Educação Popular. Tais possibilidades paradigmáticas vão das simplesmente diversas e contrárias, incluindo as similares e concorrentes, até as dialeticamente contraditórias. Seu espectro oscila entre a tutela e a cidadania. A caracterização didática desses paradigmas pode fornecer uma bússola, necessária num campo social altamente complexo, permitindo compreender a variedade dos efeitos éticos que promovem no campo social. Afin de comprendre quelle est la situation des entités qui s'occupent des enfants et les adolescents d'aujourd'hui, ainsi que les structures institutionnelles qui composent ces établissements, nous recherchons un ensemble de possibilités paradigmatiques qui nous permettrait de comprendre la configuration de la variété d´impulsion du champ dialectique, dans lequel les entités sont situés. Nous avons détecté des élements que nous associons a des paradigmes homologues et organismes de bienfaisance, humanitaire, la philanthropie, du clientélisme de l´action sociale, l´assistance sociale et politique de l'État, et enfin une autre série d'événements que nous proposons de désigner comme un paradigme du citoyen, nous associons le point de vue éthique de l'éducation populaire. Ces possibilités paradigmatiques comprennent: les diversifiées et les opposées, les similaires et les concurrentes, même les dialectiquement contradictoires. Elles oscillent entre la tutelle et de la citoyenneté. La caractérisation didactique de ces paradigmes peut nous fournir une direction necessaire dans um domaine sociale très complexe, permettant ainsi de comprendre la variété des effets éthiques promu. In order to understand what is the situation of entities that serve children and adolescents today, as well as the institutional plot that comprises these institutions, we aimed to formulate a set of paradigmatic possibilities that would allow us to understand the configuration of the dialectical field of various pulses, in which these entities are located. We detected the subjects we associate with counterparts paradigms of Charity, of Human Promotion, of Philanthropy, of assistentialist government patronage, of Social Work as a State Policy, and finally, another set of events that we propose to designate as the paradigm of Citizen Subjects we associate with the ethical perspective of People Education. These paradigmatic possibilities range from the simply various and contrasting ones, including the similar and competing ones, to the dialectically contradictory ones. Its spectrum oscillates between tutelage and citizenship. The characterization of these didactic paradigms can provide us a compass that is required in a highly complex social field, allowing us to understand the variety of ethical effects promoted by these paradigms in the social field. Para ayudar a entender cuál sería la situación de las entidades que, actualmente, atienden a niños y adolescentes, así como el entramando institucional que componen esos establecimientos, procuramos formular un conjunto de posibilidades paradigmáticas que nos permitiera comprender cómo se configura el campo dialéctico de diversas pulsaciones, en el que las entidades están situadas. Detectamos las figuras que asociamos a los paradigmas homólogos de la Caridad, Promoción Humana, Filantropía, Clientelismo Asistencialista, de la Asistencia Social como Política de Estado, y, finalmente, otro conjunto de acontecimientos que proponemos designar como paradigma del Sujeto Ciudadano, que asociamos a la perspectiva ética de la Educación Popular. Tales posibilidades paradigmáticas van desde las puramente diversas y contrarias, incluyendo las semejantes y contendientes, hasta las dialécticamente contradictorias. Su espectro oscila entra la tutela y la ciudadanía. La caracterización didáctica de esos paradigmas puede proporcionar una brújula, necesaria en un campo social, en extremo, complejo, permitiendo comprender la variedad de los efectos éticos que promueven en el campo social. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/5352110.1590/S0103-65642012000400002Psicologia USP; v. 23 n. 4 (2012); 609-660 Psicologia USP; Vol. 23 No. 4 (2012); 609-660 Psicologia USP; Vol. 23 Núm. 4 (2012); 609-660 1678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53521/57489Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenelli, Silvio JoséCosta-Rosa, Abílio da2013-04-15T13:23:51Zoai:revistas.usp.br:article/53521Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2013-04-15T13:23:51Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques
Various paradigms in the social work area and it typical assistance institutions
Diferentes paradigmas en el campo de la asistencia social y sus típicos establecimientos asistenciales
Paradigmas diversos no campo da assistência social e seus estabelecimentos assistenciais típicos
title Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques
spellingShingle Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques
Benelli, Silvio José
Sicología social
Asistencia social
Niños
Adolescentes
Políticas públicas
Social psychology
Social work
Children and adolescents
State policies
Psicologia social
Assistência social
Crianças
Adolescentes
Políticas públicas
Psychologie sociale
Assistance social
Enfants
Les adolescents
Les politiques publiques
title_short Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques
title_full Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques
title_fullStr Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques
title_full_unstemmed Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques
title_sort Paradigmes d'affaires dans le domaine de l'aide sociale et entites d'assistance tupiques
author Benelli, Silvio José
author_facet Benelli, Silvio José
Costa-Rosa, Abílio da
author_role author
author2 Costa-Rosa, Abílio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benelli, Silvio José
Costa-Rosa, Abílio da
dc.subject.por.fl_str_mv Sicología social
Asistencia social
Niños
Adolescentes
Políticas públicas
Social psychology
Social work
Children and adolescents
State policies
Psicologia social
Assistência social
Crianças
Adolescentes
Políticas públicas
Psychologie sociale
Assistance social
Enfants
Les adolescents
Les politiques publiques
topic Sicología social
Asistencia social
Niños
Adolescentes
Políticas públicas
Social psychology
Social work
Children and adolescents
State policies
Psicologia social
Assistência social
Crianças
Adolescentes
Políticas públicas
Psychologie sociale
Assistance social
Enfants
Les adolescents
Les politiques publiques
description Visando entender qual seria a situação das entidades que atendem a crianças e a adolescentes na atualidade, bem como a trama institucional que compõe esses estabelecimentos, procuramos formular um conjunto de possibilidades paradigmáticas que nos permitisse compreender como se configura o campo dialético de pulsações diversas, no qual as entidades estão situadas. Detectamos as figuras que associamos aos paradigmas homólogos da Caridade, da Promoção Humana, da Filantropia, do Clientelismo Assistencialista, da Assistência Social como Política de Estado e, finalmente, outro conjunto de acontecimentos que propomos designar como paradigma do Sujeito Cidadão, que associamos à perspectiva ética da Educação Popular. Tais possibilidades paradigmáticas vão das simplesmente diversas e contrárias, incluindo as similares e concorrentes, até as dialeticamente contraditórias. Seu espectro oscila entre a tutela e a cidadania. A caracterização didática desses paradigmas pode fornecer uma bússola, necessária num campo social altamente complexo, permitindo compreender a variedade dos efeitos éticos que promovem no campo social.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53521
10.1590/S0103-65642012000400002
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53521
identifier_str_mv 10.1590/S0103-65642012000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53521/57489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 23 n. 4 (2012); 609-660
Psicologia USP; Vol. 23 No. 4 (2012); 609-660
Psicologia USP; Vol. 23 Núm. 4 (2012); 609-660
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221958433931264