Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000100057 |
Resumo: | Resumo Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado com 2.159 alunos e alunas do ensino médio de três cidades do interior paulista. Os dados, obtidos pelo uso de uma escala Likert, foram analisados por uma técnica estatística multivariada. Análise fatorial foi realizada, e seis fatores (extraídos pelo método das componentes principais e o método de rotação oblíqua) favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções homofóbicas apresentadas nos itens. O estudo mostrou que a tolerância moderada em relação à homossexualidade dos jovens da amostra é uma realidade que necessita de atenção das políticas públicas em educação, visando estratégias para a desconstrução de estereótipos de gênero e erradicação da homofobia, lesbofobia e transfobia entre adolescentes. |
id |
USP-26_c3cbf05b23fdc7bc2343699040bdbb04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642017000100057 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médiohomofobiaescolaadolescentesconcepções homofóbicasanálise fatorialResumo Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado com 2.159 alunos e alunas do ensino médio de três cidades do interior paulista. Os dados, obtidos pelo uso de uma escala Likert, foram analisados por uma técnica estatística multivariada. Análise fatorial foi realizada, e seis fatores (extraídos pelo método das componentes principais e o método de rotação oblíqua) favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções homofóbicas apresentadas nos itens. O estudo mostrou que a tolerância moderada em relação à homossexualidade dos jovens da amostra é uma realidade que necessita de atenção das políticas públicas em educação, visando estratégias para a desconstrução de estereótipos de gênero e erradicação da homofobia, lesbofobia e transfobia entre adolescentes.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000100057Psicologia USP v.28 n.1 2017reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-656420140011info:eu-repo/semantics/openAccessRondini,Carina AlexandraTeixeira Filho,Fernando SilvaToledo,Lívia Gonsalvespor2017-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642017000100057Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2017-07-07T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio Rondini,Carina Alexandra homofobia escola adolescentes concepções homofóbicas análise fatorial |
title_short |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title_full |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio |
title_sort |
Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio |
author |
Rondini,Carina Alexandra |
author_facet |
Rondini,Carina Alexandra Teixeira Filho,Fernando Silva Toledo,Lívia Gonsalves |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Filho,Fernando Silva Toledo,Lívia Gonsalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rondini,Carina Alexandra Teixeira Filho,Fernando Silva Toledo,Lívia Gonsalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
homofobia escola adolescentes concepções homofóbicas análise fatorial |
topic |
homofobia escola adolescentes concepções homofóbicas análise fatorial |
description |
Resumo Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado com 2.159 alunos e alunas do ensino médio de três cidades do interior paulista. Os dados, obtidos pelo uso de uma escala Likert, foram analisados por uma técnica estatística multivariada. Análise fatorial foi realizada, e seis fatores (extraídos pelo método das componentes principais e o método de rotação oblíqua) favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções homofóbicas apresentadas nos itens. O estudo mostrou que a tolerância moderada em relação à homossexualidade dos jovens da amostra é uma realidade que necessita de atenção das políticas públicas em educação, visando estratégias para a desconstrução de estereótipos de gênero e erradicação da homofobia, lesbofobia e transfobia entre adolescentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000100057 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000100057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-656420140011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.28 n.1 2017 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936708530896896 |